Esta quinta-feira é o último dia para os eleitores que pretendam votar antecipadamente em mobilidade se inscreverem. De acordo com dados divulgados pela Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna (SGMAI), até às 08h00 de quarta-feira já se tinham registado 241.138 eleitores nesta modalidade.
As inscrições começaram no passado domingo, dia 5, e destinam-se exclusivamente a cidadãos recenseados em território nacional. Esta forma de votação permite que os eleitores exerçam o seu direito de voto uma semana antes da data oficial das eleições legislativas, agendadas para 18 de maio.
Segundo fonte da Administração Eleitoral da SGMAI, o distrito de Lisboa lidera o número de inscrições, com 72.904 eleitores registados para o voto antecipado. Seguem-se o Porto, com 39.220 inscritos, e Setúbal, com 20.843.
Estes números revelam uma elevada procura por parte do eleitorado, especialmente nas áreas metropolitanas, onde os constrangimentos associados ao dia da eleição – como deslocações ou incompatibilidades profissionais – poderão justificar a preferência por esta modalidade.
Como inscrever-se para votar antecipadamente
Os eleitores que pretendam inscrever-se no voto antecipado em mobilidade devem fazê-lo até ao final do dia de hoje. Existem duas formas possíveis para submeter o pedido:
- Via eletrónica, através do Portal do Eleitor;
- Via postal, enviando um requerimento para a Administração Eleitoral da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna, situada na Praça do Comércio, Ala Oriental, 1149-015 Lisboa.
No caso do pedido por correio, os eleitores devem indicar obrigatoriamente os seguintes dados:
- Nome completo;
- Data de nascimento;
- Número de identificação civil;
- Morada;
- Local (mesa de voto) onde pretendem exercer o voto antecipado;
- Contacto telefónico e, se possível, endereço de correio eletrónico.
- Votação decorre uma semana antes, em qualquer município
A votação antecipada em mobilidade realiza-se no domingo seguinte ao fecho das inscrições, ou seja, a 12 de maio. Os eleitores podem escolher qualquer município do território nacional, incluindo as Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, para votar.
No dia do voto, basta dirigirem-se ao local previamente selecionado, identificarem-se e indicarem a freguesia onde estão recenseados.
Caso o eleitor se inscreva mas, por algum motivo, não consiga votar nesse dia, poderá ainda exercer o seu direito de voto no próprio dia das eleições, 18 de maio, na assembleia ou secção de voto correspondente ao seu recenseamento.
Nas eleições legislativas antecipadas de 18 de maio, estão convocados mais de 10,8 milhões de eleitores, entre residentes em território nacional e portugueses no estrangeiro. O processo de voto antecipado em mobilidade representa, para muitos, uma alternativa que facilita a participação democrática, numa altura em que se continua a procurar reforçar a adesão às urnas e garantir o acesso ao voto em condições de maior flexibilidade.














