7 dicas para potenciar a sua experiência de compra na Black Friday
A poucos dias da Black Friday, o KuantoKusta reuniu um conjunto de dicas a seguir quando fizer as suas compras, de forma a potenciar a experiência, aproveitar os descontos e evitar eventuais logros.
1- Criar uma lista de produtos
Dado que esta época é mais propícia a compras desnecessárias e, inclusive, a encontrar falsos descontos, é importante fazer uma lista com o que se pretende realmente comprar, de forma a evitar comprar por impulso. Desta forma, irá conseguir comparas produtos e preços através da escolha prévia da loja.
2- Escolher as lojas
Assim que tiver a lista, deverá procurar e escolher lojas mais facilmente, tanto físicas como online.
Antes de realizar alguma compra em lojas desconhecidas, é importante tentar sempre obter um feedback sobre as mesmas, visto que nesta altura surgem várias lojas fictícias para burlar consumidores e clientes.
3- Comparar produtos
Saber com antecedência o que queremos comprar é fundamental, dado que permite encontrar uma alternativa melhor para o que precisamos. “É frequente que nestas datas os consumidores comparem o mesmo modelo de produto, mas com especificações diferentes. Por exemplo, o consumidor está a comparar o mesmo smartphone mas com capacidades de armazenamento diferentes (32GB vs 64GB). É muito importante ter em conta todas as especificações de um artigo na hora de comparar produtos e preços”, sugere o Kuanto Kusta.
4- Analisar os preços
É fundamental analisar os preços com tempo e perceber se um desconto se traduz efetivamente numa redução de preço significativa e se é ou não uma boa compra, recomenda o Kuanto Kusta.
Nesse sentido, pode ser positivo recorrer a ferramentas como o histórico de preços do KuantoKusta, que permitem analisar a evolução do preço mínimo e médio de cada produto nos últimos 90 dias. “Este ano, o KuantoKusta preparou também uma nova ferramenta “Oportunidades Black Friday” que identifica automaticamente, e de hora a hora, as promoções que se traduzem numa verdadeira descida de preço, simplificando o processo de análise de preços”, revela a plataforma.
5- Comparar preços até nas lojas físicas
Entre as várias técnicas usadas pelas empresas para tentar vendar estão a estratégia de colocar lado a lado produtos com características semelhantes, com uma estratégia de preço que leve a optar pelo produto que mais lhes interessa vender.
Nesse sentido, tente comparar os preços noutras lojas físicas e online.
6- Não fazer compras por impulso
É sabido que as estratégias para fazer com que o cliente compre sem procurar informação e sem comparar preços se multiplicam de ano para ano, sobretudo em épocas festivas. Evite ao máximo as compras por impulso, reduzindo a probabilidade de comprar um produto desnecessário, comprar um produto a um preço superior ao habitual, ser enganado e adquirir uma cópia e ser vítima de roubo de dados.
7- Estar atento a fraudes
Quando fizer compras online, leia atentamente todos os detalhes relacionados com a compra – estado do produto, condições e custos de envio, condições de devolução.
Procure ainda informação sobre as lojas online e físicas onde nunca se tenha feito compras e ver os respetivos elogios e reclamações e tente encontrar opiniões de sites como o Portal da Queixa ou Deco e consulte as redes sociais da marca. “É comum serem desenvolvidas cópias de sites de marcas ou lojas com reputação, com o objetivo de obter os dados pessoais e bancários. Tal como acontece com a cópia de sites, há quem crie e-mails, newsletters e mensagens idênticas aos que as marcas já enviam. Perante a receção de alguma informação que desperte curiosidade e interesse, deve-se aceder a um navegador, escrever diretamente o endereço do site na barra de endereços e entrar diretamente no site em questão”, alerta o Kuanto Kusta.