A Finlândia já é, oficialmente, membro da NATO – a bandeira finlandesa já está hasteada no quartel-general do corpo militar em Bruxelas. O momento foi celebrado por Sauli Niinistö, presidente do estado nórdico, na rede social ‘Twitter’.
A entrada de Helsínquia na NATO coincide com o aniversário do Tratado de Washington com o qual a organização militar foi fundada há 74 anos.
— Sauli Niinistö (@niinisto) April 4, 2023
No primeiro ato como Estado-membro, a Finlândia aprovou a ratificação do pedido de adesão da Suécia.
A Finlândia solicitou formalmente a adesão à NATO em maio de 2022, de mãos dadas com a Suécia, numa viragem sem precedentes na sua política de neutralidade, numa resposta direta à crescente ameaça das atividades expansionistas da Rússia na Ucrânia – a Finlândia partilha mais de 1.300 quilómetros de fronteira com a Rússia.
A integração dos dois países nórdicos esbarrou inicialmente nas dúvidas da Turquia, que ficaram resolvidas após um acordo tripartido nas horas que antecederam a cimeira de líderes da NATO, em Madrid.
Marcelo Rebelo de Sousa já apresentou felicitações
Numa nota publicada no site da Presidência da República, Marcelo Rebelo de Sousa felicitou o seu homólogo Sauli Niinistö pela adesão da Finlândia à NATO, que se torna assim o 31º país da Aliança Atlântica.
Portugal “apoiou sem reservas” a adesão da Finlândia e que a sua concretização “constitui um importante reforço da Aliança Atlântica e um sólido fortalecimento de uma estrutura que tem sido essencial em matéria de segurança e defesa coletiva”, apontou o Presidente, congratulando o que classificou como “um histórico alargamento”, na “certeza de que a inclusão do seu mais recente membro contribuirá para reforçar o pilar europeu de defesa no seio da Aliança Atlântica”.






