Economia circular: como contribuir

Cada vez mais as empresas se demonstram empenhadas em criar uma economia circular, mais eficiente e focada em eliminar o desperdício. Uma dessas empresas é a Vodafone, que quer desempenhar um papel importante nesta transição. 

À medida que a tecnologia continua a desenvolver-se a alta velocidade, também o estilo de vida das populações se vai tornando mais complexo. As redes são constantemente atualizadas com maiores velocidades, o que faz com que os equipamentos móveis se tornam redundantes cada vez mais depressa. De acordo com dados das Nações Unidas, por ano, mais de 90% dos resíduos eletrónicos em todo o mundo, no valor de perto de 16,5 mil milhões de euros, são trocados ilegalmente ou descartados. Destes resíduos, menos de 20% são reciclados e apenas 5% dos metais utilizados em equipamentos eletrónicos são tipicamente reciclados. É fácil perceber, por isso, que o e-waste é um problema ambiental significativo e crescente. Nos Estados Unidos, por exemplo, o e-waste representa 2% do total de resíduos, mas 70% dos resíduos tóxicos.

Perante estes dados, a Vodafone global estabeleceu o objetivo de reutilizar, vender ou reciclar 100% dos seus resíduos até 2025. Assim, o grupo de telecomunicações tem ativa uma política de gestão de resíduos que dá prioridade à reutilização ou reciclagem de equipamentos indesejados, em segurança e de forma responsável. Do mesmo modo, a Vodafone afirma manter em funcionamento os recursos durante tanto tempo quanto possível, de forma a extrair o máximo valor do equipamento, para depois o recuperar e reutilizar os materiais, antes de os reciclar.

Este ano, apenas nas suas próprias operações, a Vodafone global gerou 9.500 toneladas de resíduos, das quais recuperou e reciclou 84,9%. Globalmente, 99,9% dos resíduos provenientes de redes foram remetidos para reutilização ou reciclagem.

Além desta gestão da sua rede de resíduos, a Vodafone está também a trabalhar em diversas formas de melhorar a reutilização e reparar os equipamentos eletrónicos. Vários mercados estão a operar em conjunto no sentido de encorajar os clientes a reparar e/ou devolver equipamentos móveis e routers avariados ou sem uso. Tudo com o objetivo de contribuir para uma economia circular que reduza os resíduos gerados no setor das telecomunicações, de uma forma segura e responsável.