Salvador Caetano troca produção da Dyna por Land Cruiser

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Hiace100.000
A unidade industrial da Toyota Salvador Caetano, em Ovar, vai deixar de produzir o chassis-cabina Dyna, e passar a montar uma versão com motor V6 gasolina do todo-o-terreno Land Cruiser, que não é comercializada na Europa, e que terá como destino os mercado africanos. Um dos mercados-alvo será Marrocos.
O fim da produção da Toyota Dyna tem a ver com questões ambientais. A versão que estava a ser montada em Ovar não cumpria as normas Euro 6, pelo que em breve deixaria de poder circular no espaço da União Europeia. A alternativa foi reorientar a produção da fábrica para outro modelo, de forma a mantar as linhas de montagem de comerciais em actividade e garantir a manutenção dos 190 postos de trabaldo.
Em 2015, a unidade de Ovar produziu 1664 unidades Toyota Dyna. Para este ano, com a alteração gradual do mix de produção, está prevista a produção das últimas 355 unidades Dyna e de 1257 unidades Land Cruiser.
Situada a 40 Km a Sul do Porto, a unidade da Toyota Salvador Caetano de Ovar foi inaugurada em 1971 (foto), tornando-se a primeira fábrica da marca japonesa da Europa. Em 1982 celebrou a montagem da unidade 10 mil, uma comercial Toyota Hiace (foto).
Com uma área total de 31 hectares, dos quais 3,4 de área coberta, é o coração de um enorme centro industrial onde, além dos chassis-cabina Toyota Dyna, também são produzidos mini autocarros e carroçarias de autocarros para transportes públicos, turismo e aeroportos.
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