4 níveis de gestão de conflitos e dicas para os resolver
O conflito no local de trabalho não tem de ser encarado como negativo. Pode, até, ser construtivo porque abre novas ideias e perspetivas aos profissionais envolvidos e cria oportunidades para procurar soluções novas e únicas para os problemas. A Adecco enquadra quatro níveis de conflito que correspondem a quatro tipos de desacordo que afetam um indivíduo ou grupo de indivíduos.
1 – Intrapessoal – Este conflito surge dos próprios pensamentos, emoções, ideias, valores e predisposições. Pode ocorrer quando estamos a lutar entre o que “queremos fazer” e o que “devemos fazer”. Os conflitos intrapessoais podem acontecer todos os dias, mas aprender a resolvê-los pode afinar o pensamento crítico e a capacidade de decisão. Determine como o conflito afeta os seus valores fundamentais e o que é importante para a sua produtividade no local de trabalho. Considere soluções que se alinhem com as suas crenças e motivações;
2 – Interpessoal – Ocorre entre duas ou mais pessoas de uma organização. Pode resultar do choque de personalidades ou perspetivas diferentes sobre como atingir objetivos. Os conflitos interpessoais podem mesmo ocorrer sem que uma das partes se aperceba de que alguma vez houve um conflito. Comece por identificar exatamente do que se trata o conflito, incluindo o evento que o iniciou e como cada parte reagiu à situação. Analisar a situação do ponto de vista de cada pessoa para determinar o que cada parte quer e precisa a partir da resolução;
3 – Intragrupal – Acontece entre membros de uma única equipa quando há várias pessoas com opiniões, antecedentes e experiências diferentes a trabalhar para um objetivo comum. Embora todos queiram alcançar o mesmo objetivo, podem não estar de acordo quanto à forma de o alcançar. Discutir abertamente o que causou o conflito e como cada parte se sente em relação ao mesmo é um passo importante, pois assegura que todos estão envolvidos na procura de uma solução e podem falar honestamente sobre o problema;
4 – Intergrupal – Este nível de conflito ocorre entre diferentes equipas dentro de uma organização maior ou entre aqueles que não têm os mesmos objetivos comuns. É complexo, mas é uma excelente oportunidade para construir relações entre equipas. Pode participar numa conversa com grandes grupos, como, por exemplo, num seminário ou uma reunião geral. É uma oportunidade para que várias equipas exponham as suas perspetivas, ideias e preocupações que venham a ser debatidas por um grupo mais pequeno, que reúna líderes de equipa.