«Os líderes começam a reagir mas têm de acelerar drasticamente»
Os modelos de negócio disruptivos, dos quais são exemplo empresas como a Amazon, Uber ou Airbnb, trazem novos desafios às companhias estabelecidas. A transformação e estratégia digital é por isso um imperativo até para as indústrias mais tradicionais.
Philippe Trichet, Digital Expert director da Boston Consulting Group, esteve em Portugal e revelou como podem estas empresas liderar a transformação digital.
Por Helena Rua
As empresas tinham por hábito fazer planos de negócio de três a cinco anos, mas a transformação que os mercados estão a sofrer, nomeadamente com a introdução de modelos digitais disruptivos, veio alterar o paradigma. Como é que as empresas se podem adaptar a esta nova realidade?
De facto, as tendências digitais são conduzidas por duas coisas: primeiro, pelo desenvolvimento de produto como é o caso do Booking.com, que fornece serviços que permitem às pessoas escolher e reservar hotéis, ou o Airbnb ou a Uber. Estas empresas estão a alavancar uma nova forma de desenvolver produto. Estão a crescer muito rapidamente porque vão buscar inspiração às necessidades dos consumidores, desenvolvem o produto muito rápida e frequentemente e se falharem mudam.
Leia este artigo na íntegra na edição de Julho da Executive Digest