Já conhece o sexto Continente?

Partindo da metáfora “Nação-Internet”, o livro de António Manuel Covas investiga a cultura digital e as relações complexas entre a tecnologia e a humanidade.

«A nação-Internet, que cresce como uma espécie de sexto continente, emerge de uma forma impressiva e impõe-se no nosso quotidiano. Como uma imensa nuvem virtual paira sobre o mundo físico dos restantes continentes», escreve o autor, doutorado em assuntos europeus pela Universidade de Bruxelas e professor catedrático da Universidade do Algarve desde o ano 2000.

É difícil prever como estes dois universos, físico e virtual, irão coabitar e interagir no próximo futuro. Existem apenas sinais para podermos afirmar que nada ficará como antes, até mesmo a evolução da nossa própria espécie que, em virtude da crescente hibridação homem-máquina, caminha em direcção à imortalidade, seja lá o que isso for.

Os textos presentes neste livro, da Edições Sílabo, tencionam ser pequenas luzes no horizonte expansivo do sexto continente e criar um pequeno embrião de pensamento crítico sobre esta matéria.

Comentários
Loading...

Multipublicações

Marketeer
Matrics quer revolucionar mercado do gaming em Portugal
Automonitor
Alpine A110S é uma versão ainda mais exclusiva