4 em cada 10 euros de ativos de fundos europeus são vendidos como ‘sustentáveis’, diz a Morningstar
Os ativos em fundos europeus comercializados como sustentáveis atingiram 3,5 biliões de euros, quase 40% de todos os ativos administrados em fundos domiciliados pela União Europeia, segundo apurou a Morningstar.
Os fundos de investimento comercializados como “verdes” sob o Regulamento de Divulgação de Finanças Sustentáveis da UE administraram cerca de 3,5 biliões de euros em ativos no final de 2021 e só no mês de abril registaram-se cerca de 2 biliões de euros, logo após a introdução das mais recentes regras.
De acordo com as novas regulamentações – uma tentativa de fornecer transparência para os investidores que tentam entender os muitos produtos de investimento da ESG – os gestores podem classificar os seus fundos sob diferentes artigos, sendo que o 9º significa que estão totalmente focados em objetivos sustentáveis, enquanto o 8º significa que os fundos promovem “entre outras características, características ambientais ou sociais, ou uma combinação dessas características”.
O crescimento deve-se aos investidores que aplicam mais dinheiro em produtos que estabelecem metas ambientais e sociais, à medida que os gestores reclassificam mais os produtos existentes alinhados para a sustentabilidade. A Morningstar já informou que no quarto trimestre de 2021, os fundos do artigo 8º e 9º captaram 64% de todas as entradas de fundos europeus, acima dos 41% no segundo trimestre.