53 municípios acima da média nacional em número de novos casos. Mais de metade são no Norte

Um estudo publicado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) esta sexta-feira , indica que a 6 de Setembro o número de novos casos de covid-19 confirmados por 10 mil habitantes foi superior à média nacional de 2,4 em 53 municípios – mais de metade (29) no Norte de Portugal.

“Na região Norte, 29 municípios registaram um valor acima do país, salientando-se um conjunto de 13 municípios da AMP e territórios limítrofes – Arouca, Póvoa de Varzim, Vila do Conde, Santo Tirso e Paredes, na AMP, e os municípios de Lousada, Felgueiras, Paços de Ferreira, Castelo de Paiva e Penafiel no Tâmega e Sousa, e de Guimarães, Vila Nova de Famalicão e Vizela no Ave”, lê-se na publicação.

Os concelhos de Sernancelhe, no distrito de Viseu, e Vimioso, no distrito de Bragança tinham valores superiores a sete novos casos por 10 mil habitantes, indica ainda o INE no estudo intitulado “Indicadores de contexto demográfico e da expressão territorial da pandemia COVID-19 em Portugal”.

Já na Área Metropolitana de Lisboa, 11 (dos 18) municípios apresentaram valores também acima da média nacional: Sintra e Amadora, com cinco ou mais casos confirmados por 10 mil habitantes, seguindo-se os municípios de Vila Franca de Xira, Odivelas, Lisboa, Oeiras, Loures, Setúbal, Barreiro, Mafra e Seixal.

Também alguns municípios das regiões Centro (os municípios de Arruda dos Vinhos, Santa Comba Dão, Cantanhede, Águeda e Sátão), Alentejo (os municípios de Odemira, Santarém, Reguengos de Monsaraz, Campo Maior, Sines, Benavente e Mora) e Algarve (o município de Loulé) ultrapassavam a média nacional.

Os dados relativos ao número de casos confirmados têm por base os publicados diariamente no Relatório de Situação Covid-19 da Direcção-Geral da Saúde (DGS) para o país e por município, ressalva o estudo.

Ler Mais





Comentários
Loading...