Novo Opel Zafira será produzido pela Peugeot

Opel Zafira Tourer
A próxima geração do Opel Zafira será montada na fábrica onde a Peugeot produz o crossover 3008, em Franche-Comté, Sochaux, ao abrigo de um acordo entre a PSA Peugeot Citroen e a General Motors. O acordo prevê também que o substituto do mini-monovolume Citroen C3 Picasso seja produzido na fábrica espanhola da Opel, em Saragoça, nas mesma linhas de montagem de onde sairá também a próxima geração do Meriva.
A quarta geração do Opel Zafira terá 4,55 metros de comprimentos, menos onze que o modelo actual. Seguindo a estratégia já anunciada pela Renault para o Espace, apresentará um ar mais robusto, aproximando-se do look de um crossover/SUV e afastando-se das linhas tradicionais dos monovolumes. A L’Automobile publicou uma foto-espia do que garante ser o novo Zafira (foto) e avançou que o novo modelo chegará ao mercado em 2016 e o actual Zafira Tourer  se manterá no mercado até 2018. Fonte oficial da Opel recusou confirmar á Automonitor a data de lançamento.
Mantendo a possibilidade de transportar sete passageiros, o Zafira será montado na plataforma EMP2, que serve de base aos modelos compactos e médios da Peugeot, como o 308 e o 3008, que será alvo de um facelift, também em 2016.
Os monovolumes têm vindo a perder peso na Europa, nos últimos dez anos, em detrimento dos SUV e crossovers.
Em Portugal, o Zafira Tourer vendeu 430 unidades, no ano passado, afirmando-se como o quarto modelo mais vendido da marca alemã no mercado nacional. No ranking dos monovolumes médios, o Zafira Tourer está na 5,ª posição, com 26 unidades vendidas nos primeiros dois meses do ano e uma quota no segmento a rondar os 10%.