Asus investe no mercado empresarial
A Asus tem um forte posicionamento no mercado de consumo.
Quais as principais apostas no mercado empresarial?
É com enorme orgulho que vemos o reconhecimento do trabalho que temos vindo a desenvolver desde há 13 anos em Portugal pelo posicionamento atingido. Na Asus somos apaixonados por tecnologia e movidos pela inovação. Sonhamos, ousamos e ambicionamos criar uma vida digital intuitiva e divertida para todos. Estamos sempre em busca de ideias e experiências incríveis e aspiramos a fornecer o incrível em tudo o que fazemos. Somos uma empresa com um portefólio de produtos muito abrangente e alargado, caracterizamo-nos pelo forte investimento em Investigação e Desenvolvimento (I&D) e colocamos o nosso ADN em tudo o que disponibilizamos para o mercado, que em Portugal, dada a forte apetência tecnológica da população, tem recebido a Asus com grande entusiasmo. Relativamente ao mercado empresarial, estamos numa fase muito interessante, dado 2022 ser o ano de arranque para a Asus em Portugal, neste segmento de mercado. Estamos em processo de criação da rede de parceiros, apresentação do programa de canal, apresentação do portefólio de produtos e serviços, assim como das ferramentas e processo de resposta célere às oportunidades de mercado.
Quais as categorias de produto incluídas no portefólio empresarial da Asus?
A actual oferta empresarial é constituída por computadores portáteis com SO Windows e com SO Chrome, computadores desktop e workstations, computadores all-in-one, mini-computadores, servidores, monitores, soluções IoT, motherboards e dispositivo de disco óptico (ODD).
Qual a estratégia da Asus em Portugal para este segmento?
Nunca descurando a fase de negócio empresarial embrionária em que nos encontramos, o objectivo é, passo a passo e de uma forma sustentada, através da rede de parceiros que ainda estamos a seleccionar, focarmo-nos no mercado Small Office, Small Business e Medium Business, nunca virando as costas às oportunidades que possam surgir no Large e Very Large Business.
De que forma a experiência obtida na electrónica de consumo potencia a criação de soluções empresariais?
A Asus é uma empresa com 32 anos de existência, criada por engenheiros investigadores apaixonados por tecnologia, numa busca incessante por inovação. A nível mundial somos cerca de 14 500 colaboradores, dos quais 5 mil são engenheiros de classe mundial e estão dedicados à I&D. Esta é uma das razões pela qual temos tido tanto sucesso quando comparados com a concorrência. A nossa I&D é feita “in house”. Temos uma presença global e os nossos produtos chegam a 113 países, dos quais 70 contam com escritórios Asus e equipas dedicadas. Esta longa, vasta e diversificada experiência, a par do ADN da marca, potencia o entendimento das necessi- dades do mercado, neste caso empresarial, no presente e futuro. Actualmente, a Asus está focada no rápido desenvolvimento e aplicação de soluções AIoT, sobretudo smart manufacturing, smart medical e intelligent cloud, destinadas ao mercado empresarial.
Quais os grandes argumentos do portefólio da Asus para o segmen- to empresarial face à concorrência?
O grande argumento da Asus face à concorrência, transversal a todos os produtos e segmentos de mercado, é o facto de aspirarmos fornecer o incrível em tudo o que fazemos, criando uma vida digital intuitiva e divertida para todos também a trabalhar. Em termos de portefólio empresarial acresce:
- A vasta oferta de produtos nas diversas categorias anteriormente mencionadas, reconhecidos e premiados a nível internacional, de onde se des- tacam as séries ASUS Expertbook, ASUSPRO all-in-one, entre outras;
- Produtos fabricados para superar as expectativas em qualquer ambiente, assegurando a mais alta qualidade. Submetidos a 15 testes; A grande flexibilidade na configuração dos produtos de acordo com as reais necessidades;
- Produtos abrangidos pelo suporte Asus – máximo suporte, mínimo esforço (possibilidade de desenhar o pacote de serviços à medida);
- Produtos construídos com o ambiente em mente – cumprindo com as mais altas certificações do sector;
- Produtos que incorporam múltiplos níveis de segurança – hardware protec- tion, identify security, IT management;
- Produtos que incorporam Business-Class Manageability – Intel vPro processor, Asus control center, Asus business manager, Asus BIOS.
Qual a quota de mercado da Asus neste segmento em Portugal?
Actualmente e no seu todo temos uma quota de mercado residual, sempre abaixo dos 5%, uma vez que sempre efectuámos negócios no mercado empresarial com computadores all-in-one, mini-computadores, monitores e motherboards. Mesmo com outros dispositivos, como são os computadores portáteis ou de secretária, o negócio tem sido feito com os dispositivos de consumo, muitas vezes com mudanças de sistema operativo. Convém ainda ressalvar que existe uma zona cinzenta, sobretudo no Small Office e Small Business, onde a estrutura do segmento de produto empresarial é facilmente substituída pelo segmento de consumo.
Não obstante os resultados passados, temos como marcador da diferença a partir de 2022 o objectivo de crescer de uma forma estruturada, apoiada numa estratégia distinta para o mercado empresarial, pensada a médio e longo prazo.
De que forma evoluiu este segmento para a Asus ao longo do último ano?
O que sentimos durante 2021 foi uma maior procura e um maior número de oportunidades de negócio que, pelo facto da Asus não fazer um planeamento específico para este segmento de mercado e pela falta de matéria-prima, verificada a nível mundial, não potenciou o crescimento do negócio em Portugal no segmento empresarial.
Que impacto teve a pandemia no segmento empresarial?
Cingindo-me ao impacto na actividade em que a Asus actua, a pandemia acabou, por força dos confinamentos, teletrabalho e telescola, por ter de desenvolver muito acima dos níveis estimados o comércio electrónico, a disponibilização de serviços online no sector privado e estatal, plataformas digitais de gestão de informação, entre muitos outros. Obviamente que para fazer face a estas necessidades, as empresas tiveram que investir na aquisição e/ou actualização de hardware, software, se- gurança, armazenamento, etc. Houve uma real consciencialização de onde cada empresa per se se encontrava em termos tecnológicos para fazer face a uma transformação digital. Consequentemente, o impacto foi positivo no que diz respeito ao crescimento do negócio em geral no segmento empresarial.
Quais as expectativas da Asus para o crescimento desta área de negó- cio em Portugal em 2022?
As perspectivas a nível internacional indicam que o mercado deverá continuar a crescer. Acreditamos que Portugal não será excepção. Por força das circunstâncias, 2020 e 2021 foram anos de transformação digital pura e dura, pela necessidade óbvia já anteriormente abordada, e 2022 será um ano de intensificação digital.As empresas em Portugal terão forçosamente de continuar a investir em tecnologia, software e segurança para subsistir no futuro. Haverá, com toda a certeza, procura por dispositivos com maior desempenho, assegurando maior produtividade, de modo a possibilitar trabalhar em qualquer local a uma escala mundial.
Como vê a Asus o futuro do PC?
Mais do que nunca, com a transformação digital a que estamos a assistir e a aceleração expectável, consideramos que num curto e médio prazo o computador pessoal, seja em que formato for, continuará a ter uma importância extrema nas nossas vidas, tanto a nível profissional como pessoal.
A Asus e a indústria no geral estão a investir no desenvolvimento de dispositivos mais avançados por forma a fazer face às maiores necessidades que iremos encontrar no futuro. Serão incorporadas novas tecnologias, que, para além de aumentarem o desempenho e segurança, basicamente irão alterar a forma como interagimos com o PC actualmente.