3 dicas de um CEO para melhorar a sua liderança

por : Stephanie Mehta, Fast Company

Há muitos artigos que destacam as qualidades e características de um bom líder, mas poucos executivos falam ao pormenor das tácticas e dos métodos que utilizam para melhorar a sua liderança. No Fast Company Innovation Festival, em Nova Iorque, o chairman e CEO da Verizon, Hans Vestberg, fez precisamente isso.
Hans Vestberg, que nasceu em Hudiksvall, na Suécia, afirma que desde cedo soube que era um bom líder. Atleta semi-profissional de andebol quando era jovem, diz que sabia instintivamente como ler e motivar os seus colegas de equipa. Contudo, Hans Vestberg não se limita a confiar nos seus dons naturais; trabalha diariamente para desenvolver as suas capacidades de liderança. «Se queremos liderar outras pessoas, temos de começar por nós próprios», declara.
Eis três conclusões da minha conversa com Hans Vestberg que fixei:

  1. Faça um balanço todos os dias
    Todas as manhãs, Hans Vestberg indica que reflecte sobre a sua disposição durante o dia anterior e atribui a si próprio uma pontuação de um a 10, sendo as pontuações de três a sete o seu ponto ideal. Se atribuir a si próprio uma pontuação de um ou dois, sabe que não foi eficaz nesse dia e pode tomar medidas para voltar a ter uma pontuação de três ou superior. Se tiver uma pontuação de oito ou superior, significa que está demasiado entusiasmado e a sua energia pode esgotar as pessoas em vez de as elevar e de as envolver.
    Também controla como gasta o seu tempo diariamente e certifica-se de que está concentrado nas questões-chave e nas coisas que só um CEO pode resolver. Desde 2009, tem registado o seu estado de espírito e o seu tempo em folhas de cálculo e partilha regularmente os dados com os seus executivos de topo. Ao fazê-lo, leva-os a pensar se estão a distribuir o seu tempo eficazmente.

  2. Tenha um “contrato de chefe”
    No seu primeiro cargo de gestão na Ericsson, no Chile, Hans Vestberg partilhou com o seu supervisor um memorando que incluía cinco objectivos. O memorando representava uma espécie de “contrato” com o seu supervisor – as conquistas e o valor que oferecia. Depois de esta definição proactiva de objectivos ter chegado à sede em Estocolmo, Hans Vestberg apercebeu-se da importância de estabelecer expectativas com o seu chefe para que este possa, por sua vez, avaliar o seu desempenho. Quando se tornou CEO da Verizon, a sua versão do “contrato de chefe” era um livro branco que partilhava com o conselho de administração, explicando a sua visão.

  3. Fale semanalmente com os principais stakeholders
    Hans Vestberg tem os nomes de 30 pessoas em diferentes funções na empresa com quem fala todas as semanas. A lista de nomes está afixada na parte de trás do seu cartão de segurança como um lembrete. Esta prática mantém-no ligado e dá-lhe visibilidade sobre o que acontece em várias áreas da organização. O CEO refere que também é incrivelmente valioso estabelecer estas relações para que a primeira vez que alguém ouve falar do CEO não seja quando algo corre mal. 






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