Explicador: Quanto é que Costa vai gastar com a TAP em 2022?

Em 2022, Pedro Nuno Santos vai injetar 990 milhões de euros na companhia de bandeira, depois de já ter atribuído 970 milhões este ano.

Fábio Carvalho da Silva
Novembro 19, 2021
9:51

Em 2022, Pedro Nuno Santos vai injetar 990 milhões de euros na companhia de bandeira, depois de já ter atribuído 970 milhões este ano.

Além disso, o Governo decidiu injetar mais de 150 milhões de euros na companhia, devido aos prejuízos provocados pela pandemia.

Segundo o Jornal Económico, o montante será pago em duas tranches, esperando ainda “luz verde” de Bruxelas.

A companhia já recebeu uma compensação de 467 milhões de euros.

O relatório do OE indica ainda que foi concedida à TAP, “ao abrigo das normas comunitárias especialmente desenhadas para o contexto pandémico, uma compensação por danos covid referentes ao período de março a junho de 2020, no valor de 462 milhões de euros, compensação que foi atribuída sob a forma de capital”.

Atualmente, o Estado português e a TAP aguardam a aprovação do Plano de Reestruturação por parte da Comissão Europeia, documento onde está previsto que 2022 seja o último ano em que o Estado português injete dinheiro na TAP.

Em causa está o valor já referido de 990 milhões de euros. Caso a resposta de Bruxelas seja um “não”, o primeiro-ministro António Costa confirmou, em resposta a Rui Rio do PSD, durante o plenário no parlamento a semana passada, que “não há plano B”.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.