10 estratégias para tornar a sua empresa mais produtiva

Algumas ideias para repensar e melhorar as estratégias de gestão da sua empresa, de forma a torná-la mais eficiente e produtiva.

Uma empresa produtiva é uma empresa onde todos os elementos da equipa sabem claramente qual o caminho a percorrer para alcançar essa produtividade, e qual o contributo de cada um para a rentabilidade da organização como um todo.

«Nunca ouvimos tanto a expressão “produtividade” como nos dias de hoje. Especialmente, quando o assunto é competir em mercados onde a concorrência é cada vez mais acentuada. Contudo, a produtividade não significa apenas a capacidade de a empresa dar resposta a muitas solicitações, significa também encontrar alternativas para ganhar eficiência, investir em inovação e manter a qualidade», explica Sara do Ó, CEO do Grupo Your.

«Uma das tarefas mais importantes de quem está à frente da gestão de uma empresa é medir a eficiência dos processos. A partir daí, é possível avaliar o nível de produtividade e, principalmente, entender o porquê de a organização estar a alcançar determinados índices, sejam eles altos ou baixos», acrescenta.

Na lista abaixo são apresentadas algumas sugestões para repensar algumas estratégias e tornar as equipas mais eficientes:

1 – Automatizar o máximo de processos administrativos

A automatização de tarefas monótonas economiza tempo e permite que os colaboradores realizem outro tipo de tarefas mais produtivas, que exijam pensamento crítico ou um toque criativo.

2 – Planear as actividades da empresa

Uma organização prévia das actividades da empresa também pode ser uma boa forma de economizar tempo. Aqui a solução passa por criar um cronograma para todos os projectos da empresa, permitindo melhorar a eficácia de execução das tarefas.

3 – Definir papéis e responsabilidades de forma clara

Se a divisão de tarefas entre os colaboradores for clara, com os objectivos e prioridades de trabalho bem estabelecidos, cada um saberá exactamente quais são as suas responsabilidades e conseguirá executá-las da forma mais eficiente.

4 – Realizar reuniões semanais de 30 minutos

Falar sobre os projectos que estão em curso, analisar o que está a correr bem e debater soluções de como podemos melhorar o que está a correr menos bem, ajuda a manter toda a equipa envolvida e incentiva um processo simplificado para a exposição de ideias.

5 – Executar uma tarefa de cada vez

Concluir uma tarefa e só depois passar para a seguinte, garante que o trabalho é realizado de forma mais rápida e com qualidade, ao invés de realizar muitas tarefas em simultâneo.

6 – Criar um grupo para a comunicação da equipa

Se todos os elementos da equipa conseguirem aceder à mesma plataforma para falar sobre o projecto e acompanhar o seu progresso, tal permitirá que a gestão do trabalho se faça de forma mais coordenada e proactiva. Criar “grupos de trabalho” em aplicações como o Whatsapp, por exemplo, pode ser uma boa opção.

7 – Promover uma cultura organizacional de comunicação aberta

Numa cultura de comunicação aberta, os colaboradores sentem-se mais confortáveis para trocar ideias e sugestões com os seus pares ou com as chefias, estando estas últimas disponíveis para os ouvir, o que melhora as relações e torna os processos de trabalho mais eficientes.

8 – Encorajar o trabalho a partir de casa

Permitir aos colaboradores trabalhar um dia de duas em duas semanas a partir de casa dá-lhes mais liberdade e flexibilidade para gerir o seu tempo nesse dia, o que pode criar maior satisfação pessoal e, consequentemente, maiores níveis de produtividade. Um colaborador feliz é um colaborador produtivo.

9 – Almoço em equipa 

Fomentar o bom ambiente entre todos os colaboradores é essencial para que todos se sintam melhor na equipa. Proporcione momentos informais com a sua equipa para que se fiquem a conhecer fora do local de trabalho. Nestes almoços muitas vezes são abordados temas de forma mais informal e até são encontradas soluções para projectos em curso.

10 – Medir os resultados alcançados

A análise dos resultados é essencial para perceber se os objectivos estabelecidos estão a ser alcançados e reajustar estratégias para que a empresa seja cada vez mais eficiente. Adaptar, reajustar, fazer.

 

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