Os 10 princípios da estrutura organizacional
Um fabricante mundial de produtos electrónicos parecia viver num estado perpétuo de reorganização. Uma linha nova de aparelhos de comunicação para o mercado asiático exigiu a reorientação das vendas, marketing e apoio ao cliente. E a migração para aplicações de negócio na cloud obrigou a alterações nas TI da organização. Ao todo, a empresa reestruturou-se seis vezes em 10 anos.
Subitamente, porém, deu por si a enfrentar um desafio diferente. Tendo em conta novas tecnologias na sua categoria e alterações nas expectativas dos clientes, a organização precisava de uma nova estratégia.
O CEO decidiu passar de um modelo de negócio baseado em produtos para um centrado no cliente. O que significava outra reorganização, só que esta seria diferente. Teria de ir para além de ligeiras alterações num organigrama. Iria mudar as suas bases mais fundamentais: como as pessoas da organização tomavam decisões, adoptavam novos comportamentos, recompensavam o desempenho, assumiam compromissos, geriam informações, tiravam o sentido dessas informações, delegavam responsabilidades e se ligavam umas às outras. A equipa não tinha apenas falta de uma estrutura clara – nem sabia sequer por onde começar.
Leia este artigo na íntegra na edição de Maio da Executive Digest