62% dos portugueses afirma estar pior financeiramente do que antes da pandemia. Expetativas para o Natal são baixas
Um estudo recente revelou que 62% dos portugueses está pior financeiramente do que antes da pandemia, um valor superior à média europeia que se situa nos 52%. Portugueses consideram também que o Natal não voltará a ser como antes da pandemia.
O estudo ECPR – European Consumer Payment Report 2021 foi realizado pela Intrum com o objetivo de partilhar o conhecimento e informação sobre a vida quotidiana dos consumidores europeus, os seus hábitos de consumo e a sua capacidade de gerir mensalmente as suas finanças domésticas.
Os dados revelam que mais de metade dos portugueses considera que o Natal não voltará a ser como antes da pandemia (50%), um valor superior ao da média europeia (37%).
“Quando falamos de faixas etárias, é notório que as idades mais avançadas são quem tem sofrido mais com esta realidade. Dos 38 aos 44 anos, 58% dos inquiridos considera que as suas finanças pioraram em comparação com o período pré-pandemia. Também as faixas etárias de 55-64 e +65 anos, concordam com esta afirmação (56%). Valor muito superior à média europeia que é de 38% e 37% respetivamente”, explicou Luís Salvaterra, Diretor-Geral da Intrum Portugal.
Dos 24 países que participaram no estudo, Portugal está em terceiro lugar como país que considera que o Natal não voltará a ser como antes da pandemia (50%). No topo da tabela encontram-se a Itália (51%) e Espanha (52%).