Espanha admite utilização de máscaras fora da validade em casos de emergência

Foi aprovada, em Espanha, uma medida que permite a utilização de máscaras fora do prazo de validade caso não exista outra opção.

Executive Digest
Maio 16, 2020
12:25

Foi aprovada, em Espanha, uma medida que permite a utilização de máscaras fora do prazo de validade caso não exista outra opção. Segundo adianta o jornal El Mundo, o Ministério da Saúde do país vizinho admite recorrer a equipamentos de protecção pessoal caducados em caso de emergência.

A directiva aprovada pelo governo espanhol indica que esta é uma das alternativas delineadas para a situação de crise decorrente da pandemia de COVID-19. A possibilidade consta no “Guia para Protecção Pessoal” lançado a 30 de Março e de novo emitido a 30 de Abril, segundo aponta o jornal Observador. Chegando ao anexo deste documento refernte à actuação adequada em cenários de escassez de equipamentos, encontra-se a aprovação de máscaras fora da validade.



A directiva estabelece que os profissionais mais expostos a uma possível contaminação devem utilizar máscaras EPI, ao passo que os menos expostos poderão recorrer a máscara cirúrgica. Só na eventualidade de estes materiais não estarem disponíveis é que surge a possibilidade dos equipamentos caducados, sendo que há ainda outras duas opções: utilizar outros equipamentos EPI para as vias respiratórias ou recorrer ao uso prolongado da máscara.

O El Mundo sublinha que a primeira versão da directiva contava com a assinatura do Ministério da Saúde e com os carimbos da UGT e Comissões Operárias. Fontes da UGT negam, porém, ter participado na elaboração do documento. Na segunda versão, o carimbo deste sindicado já não aparece.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.