Investir em Fundos Imobiliários através da Bolsa de Valores

EXECUTIVE DIGEST CONTENTS

Os grandes investidores optam por diversificar o seu investimento no mercado imobiliário, adquirindo diferentes ativos, de classes distintas e em várias localizações. Este tipo de investimentos exige valores mínimos de investimento elevados, que não estão ao alcance de todos. Qual será então a alternativa para um investidor iniciante ou com pouco capital disponível, que pretenda ganhar alguma exposição no mercado imobiliário?

Para este tipo de investidores, uma boa alternativa será o investimento em Fundos Imobiliários através da Bolsa de Valores, através da compra de ações de empresas imobiliárias, de ETFs do setor imobiliário ou de REITs. Claro que a compra física de imóveis continua a ser a forma mais popular para a maioria dos investidores, mas a Bolsa de Valores pode oferecer boas oportunidades de investimento.

Qual a melhor forma de investimento?

A escolha entre o investimento tradicional de compra física de um imóvel ou do investimento através da Bolsa de Valores, depende principalmente dos seguintes fatores:
• Do Investidor
• Do Capital Disponível
• Do Nível de Tolerância ao Risco
• Dos Objetivos de Investimento
• Do Estilo de Investimento

Nos dias de hoje, o acesso facilitado às Bolsas de Valores permite a qualquer investidor, rentabilizar o seu capital no produto financeiro que desejar, em qualquer parte do Mundo. Isto significa que, residindo em Portugal, poderá investir no crescimento do mercado imobiliário dos Estados Unidos da América, por exemplo.

Para começar a investir em Fundos Imobiliários necessita de um investimento inicial bastante reduzido em comparação ao investimento associado à compra de um imóvel, de dezenas, ou até mesmo centenas de milhares de euros.

Os custos associados a este tipo de investimentos, devem ser também um ponto a ter em conta. No caso do investimento físico em imóveis, deve contar com vários custos associados à compra e venda dos mesmos, como as comissões ao intermediário da imobiliária (no caso de venda), pagamento de impostos sobre a propriedade, manutenções, seguros, entre outros. Se optar por investir através do mercado de ações, o único custo que terá de pagar será uma pequena comissão à sua corretora, pela aquisição do produto financeiro.

No que toca ao risco envolvido no investimento em imobiliário, será muito mais fácil diversificar o seu portfólio através da Bolsa de Valores, onde poderá minimizar os seus riscos, optando por investir no mercado imobiliário noutros países, até mesmo fora da União Europeia. Existe também a possibilidade de investir em diversos tipos de imóveis como Centros Comerciais, Hotéis, Hospitais, Propriedades de Férias, entre muitos outros. Esta diversificação, possibilita a distribuição do seu risco de investimento.

No caso do investimento físico de um imóvel, a sua exposição será limitada apenas ao país e cidade onde o imóvel se situa, e apenas a um tipo de propriedade, seja ela um apartamento, uma moradia, ou algum tipo de estabelecimento comercial.

Se considera a liquidez um fator importante nos seus investimentos, os investimentos em Fundos Imobiliários levam uma grande vantagem. Caso venha a precisar do seu capital mais cedo do que o previsto, ao contrário do que acontece na venda de um imóvel, que pode demorar meses ou até mesmo anos até reaver o seu capital, a venda dos seus investimentos na Bolsa de Valores demora apenas alguns segundos, e terá o seu capital disponível de imediato.

Como investir em Fundos de Investimento Imobiliário?

Na Bolsa de Valores pode encontrar inúmeras empresas ligadas ao mercado imobiliário. Ao comprar uma ou mais ações de empresas deste setor, pode obter uma boa exposição, a um preço mais reduzido do que a compra física de um imóvel. Este tipo de empresas imobiliárias, incluem como referido anteriormente, vários tipos de propriedades, além disso, muitas destas empresas pagam dividendos aos seus acionistas, garantindo assim um rendimento passivo, semelhante à renda obtida do arrendamento de um imóvel.

Os ETFs são títulos que podem ser negociados nas Bolsas de Valores através de intermediários como as corretoras. Se pretende obter uma boa distribuição dos seus riscos, estes fundos de ações, permitem-lhe investir a um custo reduzido em vários tipos de propriedades, através de um único instrumento financeiro. Dada a sua excelente diversificação, o ETF não exige uma pesquisa e análise tão aprofundada de cada empresa, como é o caso das ações tradicionais.

Os REITs, também conhecidos por Fundos de Investimento Imobiliário, são entidades cotadas na Bolsa de Valores, que desenvolvem ou gerem imóveis, com o objetivo de gerar receita. Estes distribuem uma grande percentagem da sua receita entre os seus acionistas através do pagamento de dividendos. A maioria dos REITs são especializados num setor em específico, de modo a canalizar o financiamento num segmento do mercado imobiliário em particular, no entanto, existem REITs mais diversificados e com diferentes tipos de imóveis nas suas carteiras.

Tal como em qualquer investimento, seja ele a compra direta de um imóvel, ou o investimento através da compra de ações ou de ETFs, tem riscos associados. Desta forma, é importante que os investidores se familiarizem melhor antes de decidirem investir o seu capital.

Comece já a investir com a Admiral Markets. Consulte todas as informações no site

Ler Mais





Comentários
Loading...