10 tendências para a ideal transformação digital de uma empresa

O caminho, rumo à transformação digital, implica grandes desafios e oportunidades para empresas e instituições, com implicações estratégicas em diversas frentes nas quais terão que tomar decisões cruciais e que incluem o uso de dados, gestão de privacidade, ética e compromisso social, liderança ou políticas de talentos. Identifique as principais tendências para iniciar 2022 com sucesso digital.

1 – Inteligência artificial para bons relacionamentos – Tenha uma organização focada nas pessoas. Este é um desafio que obriga a procurar respostas fora de um perímetro de informação conhecido pelas empresas, e nesse sentido, dizem os especialistas, a inteligência artificial proporciona a capacidade de todos aqueles que trabalham em marketing e comunicação;

2 – Democratização dos dados – Apenas 5% das pessoas estão satisfeitas com a análise dos dados realizados pelo seu departamento de marketing e comunicação, bem como com as ferramentas utilizadas para esse fim. As organizações devem aumentar o foco nas suas ferramentas de análise de dados e no uso adequado das informações que geram;

3 – Sem “biscoitos”, sem “festa” – Os cookies têm sido o motor no qual o modelo de publicidade digital foi construído. A partir de agora, a tendência será desenvolver modelos de negócios de criação de informações não baseadas em cookies, mais transparentes e limpas. Por exemplo, através de testes de personalidade;

4 – Metaverso: imersão no futuro – Mark Zuckerberg diz que o futuro é chama-se metaverso e até 2030 não haverá uma sensação realista de estar imerso num mundo idêntico ao real. Há metaversos para empresas e a empresa de tecnologia NVIDIA oferece a capacidade de simular qualquer ambiente num metaverso chamado Omniverse;

5 – Do digital à era quântica – Um computador quântico através de probabilidades estatísticas, permite processar volumes incalculáveis de informação a uma velocidade exponencial. Um computador desse tipo são máquinas muito complexas para usos especializados em áreas como científica, tecnológica e corporativa;

6 – Audiências fluidas – Este grupo de pessoas que partilham a mesma mentalidade, interesses e modos de vida sem ter que se encaixar num parceiro demográfico ou psicográfico tradicional e que se mutam da comunidade à medida que alteram comportamentos ou interesses dia após dia, fazem parte do futuro de como a comunicação será entendida;

7 – Arquiteturas ‘Multi-nuvem’ – Demonstram maior inovação e automação, mais segurança, confiabilidade, flexibilidade e custo-benefício;

8 – Marketing inclusivo – Pense em todas as pessoas e não apenas na maioria. O todo é onde a diversidade está incluída;

9 – Tecnologia em (e para) talento Igual ou mais importante do que renovar as formas pelas quais o talento tecnológico é atraído, é reter e reter aqueles que já existem dentro da organização, implementando uma cultura de coaching e incentivando o desenvolvimento contínuo;

10 – Liderança digital e social – Líderes transformadores são os que estão presentes nas conversas que importam para as empresas.

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