Plantar sem restrições

EXECUTIVE DIGEST CONTENTS

O sol desafia-nos para dar-mos largas à nossa imaginação e é nessas alturas que nos surgem uma série de ideias. Queremos estar em forma, sentirmo-nos bem na nossa pele, saudáveis, confiantes. E inevitavelmente pensamos na nossa alimentação, nos produtos vegetais e nos pesticidas que vêm por arrasto. É nessa altura em que decidimos, a bem da saúde, fazer crescer algumas espécies hortícolas no nosso apartamento. Vai querer certamente apostar nas online apostas e adquirir uma boa terra à qual poderá acrescentar húmus para que a sua colheita seja da melhor qualidade e o presenteie com generoso bónus grátis, tanto a nível de quantidade como nutricionais, isentos de quaisquer químicos.

O meu apartamento possui uma horta livre de químicos

Antes de mais observe o seu apartamento tentando perceber o tipo de ambiente das várias assoalhadas. Qual será a que tem uma luz mais apropriada para o tipo de hortícolas que deseja plantar. Haverá ou não demasiada humidade? Qual a quantidade de janelas e quais as fontes de calor. O local é arejado naturalmente? Depois de analisar estes parâmetros e escolher a sua assoalhada preferida para o efeito, é altura de por as mãos à obra. Mas, antes de mais, decidir o que vai cultivar.

Elabore uma lista dos seus produtos favoritos e, na internet ou numa biblioteca local, consulte quais desses vegetais deverá plantar, dependendo no período do ano em que se encontra. Este é o caminho mais certo e talvez com mais probabilidades de sucesso. Vegetais da horta, como tomates, espinafres, cenouras, batata doce, couves ou abóboras pequenas, bem como ervas aromáticas como coentros, salsa e hortelã dão sempre jeito. Curcuma, gengibre, piri-piri e alho também são boas opções.

Se tiver uma pequena varanda, essa poderá ser a melhor opção para a sua mini-horta. Os vasos deverão ser fundos porque a maior parte das plantas gosta de estender as suas raízes. Se fizer uma experiência e plantar, por exemplo, tomates cherri (dos pequeninos) em dois vasos distintos, em que um deles é bem menos profundo que o outro, verá que o tomateiro que nascer no vaso onde encontra mais espaço em profundidade vai dar-lhe mais e melhores tomates. Ah, se gosta de morangos, também são uma boa opção para plantar.

A terra deve ser apropriada para a horta. Já em relação às plantas, pode adquiri-las ainda pequenas num horto ou num mercado biológico. Se preferir pode recolher as pequenas sementes de vegetais e frutos que costuma consumir. Deixe secar essas sementes durante uns dias e, seguidamente enterre-as a pouca profundidade no respetivo vaso. Poderá também optar por plantar inicialmente num «berçário» que pode fazer em caixas de ovos de papelão. É só encher de terra, abrir uns socalcos, colocar em cada socalco uma semente e tornar a tapar. Vá mantendo a terra húmida com água e dali a uma ou duas semanas, começará a ver as sementes a geminar. Quando a planta atingir uma altura de um dedo, poderá transplantá-la para o seu vaso definitivo. Aconselhamos a colocar, no fundo do vaso, umas pedrinhas ou casca de amendoins ou nozes, antes de colocar a terra, para se realizar uma boa drenagem. As plantas não gostam de água em demasia. Regue-as com moderação e admire o seu desenvolvimento ao longo do tempo.

Ler Mais