Mercados de ocasião superam o novo em quase todo o mundo
O mais recente estudo do Observador Cetelem conclui que, na maior parte dos mercados analisados, a quota dos veículos de ocasião é superior à dos veículos novos. Como exemplo, em 2013, nos mercados de França, Reino Unido e Itália venderam-se cerca de três veículos de ocasião por cada veículo novo. Já no Japão e na China, o mercado de ocasião é praticamente inexistente devido a um sistema fiscal pouco favorável, mais vinculativo no que se refere à posse de viaturas em segunda mão, mas também aos preços de veículos novos bastante atractivos. No caso específico dos automobilistas japoneses, estes são incitados a renovarem os seus respectivos veículos com frequência, de preferência ainda em estado novo. Os equipamentos de ocasião acabam exportados para diversos pontos do mundo, como a Rússia, Nova Zelândia, Birmânia, Chile e África do Sul. Os recordes são atingidos pelos mercados da Polónia e dos Estados Unidos, com um rácio de veículos de ocasião por veículos novos de 6,1 e 5,4, respectivamente. ]]>