VERALLIA PORTUGAL – Mudar mentalidades
A inovação na história da Verallia passa e passou pela mudança de mentalidades. Na indústria vidreira, a evolução associada às tecnologias e aos métodos de trabalho é incontornável e tem um peso relevante, «mas o pilar do sucesso da Verallia está, sem dúvida, no factor humano, na sua segurança diária, na sua formação e no seu bem-estar», afirma Paulo Pinto, director Ibérico da Verallia.
A Verallia soube ao longo da sua história inovar, transformar-se e reinventar-se com o objectivo de garantir a modernização das suas máquinas e a qualidade tecnológica em todo o processo. «Neste sentido, o peso da inovação está no nosso ADN, nas nossas tarefas diárias e no incentivo à inovação em prol do objectivo comum. A nossa inovação passa em aceitar novos desafios internos e externos, satisfazer os clientes indo ao encontro das suas necessidades e ter uma presença mais competitiva no mercado», refere Paulo Pinto. «Neste ponto, é de salientar que a Verallia Portugal possui a Certificação Investigação & Desenvolvimento & Inovação (IDI) – NP 4457, além de outras sete certificações – ISSO 9001, ISO 14001, ISO 22000, ISO 50001, OSHAS 18001, FSSC 22000, e EMAS», acrescenta.
CENTRO DE INOVAÇÃO
O Centro de Inovação que está nas instalações da Verallia Portugal, na Figueira da Foz, festejou 10 anos em 2017 e ao longo desta década nasceram muitos projectos, «muitos sucessos, muitas parcerias e o nosso maior orgulho é a satisfação dos clientes associada aos produtos desenvolvidos, parceiras significativas e criação de valor de dentro para fora da empresa», avança o director Ibérico.
O centro oferece um espaço, uma equipa e meios técnicos dedicados a desenvolver soluções para as ideias dos clientes. «A sua implementação foi um marco de valor, pois permitiu a aglomeração das potencialidades de um gabinete de design com melhor comunicação e foco total no cliente. Através dessa fusão, foram desenvolvidos novos formatos comunicacionais entre todos os clientes e equipas da Verallia Portugal, relacionamentos mais estáveis com os clientes em termos de Marketing e Comunicação, processos mais meticulosos de descoberta das necessidades do cliente, amostragens mais activas de produtos, com a possibilidade de relacionar com outros produtos existentes no mercado», indica.
O Centro de Inovação desenvolve sinergias entre o cliente e as novas tecnologias, sendo que a ligação entre as suas ideias e o desenvolvimento de novos produtos é de maior velocidade (time to market), qualidade de serviço, acesso directo ao know-how e visualização 3D do produto final. Todas estas valências funcionam numa simbiose entre Design, Marketing, Comunicação e Performance (Produção) e em ligação com outros Centros de Inovação Verallia espalhados pelo mundo.
Num constante aperfeiçoamento de serviços, o Centro usufrui de uma ferramenta essencial de aceleração do desenvolvimento tecnológico da empresa, denominada EPM (Early Product Management), destinada a garantir a eficácia do desenvolvimento dos produtos de acordo com as ferramentas industriais da empresa, permitir um melhor posicionamento, oferecendo aos clientes a possibilidade de criar parcerias, argumentar de uma forma eficiente e personalizada a qualidade dos produtos, tornar os processos mais eficientes e eficazes, que resultam em novas ideias que surgirão em valor acrescentado para a empresa e para os clientes.
NOVOS HORIZONTES
Em pleno século XXI, as exigências dos mercados económicos, a crescente necessidade de inovação e diferenciação, a competitividade, a preocupação em estar lado a lado com o cliente em todas as fases de desenvolvimento do produto/serviço de maneira a criar e responder em tempo útil com ferramentas adequadas, leva a que as empresas abram novos horizontes para potenciar a melhoria contínua e algumas mudanças com origem não só no “de dentro para fora”, mas igualmente no “de fora para dentro”.
A sinergia “investigação e indústria” traz novas oportunidades às empresas para formar parcerias com as Universidades que permitem desenvolver projectos, inovação, tecnologia e criatividade. «A ligação entre o mundo académico e a vida empresarial deve ser uma constante onde o sucesso de ambas as partes passa pela proximidade, a dinâmica da indústria e a investigação », refere o director Ibérico.
O Concurso Verallia Design Awards, dirigido aos estudantes do Ensino Superior de Design, é um exemplo significante desse contacto. Os estudantes têm a oportunidade de formular projectos para garrafas de vidro de embalagem, bem como a possibilidade de conhecer a indústria vidreira e os seus profissionais. Este ano e desde o passado mês de Outubro, estão abertas as candidaturas para a 5ª edição 2017/2018, cujo tema é “Azeites”. O concurso ganhou repercussão mundial no ano de 2017, sendo que, pela primeira vez, decorreu o Verallia Design Awards Internacional em Paris, onde uma aluna portuguesa, Adriana Ferreira, da Escola Superior de Educação de Coimbra, com a garrafa “30”, concorreu com o seu projecto perante um júri internacional.
EXCELÊNCIA INDUSTRIAL
Com o objectivo de operacionalizar toda a orgânica da empresa, a Verallia implementou, em 2011, o projecto Verallia Industrial Model (VIM), um programa de excelência industrial cujo objectivo foi optimizar a eficiência industrial e eliminar todo o tipo de perdas (energia, qualidade, tempo e gastos diversos) tanto a nível industrial como administrativo. De acordo com Paulo Pinto, «em 2017, o VIM passou a designar-se Verallia Industrial Management, o que significa que se chegou a um patamar tal que, neste momento, o VIM já não é apenas um modelo, mas sim uma autêntica ferramenta de gestão». Para tal, foi necessária uma mudança de mentalidades e comportamentos que conduziu a um envolvimento, espírito de equipa e iniciativa de todos os colaboradores, com partilha de boas práticas e aposta na evolução, optimizando os stocks.
Com a consistência do avanço tecnológico, a Verallia pode antecipar futuras tendências de consumo, agilizar e planear com os seus clientes o lançamento dos produtos para o mercado permitindo uma maior taxa de retorno com eficiência e visibilidade. Neste momento, através da tecnologia, as previsões dos clientes estão directamente ligadas aos mapas de produção de maneira a planear e gerir da melhor forma o que se irá produzir em função das reais necessidades.
Recentemente, no mercado dos vinhos de mesa, a Verallia lançou o Verallia Easy Open (V.E.O.) [registado e patenteado], um sistema de abertura fácil da garrafa de vinho, seguro e que melhora a imagem da garrafa após descapsulagem. Além disso, com a aposta na investigação e desenvolvimento de produto, a Verallia inovou com as suas garrafas completamente transparentes à luz do dia, que revelam um azul fluorescente sob o efeito da luz negra.
Em termos de design e inovação, a Verallia prima, igualmente, pela sua marca premium, a Selective Line «que apresenta uma gama de garrafas de grande prestígio com design único para produtos que pretendem marcar pela diferença e com possibilidade de decorações exclusivas e totalmente “fora da caixa”», avança o director Ibérico.
De salientar, igualmente, que a instalação, na Verallia Portugal, de uma máquina “Tripla Gota” permitiu o aumento da produtividade e da flexibilidade, respondendo às necessidades dos clientes e melhorando a eficiência comercial em termos de “time-to-market”. O desenvolvimento tecnológico permitiu também à Verallia revolucionar a indústria da embalagem com a sua ferramenta de criação, a aplicação Virtual Glass, com o objectivo de simplificar a vida dos clientes bem como a dos designers e equipas de marketing. A Verallia tem ainda a ferramenta My Verallia que permite ao cliente, numa plataforma única, fazer a sua encomenda online, acompanhá-la, ver as últimas encomendas, aceder às facturas, guias de remessa, entre outras informações tais como, novidades em termos de produtos, acções, certificações, notícias.