Gi Group lança nova organização depois de resultados recorde em 2021

EXECUTIVE DIGEST CONTENTS

A Gi Group Holding, um dos principais players mundiais em serviços e consultoria de recursos humanos, terminou a 20 de junho de 2022 a sua reorganização corporativa e lançou uma nova organização do Grupo no início do mês de Julho.

Depois de obter os melhores resultados económicos e financeiros da empresa fundada em Itália, em 1998, a Gi Group escreve, agora, uma nova fase da história da empresa através da conclusão da racionalização da estrutura corporativa. Acompanhando a evolução do grupo e o crescimento exponencial, o dia 1 de Julho do corrente ano marca, igualmente, a nova organização do Grupo.
Com receitas de 3,2 mil milhões de euros, que representam mais 30% em relação ao ano anterior, assim como um lucro líquido de 40 milhões de euros, ou seja, mais 15% do que em 2020, a GiGroup celebra os melhores resultados de sempre, depois de marcar presença em 29 países por todo o mundo, de mais de 650 balcões e escritórios, e mais de 6.700 colaboradores. Para acompanhar a evolução do Grupo e para responder, com eficiência organizacional, à dimensão crescente da Gi Group, a empresa iniciou um processo de renovação.
Em termos executivos, a reorganização assenta em diversos pontos: fusão por incorporação de “SCL HOLDING S.p.A.” em “GI GROUP HOLDING S.r.l.”, e transformação simultânea em “Società per Azioni”, com a adopção de um novo estatuto; a cisão parcial do “GI GROUP S.p.A.” a favor da “GI GROUP HOLDING S.p.A.”; e, ainda, a fusão por incorporação da “GI INTERNATIONAL S.r.l.”, em “GI GROUP HOLDING S.p.A.”.
Em particular, a nova estrutura visa simplificar os níveis hierárquicos e a administração, concentrando o controlo sob uma única empresa, a GI GROUP HOLDING S.p.A., com os recursos necessários para coordenar as atividades das filiais italianas e as que estão espalhadas pelo mundo. O objectivo é, de acordo com a marca, maximizar o valor global e as sinergias internas, simplificar o fluxo financeiro, melhorar a reconhecimento do Grupo, promover a estratégia de M&A e potenciais operações nos mercados de capitais.
Em Portugal, o Grupo que promove a sua missão como “More Than Work”, oferece serviços através de cinco marcas (Gi Group, Gi BPO, Wyser, TACK/TMI e QiBit), tendo realizado mais de 50.000 contratos de trabalho no mercado desde o seu início no país. A Gi Group conta, no nosso país, com 11 filiais de norte a sul do país e procura, sobretudo, proporcionar um mercado de trabalho global sustentável, dinâmico e agradável, reflectindo as necessidades em constante mudança de candidatos e empresas.
Para a Gi Group Holding, o ano fiscal de 2021 terminou com receitas superiores a 3,2 mil milhões de euros, mais de 30% face ao ano anterior, com uma contribuição de receitas internacionais de cerca de 51%. A rentabilidade também aumentou, com o lucro bruto de 423 milhões de euros, mais 37% face a 2020, o EBITDA igual a 115 milhões de euros, mais 43% face a 2020, e o lucro líquido de 40 milhões de euros, ou seja, mais 15% face ao ano anterior.
Para Stefano Coli-Lanzi, CEO e Fundador da Gi Group Holding, «a estratégia lançada pela Gi Group Holding permitiu um rápido crescimento não só em Itália, mas especialmente no exterior graças às inúmeras operações de M&A bem-sucedidas. Hoje somos, de facto, um player de classe mundial, capaz de competir com líderes do sector, com a ambição de continuar com determinação no desenvolvimento do nosso negócio. O caminho de crescimento escolhido também deve ser sustentável e é por isso que decidimos simplificar a estrutura do Grupo de forma a alcançar a eficiência e facilitar as operações financeiras extraordinárias da melhor forma possível.»
A prestar serviços a mais de 20.000 empresas clientes e com receitas de 3.2 mil milhões de euros (2021), a Gi Group Holding é a quinta maior empresa europeia de recrutamento e a 16ª a nível mundial, de acordo com a consultora Staffing Industry Analysts.