Hyundai aposta no hidrogénio com células de combustível mais baratas para camiões, drones e carros desportivos

A Hyundai Motor defende que o hidrogénio é essencial para reduzir as emissões de carbono do transporte, sobretudo em camiões pesados, pelo que pretende lançar um sistema de célula de combustível menor e mais barato para alimentar todos os modelos de veículos comerciais, bem como drones, veículos de emergência, casas, comboios, navios e carros desportivos.

De acordo com a ‘Forbes’, a fabricante sul-coreana, que já canalizou milhares de milhões para comercializar camiões movidos a hidrogénio, anunciou que vai introduzir um sistema de célula de combustível de próxima geração em 2023, que é 50% mais barato, 30% menor e duas vezes mais potente do que a versão atual.

“Países e empresas estão a desenvolver soluções neutras em carbono viáveis ​​para ajudar a combater o aquecimento global. A solução do Hyundai Motor Group para este problema é encorajar uma mudança no paradigma de energia para o hidrogénio”, explica o presidente do grupo, Euisun Chung, numa apresentação do plano por vídeo.

Os veículos movidos a célula de combustível e movidos a bateria são elétricos, tendo os mesmos motores e muitos dos outros componentes.

Contudo, as baterias armazenam eletricidade e as células de combustível integram-na quando necessário.

O combustível pode ser “um mercado global de vários triliões de dólares nas próximas décadas, e a indústria estima que os EUA poderiam criar 700.000 empregos na economia do hidrogénio apenas até 2030″, explicou John Kerry, Enviado Especial do Presidente Joe Biden para o Clima em observações na conferência.

“O hidrogénio oferece uma forma de preencher a lacuna entre as tecnologias de energia limpa que temos hoje, como eólica, solar, nuclear, hidrelétrica e geotérmica”, considerou.

O grande impulso do hidrogénio pela Hyundai segue os planos da Toyota de começar a fabricar módulos de células de combustível em Georgetown, Kentucky,  em 2023, para uso em veículos comerciais, bem como a parceria de células de combustível da Nikola com a Bosch que inclui o fabrico de unidades de energia na nova planta da empresa no Arizona, também em 2023.

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