Apple quer produzir carro eléctrico até 2020

apple-sign-487

A gigante tecnológica Apple tem vindo a trabalhar secretamente num carro eléctrico e pretende produzi-lo até inícios de 2020, de acordo com informações que têm sido divulgadas ainda não confirmadas pela empresa.

As notícias revelam que a empresa norte-americana pretende em menos de cinco anos desenvolver um carro,  um processo que normalmente é feito num período entre cinco a sete anos pelos fabricantes já presentes no mercado. Dennis Virag, presidente da Automotive Consulting Group afirma no entanto que um carro é uma máquina tecnológica muito complexa. “Se uma empresa está a começar do zero, provavelmente levará mais de 10 anos”, refere.

A Apple tem como objectivo entrar na corrida da Tesla e da General Motors que estão actualmente a produzir carros para 2017, com uma autonomia até 322 km de distância e um custo abaixo dos 35.000 euros.

Steve LeVine, autor do livro “The Powerhouse” que aborda as questões das baterias na indústria automóvel acredita que este é o ponto de inflexão que irá marcar o grande início da era dos carros eléctricos. “Neste momento temos a Apple a chegar ao mercado. Será que a GM consegue igual a Tesla? A Apple consegue.”

Em termos financeiros, a gigante tecnológica teve um lucro de mais de 15 mil milhões de euros durante o último quadrimestre e 156 mil milhões de euros em dinheiro com poucos meios para gastá-lo. Os custos de pesquisa e desenvolvimento da empresa foram de cerca de 5 mil milhões de euros no ano passado, e o CEO da marca, Tim Cook, enfrenta uma grande pressão por parte dos accionistas no sentido de lhes devolver o dinheiro.

A possível entrada da Apple na indústria automóvel de uma maneira invasiva é já uma práctica comum. A empresa não foi a primeira a criar equipamentos para música ou a inventar um smartphone, mas quando entrou nesses mercados, estabeleceu padrões e tornou os seus produtos premium em gadjets de elevados estatutos.

Recorde-se que a Google é outra das marcas de tecnologia que entrou na corrida automóvel com um concept car autónomo em 2010

Ler Mais