5 passos para as empresas promoverem uma cultura apoiada na inovação

Num ambiente global cada vez mais digitalizado e automatizado, aquilo que os líderes empresariais consideram mais importante inovar é o setor tecnológico. No entanto, não é a única coisa que é necessária inovar para que os resultados empresariais melhorem.

É exatamente por vivermos num mundo maioritariamente digital que os traços humanos, como a criatividade, a imaginação, a intuição, começam a ser determinantes para promover a cultura de inovação das empresas.

Deste modo, a consultora de inovação colaborativa Beta-i apresenta cinco maneiras de nos focarmos na inovação mas não através da tecnologia, através da promoção da cultura organizacional.

  1. Implementar um mindset colaborativo: as empresas não se podem focar apenas nos seus objetivos, pois não atingem nenhum sucesso sem terem fortes ligações com os seus funcionários, clientes e parceiros. Por isso é essencial que as empresas implementem para as suas equipas mentalidades abertas que promovam e deem origem a formas de pensar distintas, aumentando a motivação e a participação de todos os intervenientes.
  2. Pensar como uma startup: primeiro que tudo, o que significa pensar como uma startup? Significa correr, controladamente, alguns riscos ao tentar alterar a forma como as coisas se processam normalmente nas empresas sem prejudicar o negócio principal. E porque é que isto é importante? Porque, muitas vezes, as “burocracias” impedem a inovação e prejudicam e atrasam os objetivos finais. A tentativa de fazer diferente permite que as empresas aprendam e testas novas abordagens.
  3. Adotar uma estrutura horizontal no dia-a-dia: as hierarquias são por vezes uma barreira para a inovação. Os líderes empresariais devem fornecer um canal de comunicação livre e transparente para com a restante equipa, para que toda a gente tenha a possibilidade de tomar decisões e de apresentar as suas próprias ideias, tendo alguma autonomia. É assim crucial ter um momento de criação e discussão de ideias.
  4. Construir equipas com base na diversidade: se, dentro de uma equipa, todos pensarem da mesma forma, isso vai bloquear a inovação. É importante, nas fases de contratação, ter em conta os perfis de cada pessoa e compilar um grupo com perspetivas e competências diferentes, tendo assim uma equipa com vários pontos fortes. Quantas mais ideias diferentes, mais soluções diferentes existirão.
  5. Tornar a inovação uma parte do recrutamento e do onboarding: também na fase de recrutamento, as empresas podem tentar logo trabalhar o pensamento criativo dos candidatos. Depois da contratação, é importante garantir que ao integrar os novos trabalhadores, haja uma partilha de visão da empresa, assim como o encorajamento da inovação, incentivando à contribuição.