20.000 casas inteligentes para 120.000 pessoas. Este é o super condomínio que vai revolucionar o conceito de habitação

O Talaat Moustafa Group anunciou o início das obras de construção de Banan City, uma nova e ambiciosa cidade que será erguido num terreno de 10 km² a nordeste de Riad. Este projeto monumental visa criar um bairro inovador e moderno em preparação para a Expo Mundial de 2030.

Banan City, com uma previsão de mais de 20.000 casas inteligentes, é projetada para acomodar até 120.000 moradores num condomínio fechado. O projeto, que recebeu o patrocínio do ministro da Habitação, Majid bin Abdullah Al-Hagail, e da Companhia Nacional de Habitação (NHC), é um passo importante para dar resposta às metas do Programa Habitacional do Saudi Vision 2030. Este plano estratégico visa aumentar a taxa de propriedade de imóveis para famílias sauditas para 70%, conta a ‘Newsweek’.

De acordo com o Talaat Moustafa Group, as operações de construção estão em andamento 24 horas por dia no subúrbio de Al-Fursan, com a implementação total de equipamentos pesados para acelerar o processo. O projeto inclui uma variedade de opções de moradia, desde apartamentos e vilas até casas de família, e terá infraestrutura essencial como shoppings, instalações de saúde, escolas e áreas recreativas.

Banan City será equipada com tecnologias avançadas de cidade inteligente. O planeamento inclui a integração de sistemas de segurança e vigilância, sensores para múltiplos perigos, soluções de energia renovável com painéis solares, redes inteligentes, serviços de irrigação inteligentes, iluminação inteligente, e recolha de resíduos e serviços de separação.

A cidade contará com oito instituições educacionais, incluindo quatro escolas masculinas e quatro femininas, além de creches.

Os potenciais residentes poderão escolher entre seis tipos de vilas, variando de 216 a 413 metros quadrados, e quatro blocos de apartamentos com unidades de um a três quartos.

A fundação de Banan City foi lançada em maio de 2024, e o Talaat Moustafa Group relatou vendas sem precedentes, superando a meta do primeiro ano em apenas dois meses. O presidente do grupo projetou que o empreendimento gerará uma receita de aproximadamente 11 mil milhões de euros,com um custo total de investimento estimado acima dos 7 mil milhões.

Embora uma data específica de conclusão não tenha sido anunciada, a proximidade do projeto com o local previsto para a Expo Mundial de 2030 sugere que o objetivo é disponibilizar as unidades antes do final da década.

Ler Mais