Soluções empresariais personalizadas

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Considerado um bem essencial em qualquer escritório português, o que procura, afinal, uma empresa na oferta de um distribuidor de café e o que diferencia o consumidor particular do consumidor empresarial?

A operar no mercado há quase seis anos e sendo o seu core business o fornecimento de café para escritórios e empresas, a Daily Coffee possui uma carteira de clientes vasta e diferenciada, o que lhe permite trabalhar com diversas soluções de café e tratar a necessidade de cada cliente de forma ajustada e personalizada. Roberto Mulassano, co-fundador da Daily Coffee, faz-nos o balanço do que uma empresa espera de um distribuidor de café e a importância de apresentar um serviço e produto de qualidade para estabelecer uma relação duradoura com o cliente.

O preço é importante no sucesso de uma solução de café para uma empresa?

Esse é, provavelmente, o ponto (verdadeiramente) importante. No momento em que vivemos, acredita-se que o ano de 2023 possa trazer um forte abrandamento económico, mas ao mesmo tempo também se acredita que é não decorrente de um problema sistémico mas sim de uma crise global e que se espera passageira. Portanto, em 2024, estamos esperançosos de que haja uma recuperação. Caso isto não aconteça, as empresas podem começar a imputar o custo do café aos próprios trabalhadores. Com isto queremos dizer que existe também esta diferença entre uma empresa que pretende instalar uma máquina de vending com sistema de pagamento onde o colaborador se serve e paga o próprio café, e depois temos a empresa que oferece o café ao colaborador, assumindo esse custo. No caso da segunda opção fazemos contas com o cliente para que ele perceba o quão rentável é cada solução, para que consiga continuar a oferecer o café aos seus funcionários. Relativamente ao tipo de café podemos assumir que o café em grão está em crescimento, não só por ser uma solução menos poluente comparativamente às cápsulas, mas por ser uma solução menos dispendiosa. A maioria dos nossos clientes quando nos procura é porque pretendem oferecer um café de qualidade a todos os seus colaboradores mas, ao mesmo tempo, procuram fazer contas e perceber em quanto fica cada café e quanto estão a gastar por unidade, sabendo que cada colaborador bebe, em média, dois cafés por dia no escritório. Um pacote de 1 Kg de café em grão consegue render 125 (bons) cafés, o que dá um valor médio a partir de 0,20 cêntimos por café, com copos de papel proveniente de floresta responsável, paletinas de madeira e açúcar em stick. Já a solução em cápsula é mais dispendiosa, também pela tecnologia utilizada ser diferente, desde a extracção do café à máquina.

Numa empresa com vários colaboradores, como agradar a todos os gostos?

Quando somos contactados por uma empresa que procura uma solução de café, a variedade e opções de bebidas são um dos pontos mais falados. Nem sempre é fácil agradar a todos, e a procura por um extra de bebidas quentes, tais como bebidas com leite, chá ou chocolate, é cada vez maior, principalmente nas empresas tecnológicas, em que a maior parte dos colaboradores são jovens que gostam de experimentar coisas diferentes e que sentem que cada momento do dia requer uma bebida adequada. Nunca esquecendo o descafeinado, com uma procura cada vez maior também pelo facto de as várias marcas de café estarem a criar descafeinados cada vez melhores, como é o caso da Lavazza – pioneira na concessão de café descafeinado sem utilização de químicos. O cliente consegue beber um bom descafeinado, sem que o corpo, aroma e sabor fiquem comprometidos. Na Daily Coffee tentamos sempre encontrar solução para os nossos clientes, apresentando a máquina mais adequada à variedade de bebidas e à experiência de coffee break que o cliente procura.

É importante prestar um bom serviço?

Sem serviço, nada funciona. E também é para isso que nós, Daily Coffee, nascemos. O cliente procura rapidez de entrega, entregas gratuitas e automáticas, para que nunca falte o café no escritório e, claro, uma resolução rápida de problemas como no caso de avarias. O que os nossos clientes procuram é rapidez de resolução, seja no arranjo ou, quando necessário, na troca da máquina. Ou seja, quando trabalhamos B2B é tão importante o serviço como oferecer o melhor café do mundo. É importante que o serviço seja exímio, com entregas em dia e a resolução de problemas na hora.

Actualmente, a sustentabilidade é algo a ter em conta pelas empresas?

Cada vez mais as empresas procuram soluções mais verdes nas várias áreas e nos consumos da empresa, e o coffee break não é excepção, seja na procura de cápsulas menos poluentes, no qual a Lavazza é pioneira no design e concepção de cápsulas compostáveis profissionais, seja na oferta de soluções de café em grão. Ao dia de hoje, quase todos os produtos que a Lavazza apresenta têm as suas emissões de CO2 compensadas através de projectos ambientais e todas as embalagens utilizadas são 100% recicláveis. Este tema é também uma preocupação maior quando estamos a trabalhar B2B porque, como empresa, é importante ter uma actuação e um crescimento sustentáveis, estabelecendo metas e objectivos a cumprir. Na prática, isto verifica- se, por exemplo, na utilização de painéis solares nas instalações ou na transição energética para uma frota de veículos 100% eléctrica. As empresas devem dar o exemplo e basear a sua actuação nos valores e ética que dizem ter. Nos dias de hoje, uma empresa que não tenha um impacto positivo na sociedade não é uma empresa com potencial de crescimento.

No entanto, embora consigamos apresentar soluções totalmente verdes ainda sentimos alguma resistência na aceitação ou na tomada de decisão, uma vez que os produtos são mais caros do que um café de produção “normal” e em cápsula de plástico ou alumínio. Ainda sentimos alguma resistência no que respeita a este tema, tendo em conta que quando trabalhamos B2B, o consumidor tende a ser mais racional, valorizando o preço. Fazendo uma comparação com o consumidor final, este tende a ser mais emocional e menos sensível ao preço e quando opta por soluções verdes é por decisão pessoal e não por cumprimento de metas.

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