Microsoft Teams vai informar o chefe sobre a sua localização

Nova funcionalidade gera debate sobre privacidade

Executive Digest
Dezembro 8, 2025
17:29

A Microsoft vai lançar uma atualização no Teams que vai permitir aos patrões saber exatamente onde os seus colaboradores se encontram, revela a Forbes. Quando os utilizadores se ligarem à rede Wi-Fi da empresa, o Teams vai automaticamente definir a localização de trabalho, indicando onde está a pessoa.

Tal como a atualização recente do Google, que arquiva todas as mensagens de texto de telemóveis geridos pela empresa para que possam ser lidas pelos superiores, esta nova  funcionalidade do Teams levanta questões sobre privacidade.

“Quando os utilizadores se ligarem ao Wi-Fi da empresa, o Teams passará a conseguir atualizar automaticamente o local de trabalho para indicar o edifício em que se encontram. Esta funcionalidade estará desativada por predefinição. Os administradores decidirão se a querem ativar e exigir que os utilizadores adiram voluntariamente”, lê-se na página da Microsoft.

Inicialmente prevista para este mês, a novidade já tinha sido adiada para janeiro e, agora, só estará disponível em PCs e Macs a partir de fevereiro, de acordo com a Business Insider.

Não é a primeira vez que a Microsoft implementa ferramentas deste género no Teams. Este ano, a empresa lançou uma atualização de “presença no trabalho”, que não podia ser desativada pelos utilizadores. A diferença é que o Teams é menos invasivo que o Google, que até regista alterações e exclusões de mensagens.

Este movimento reforça o debate sobre software de monitorização de funcionários, que ganhou força durante a pandemia de COVID-19. A questão central permanece: quem terá acesso a estes dados e até que ponto poderão ser utilizados de forma abusiva.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.