As escolas de Boticas e Montalegre, no distrito de Vila Real, vão estar fechadas na sexta-feira, devido ao aviso vermelho para a queda de neve no distrito de Vila Real, segundo fontes das autarquias.
A Câmara de Boticas informou hoje que, por prevenção, o Agrupamento de Escolas Gomes Monteiro vai estar encerrado na sexta-feira devido às condições meteorológicas adversas previstas a partir das 00:00 de sexta-feira.
Vila Real é um dos distritos do país que, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), vai estar sob aviso vermelho por causa da neve a partir das 00:00 de sexta-feira.
Em Boticas, a decisão de fechar a escola foi tomada após reunião entre o município, através do Serviço Municipal de Proteção Civil, a direção do Agrupamento de Escolas Gomes Monteiro, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Boticas e a Divisão de Educação e Desenvolvimento Social do Município, e o “principal objetivo” foi “salvaguardar a segurança dos alunos”.
Ficou ainda decidido que o dia de aulas será compensado no final do ano letivo, em data a definir.
As autoridades locais apelam à população para que acompanhe as informações oficiais e adote comportamentos de prevenção adequados às condições meteorológicas.
Também no concelho vizinho de Montalegre, a autarquia informou que não há aulas na sexta-feira.
Em comunicado, o município disse que, nesse dia, não se realizará o transporte escolar para os estabelecimentos de ensino do Agrupamento de Escolas Doutor Bento da Cruz, nomeadamente a Escola Secundária Doutor Bento da Cruz, a Escola Secundária do Baixo Barroso, as Escolas Básicas de Montalegre, Salto e Cabril, bem como para o Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI) Montalegre (Cercimont).
A câmara, através dos serviços municipais de Proteção Civil, invocou “razões de prudência e salvaguarda da segurança dos alunos” porque não se “preveem, à hora habitual da saída dos autocarros, condições de segurança adequadas para a normal circulação viária”.
“A evolução das condições meteorológicas está a ser monitorizada em permanência, estando as corporações de bombeiros do concelho e as equipas municipais de prevenção para, com a maior brevidade possível, restabelecer as condições de segurança nas vias e garantir a normal mobilidade de todos”, referiu a autarquia num comunicado partilhado nas redes sociais.
Já esta manhã tinha informado que todos os meios da Proteção Civil estão mobilizados para “atuar de imediato” na limpeza e reposição da circulação das estradas, na sequência das previsões de neve que coincidem com o início, hoje, da Feira do Fumeiro.
Mais a sul, em plena Serra da Estrela, o município, através do Serviço Municipal de Proteção Civil, em articulação com o Agrupamento de Escolas de Manteigas e a Escola Profissional de Hotelaria de Manteigas, informa que os referidos estabelecimentos de ensino estarão encerrados amanhã, 23 de janeiro [sexta-feira], devido à previsão de queda de neve nas próximas 48 horas”, lê-se numa nota enviada à agência Lusa.
Segundo aquela autarquia do distrito da Guarda, situada na Serra da Estrela, a medida resulta “da avaliação realizada na manhã de hoje sobre as condições meteorológicas previstas para as próximas horas, cujo agravamento poderá condicionar a circulação automóvel”.
Segundo o IPMA, o aviso vermelho (o mais grave), que se prolonga pelo menos até às 09:00 de sábado, deve-se à possibilidade de queda de neve acima de 600/800 metros, com acumulação da ordem de 20 a 30 centímetros acima dos 800 metros e possível formação de gelo.
O instituto adverte para eventuais perturbações graves na circulação e afetação de alguns abastecimentos locais.
Estes são alguns dos efeitos da passagem da depressão Ingrid por Portugal Continental, que vão começar a fazer-se sentir a partir da tarde de hoje, tendo o IPMA emitido vários avisos de chuva, vento, neve e agitação marítima.














