Natal e Réveillon: Ocupação hoteleira no Porto e Norte atinge 65% e 75%

Luís Pedro Martins, presidente da Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP), adiantou que as “expectativas são boas” e que “acompanham o que tem sido a tendência dos últimos anos no pós pandemia da covid-19”

Executive Digest com Lusa
Novembro 25, 2025
18:18

A taxa de ocupação hoteleira para a região do Porto e Norte de Portugal está hoje nos 65% para o Natal e ronda os 75% para o Ano Novo, avançou à Lusa fonte oficial.

Em entrevista à Lusa para perceber como estão os mercados nacionais e internacionais a fazer as reservas hoteleiras para a próxima época natalícia, Luís Pedro Martins, presidente da Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP), adiantou que as “expectativas são boas” e que “acompanham o que tem sido a tendência dos últimos anos no pós pandemia da covid-19”.

Apesar de ser “um bocadinho prematuro”, Luís Pedro Martins adiantou que, ao dia de hoje, a taxa de ocupação hoteleira para o Natal está a rondar os 65%, estimando-se que cresça ligeiramente mais perto da data.

Para a passagem de ano, e também ao dia de hoje, a região Norte está com uma “taxa de ocupação, em média, de 75%, uma vez que alguns hotéis já estão acima desta taxa de ocupação”, declarou Luís Pedro Martins, estimando que mais perto da data a região esteja com taxas de ocupação de “85% a 90%”.

A taxa de ocupação hoteleira para o ‘réveillon’ está a 75% na região Norte de forma transversal em todos os subdestinos, ou seja, no Porto, no Douro, no Minho e em Trás-os-Montes.

Para a época natalícia, as reservas feitas na região Norte representam uma “forte presença do mercado nacional”, com cerca de 60%, enquanto o mercado internacional tem uma taxa de 40%. O mercado espanhol está em primeiro lugar, seguido do norte-americano, e em terceiro e quarto lugares surgem o britânico e o francês, respetivamente.

A crescente taxa de reservas para as férias de Natal, em especial para o Ano Novo, explica-se “muito por força” de continuar a haver uma “conectividade aérea bastante interessante” na região no período das férias de Natal, que deixaram de apenas fazer o esquema do verão e passaram a estar presentes também na estação do inverno, justificou o presidente da TPNP.

Luís Pedro Martins acredita que com o aproximar das datas para o Natal e passagem de ano as reservas devem aumentar.

No acumulado de janeiro a setembro deste ano, a região do Porto e Norte recebeu “perto de seis milhões de hóspedes, o que equivale a um crescimento de 4% em relação ao período homólogo de 2024”, recordou o presidente da TPNP.

Em termos de dormidas totais, entre janeiro e setembro, o Porto e Norte registou 11,5 milhões de dormidas, o que se traduz num aumento superior de 4,7% em relação ao período homólogo de 2024.

Em termos de proveitos, a região do Porto e Norte de Portugal registou até setembro “902 milhões de euros” e a estimativa da TPNP é que se passe a barreira de 1.1 mil milhões de euros de 2024, uma vez que ao dia de hoje regista-se um aumento de 8,8% em relação ao período de 2024.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.