ISCSP: Qualidade da formação
EXECUTIVE DIGEST CONTENTSNa área da Saúde, o Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP-ULisboa) já é reconhecido nacional e internacionalmente pela qualidade dos programas apresentados e pela excelência das pessoas que colaboram nos diferentes graus dos cursos oferecidos. Os professores do ISCSP e todos os convidados (pessoas que se têm notabilizado pela sua acção na área da Saúde com reconhecido mérito), formam uma equipa de elevada qualidade e por isso a liderança desta área de formação na Saúde tem sido um dos nossos objectivos.
Este é um momento muito particular no sector da Saúde. Além de estar permanentemente submetido a grande pressão, adivinha-se uma crescente preocupação com este sector que se encontra abalado pela actual pandemia causada pelo vírus SARS-CoV-2, desde logo pelas alterações que criou à actividade programada, pelo consumo de recursos, pelo próprio desconhecimento
dos profissionais e pelos impactos sociais e económicos que causou na população. É, assim, cada vez mais urgente alterar o paradigma, colocando o cidadão no centro do sistema, promover uma efectiva colaboração do sistema de saúde de modo a minimizar os efeitos não previstos e não esquecer a prevenção da doença e promoção da saúde junto toda a população, que por si só já tem um contexto sociodemográfico pouco favorável dada a população envelhecida, o baixo índice de natalidade e o aumento das doenças crónicas.
Em termos formativos na área da Saúde, o ISCSP através dos programas do II e III ciclo de estudos em Administração Pública na especialidade de Administração em Saúde e da sua Escola de Administração e Gestão de Saúde, apresenta uma fileira pedagógica de características únicas. De uma forma geral, um aluno após a licenciatura, pode fazer toda a sua restante formação na área da Saúde, desde a pós-graduação em Administração e Gestão de Saúde, reconhecida oficialmente pelo Colégio da Competência em Gestão de Serviços de Saúde da Ordem dos Médicos, passando pelo mestrado, até ao doutoramento.
Os créditos oficializados pelo Conselho Científico do ISCSP apresentam-se como facilitadores para a conclusão dos diferentes graus. Salientam- -se ainda os cursos tailor made, cujos principais utilizadores são as empresas e entidades deste sector. Ganha relevo em matéria formativa a pós-graduação em Administração e Gestão de Saúde, articulada com o Instituto de Estudos Pós-Graduados (IEPG) do ISCSP, uma vez que a liderança da saúde nos próximos anos será assumida por todos os que tiverem mais competências nas diferentes áreas do saber, e que encontrem na formação um valor acrescido para a sua melhoria e desempenho.
Reconhecida pela Ordem dos Médicos, através do Colégio da Competência em Gestão dos Serviços de Saúde desde 2017, esta pós-graduação vai para a sua 6.ª edição consecutiva e conta com um grupo de docentes de excelência, em matéria de Políticas e Sistemas de Regulação na Saúde, Gestão de Recursos Humanos, Satisfação e Qualidade em Saúde, Direito e Legislação na Saúde, Inovação em Saúde, Informação, Comunicação e Marketing, Ética e Governance, Financiamento, Negociação e Contratualização na Saúde, Logística e Gestão da Cadeia de Valor nos Serviços de Saúde. No último módulo são ainda leccionados cinco Seminários de Administração e Gestão de Saúde com o objectivo de dar a possibilidade aos alunos de aprofundar áreas temáticas optativas ao encontro dos seus interesses. O objectivo é proporcionar uma nova experiência correspondendo da melhor forma às suas expectativas, permitindo o debate e a discussão de casos práticos na área da gestão, administração e governação da saúde.
Preferencialmente, a pós-graduação em Administração e Gestão de Saúde destina-se a: Quadros superiores (Administradores, Gestores, Directores e Coordenadores) do sector da Saúde que pretendam actualizar ou aprofundar os seus conhecimentos na área científica da Gestão; Profissionais de saúde: Médicos, Médicos Dentistas, Enfermeiros, Farmacêuticos, Nutricionistas, Psicólogos, Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica; Licenciados das áreas de Gestão, Economia, Finanças, Direito, Tecnologias da Saúde, Serviço Social e outros Técnicos Superiores com responsabilidades de gestão no sector público, privado e/ou social; Outros dirigentes de instituições de saúde (Conselhos de Administração/ Directores executivos de ACES/Coordenadores de Unidades Funcionais).
A procura pela área da Saúde no ISCSP tem sido crescente desde a abertura da Escola de Administração e Gestão da Saúde, o que traduz de forma clara a visibilidade desta área de especialização. É ainda de destacar a actividade de investigação produzida em matéria de saúde no Centro de Administração e Políticas Publicas (CAPP) do ISCSP, que conta com um total de um total de 63 artigos científicos nos últimos três anos, onde se destacam revistas com peer review ou com indexação ISI/SCOPUS, a referir: Health Policy, WHO Public Health Panorama (Organização Mundial da Saúde), Bulletin of the World Health Organization International, Journal of Global Health, PLoS Medicine, Journal of Health Planning and Management, Omega – The International Journal of Management Science, Revista Portuguesa de Gestão em Saúde, Revista de Administração Hospitalar e Inovação em Saúde, Jornal Brasileiro de Economia da Saúde, European Journal of Operational Research, Acta Médica Portuguesa, International Journal of Health Services, Revista de Gestão em Sistemas de Saúde.
Os nossos programas de formação vão ao encontro das exigências de todos aqueles que estão ligados ou interessados nesta área complexa de gestão, independentemente da sua formação de base, apresentando como mais valias, entre outras: Dar a conhecer as teorias e conceitos, os métodos, as técnicas e instrumentos de Gestão que facultem um quadro de referência adequado à sua aplicação prática; Conseguir consolidar o conhecimento científico; Formar quadros superiores de organizações, públicas, privadas e/ ou sociais, com elevada capacidade técnica e conhecimentos específicos neste sector, que permitam o desenvolvimento e reforço da capacidade competitiva das organizações; Promover a interacção entre alunos e formadores com aplicação prática dos conhecimentos através da análise de casos, incentivando a “produção do saber” através da realização de trabalhos académicos e respectiva publicação; Providenciar formação avançada de excelência, orientada para a aquisição de conhecimentos que potenciem a eficiência e a eficácia dos sectores público, privado e social.
Entre as actividades da Escola de Administração e Gestão de Saúde do ISCSP, destaca-se o desenvolvimento da Área de Consultoria em Saúde. As autarquias locais e as empresas farmacêuticas apresentam-se pela sua importância e sensibilidade para determinadas matérias como parceiros ideais para a realização de estudos que permitam avaliar e propor novos modelos de intervenção nesta área específica. Um exemplo marcante onde a nossa equipa de consultoria especializada pode fazer toda a diferença é no apoio aos municípios que passam a participar directamente na organização dos cuidados de saúde primários, no âmbito do recente processo de transferência de competências de saúde, no âmbito da descentralização em matéria de gestão e manutenção das infraestruturas, a área logística, os recursos humanos (assistentes operacionais) e em parte a estratégia de promoção da saúde a realizar junto da comunidade.
Como prova do reconhecimento nesta matéria, destaca-se o facto do ISCSP ter sido seleccionado em processo concursal nacional para a prestação de serviços de consultoria na área da gestão em saúde, em matéria de transferência de competências do domínio da saúde para o município de Lisboa. Em termos de projectos nacionais é de destacar que a Escola de Administração e Gestão de Saúde do ISCSP integra e coordena a iniciativa PORTUGAL IMUNE, em colaboração com a Associação Portuguesa de Empresas de Estudos de Mercado e de Opinião (APODEMO), que tem como principal objectivo identificar a presença de anticorpos do vírus Sars-Cov-2, responsável pela COVID -19, junto da população portuguesa e, em função dos resultados, avaliar o seu impacto em termos de políticas publicas de saúde.
Desde sempre que a Escola de Administração e Gestão de Saúde junta o Mérito aos prémios de natureza pecuniária e social. Desta forma, os nossos actuais parceiros, a Fundação Servier, de origem francesa e o Grupo EMS Internacional, brasileiro na sua origem, são patrocinadores no seu conjunto de prémios no valor de 30 mil euros e bolsas de estudo para alunos mais carenciados. É objectivo promover uma maior interligação entre os cursos conferentes de grau, licenciatura, mestrado e doutoramento com os cursos profissionalizantes, nomeadamente pós-graduações e/ou cursos de formação especializada.
Esta integração entre o modelo académico e o modelo profissionalizante, apresenta uma mais-valia, pois permite uma vivência do sector da Saúde por diferentes prismas, partilhando e alinhando os conhecimentos teóricos com os aspectos particulares da prática diária. As nossas principais prioridades para este ano são claras, por um lado manter o reconhecimento individual e de diferentes instituições, pela qualidade da nossa formação e por outro lado iniciar o processo de internacionalização nesta área específica da Saúde, pois são vários os pedidos que temos para iniciar este novo desafio.