
Quem tiver coimas e dívidas resultantes de passagens em portagens das antigas SCUT vai poder beneficiar de um regime excepcional de regularização das mesmas para quem as pagar até ao final de Setembro. O artigo foi publicado na segunda-feira e contempla uma redução do montante das multas passadas até ao dia 30 de Abril.
Este regime entrará em vigor a 1 de Agosto e prevê a dispensa dos juros de mora e a redução para metade dos custos processuais de execução fiscal, a par da atenuação da coima e respectivos custos administrativos e, ainda, a redução para metade das custas devidas.
De igual forma, prevê que todas as taxas de portagem que não tenham sido pagas, mas que tenham sido efectuadas pelo mesmo veículo e no mesmo dia sejam agrupadas num único processo de contra-ordenação e não de forma isolada, como sucedia até aqui e que levava a que cada portagem não paga equivalesse a um processo.
“A presente lei aprova um regime excepcional de regularização de dívidas resultantes do não pagamento de taxas de portagem e coimas associadas, por utilização de infra-estrutura rodoviária efectuada até ao último dia do segundo mês anterior à publicação do presente diploma”, lê-e no diploma publicado em Diário da República e que estabelece o dia 30 de Abril como data-limite.
Em termos práticos, quem pagar as coimas e respectivas dívidas até Setembro pode beneficiar de uma redução de 10% nos valores a pagar, embora esteja determinado que esse valor nunca poderá ficar abaixo dos cinco euros, sendo este o limite mínimo a pagar.
Este regime estabelece ainda novas regras para as situações em que não é possível identificar o condutor do veículo no momento da contraordenação, determinando que as concessionárias devem notificar o titular do documento de identificação do veículo para que este, no prazo de 30 dias úteis, proceda a essa identificação ou pague voluntariamente o valor da taxa de portagem e os custos administrativos associados.
Multas de portagem com desconto em regime "excepcional"
Quem tiver coimas e dívidas resultantes de passagens em portagens das antigas SCUT vai poder beneficiar de um regime excepcional de regularização das mesmas para quem as pagar até ao final de Setembro. O artigo foi publicado na segunda-feira e contempla uma redução do montante das multas passadas até ao dia 30 de Abril. Este regime entrará em vigor a 1 de Agosto e prevê a dispensa dos juros de mora e a redução para metade dos custos processuais de execução fiscal, a par da atenuação da coima e respectivos custos administrativos e, ainda, a redução para metade das…
Mais Recentes
Barómetro: Portugueses valorizam o turismo, mas querem gestão mais controlada e sustentável do setor
há 9 horas
Autarcas reúnem-se com AT para reclamar o pagamento dos impostos das barragens
há 10 horas
Parlamento francês aprova suspensão da polémica reforma das pensões de Macron até 2027
há 10 horas
Variante selvagem do vírus da poliomielite detetada em amostras de esgoto na Alemanha
há 11 horas
Newsletter
A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.
Mais Notícias

Barómetro: Portugueses valorizam o turismo, mas querem gestão mais controlada e sustentável do setor

Autarcas reúnem-se com AT para reclamar o pagamento dos impostos das barragens

Parlamento francês aprova suspensão da polémica reforma das pensões de Macron até 2027

Variante selvagem do vírus da poliomielite detetada em amostras de esgoto na Alemanha

Governo esclarece: Contribuintes que pagaram IUC no final deste ano não terão de pagar outra vez no início de 2026

Sonae cresce 17% até setembro e reforça liderança em todos os negócios com lucro de 200 milhões

Chuva torrencial, rajadas de vento de 110 km/h e trovoada: A partir desta hora a depressão Cláudia agrava-se (e vai afetar mais estas zonas)

Ex-deputado Duarte Lima julgado por homícidio mesmo sem gravações pedidas ao Brasil

Mau tempo: Mais de 220 ocorrências em Portugal continental até 16:00 de hoje




