3 questões às quais os empresários deverão tentar responder periodicamente
Maynard Webb, um empresário americano e autor do bestseller “Rebooting Work: Transform How You Work in the Age of Entrepreneurship”, defende que todos os fundadores de empresas deverão realizar periodicamente um exercício de questionamento sobre o trabalho desenvolvido até aquele momento, de forma a estimular a cultura organizacional.
Enquanto alguns aspetos essenciais da identidade do grupo deverão permanecer imutáveis, outra irão – e devem – evoluir, de acordo com o especialista, que sublinha que a forma como se gere uma empresa quando integra apenas três pessoas é diferente de como é gerida quando existem 5000 funcionários e com postos avançados em várias partes do mundo.
Com o avançar do tempo e crescimento da atividade, é necessário decidir como é que a empresa pode permanecer fiel aos seus valores essenciais e, em simultâneo, mostrar abertura para reformar algumas das práticas seguidas até aí.
As empresas deverão tentar responder à pergunta “Ainda acreditamos nisto?” de forma a identificar aspetos obsoletos que careçam de evolução. O que poderá funcionar nos últimos meses, semanas ou dias, rapidamente poderá deixar de fazer sentido, sendo necessária uma atitude determinada para virar a página.
O que devemos COMEÇAR a fazer? O que devemos PARAR de fazer? O que devemos CONTINUAR a fazer?
São estas as questões que, no entendimento de Webb, os empresários deverão colocar a si mesmos, de seis em seis meses.
De acordo com o empresário, “não é permanecendo igual, mas sim a elasticidade que alimenta uma cultura forte – sólida o suficiente para fornecer uma base forte, mas flexível o suficiente para permitir que evolua e alcance novos patamares”.