Universidade Portucalense: Rigor Académico

O MBA Executivo aporta conhecimento num ambiente de excelência e diversificado, preparando os líderes para os desafios do futuro. Em entrevista à Executive Digest, Marta Ferreira, Coordenadora da Formação Executiva da Universidade Portucalense, explica como o programa ajuda a dar resposta a quem ambiciona desenvolver uma carreira profissional com forte pendor de liderança e desenvolvimento.

O MBA Executivo da Portucalense Business School destina- se a profissionais oriundos de diversas áreas que pretendam reforçar os seus conhecimentos e competências na área de gestão. De que forma está organizado?

O MBA Executivo da Portucalense Business School destina-se a todos os profissionais que pretendam uma mudança de carreira ou um crescimento profissional, posicionando estrategicamente os profissionais como gestores de topo e preparando-os para os exigentes desafios do mercado.

A estrutura do curso segue uma lógica modular dividida em três grandes áreas, Get Set, Get Ready e Get Going. O primeiro bloco, Get Set, foi desenhado com o intuito de dotar os participantes de conceitos e técnicas inovadoras que permitirão auxiliar a gestão das empresas. O segundo bloco, Get Ready, centra-se na aquisição de competências e conhecimentos que vão permitir antecipar cenários e soluções recorrendo a práticas de gestão baseadas na inovação e criatividade, o terceiro bloco, Get Going, prepara os participantes a adoptarem uma postura pró-activa e estratégica na área da liderança, transformação digital, sustentabilidade e gestão, no sentido de fazerem frente aos diferentes desafios dos mercados em que actuam.

As três áreas acima referidas são acompanhadas por 48 seminários, que poderão assumir um formato de Masterclass, Laboratório ou Visita. Exemplo disso é o Innovation and Internationalization Tour, constituído por sessões focadas na inovação e internacionalização no âmbito da Unidade Curricular em causa.

O MBA Executivo culmina com a International Week, uma semana internacional em Paris, que constitui um elemento de destaque deste programa. A semana internacional, que está integrada no MBA, é o resultado de uma parceria estabelecida com uma Business School com tripla Certificação (ACSB, AMBA e EQUIS) e de referência internacional na área da Inovação aplicada à Gestão. Esta experiência permitirá aos participantes a realização durante uma semana, de uma experiência imersiva, na qual terão acesso a aulas e a visitas a empresas mundialmente reconhecidas e que possuem os seus headquarters em Paris.

Sendo uma Business School de referência mundial na área do Design Thinking, Criatividade e Inovação, durante esta semana vamos focar-nos na inovação e na criatividade enquanto instrumentos de gestão.

Ao longo do MBA pretende-se ainda que os estudantes participem e se sintam envolvidos em actividades que promovam diversas competências transversais e que fomentem a partilha de contactos, bem como a aproximação à realidade empresarial.

E quais os principais perfis dos participantes? O que pretendem?

O MBA Executivo dirige-se a profissionais que procuram adquirir competências de gestão, através de uma experiência intensa, imersiva e transformacional, capaz de os preparar para os desafios, cada vez mais diversificados, da gestão de topo e, por essa via, contribuir de forma mais significativa para o sucesso das empresas. Encontramos, igualmente, profissionais que procuram um desenvolvimento da sua carreira através da aquisição de novos conhecimentos, bem como aprofundar os já existentes.

O MBA irá reunir diferentes perfis de gestores, com experiência em pequenas e médias empresas, assim como os que integram empresas de grande dimensão e multinacionais em qualquer sector.

Um dos factores mais procurados neste tipo de curso é a capacidade do programa conseguir estimular e melhorar o pensamento crítico, a criatividade e a capacidade de inovação aplicada à área da gestão. Percebemos que a capacidade de inovar na área da gestão poderá representar um problema em gerações futuras e que é também um problema identificado pelos profissionais, pelo que desenhamos um MBA que tem como prioridade a Inovação em todas as suas unidades curriculares.

Paralelamente, existe um interesse em alargar o networking nacional e internacional, pelo que promovemos o contacto entre os participantes e as empresas ao longo do curso. Existe uma estreita ligação ao meio empresarial através dos seminários, masterclass e visitas que se realizam ao longo do curso. E ainda através da rede de contactos dos docentes, pelas ligações que possuem com o mundo empresarial. A semana Internacional torna-se essencial na partilha de contactos, permitindo a cada participante alargar os seus contactos a nível internacional.

Pretendemos que o MBA se torne um programa que aporte conhecimento num ambiente de excelência, diversificado e que potencie os resultados de aprendizagem pela riqueza de experiências, visão e expectativas dos envolvidos.

A promoção da ligação com outras empresas e com universidades é uma prioridade para o MBA?

A integração e a ligação com o tecido empresarial são fundamentais para o sucesso de todos os programas executivos que desenhamos e, por consequência, para os profissionais e a sua respectiva performance e impacto nas organizações. Procuramos estabelecer parcerias estratégicas em todos os cursos da Portucalense Business School. Estas parcerias são essenciais em todo o processo, desde a identificação da necessidade, à concepção e desenho do curso e por fim no decorrer do curso.

Através das parcerias garantimos uma forte ligação ao tecido empresarial e, dessa forma uma adequação às reais necessidades dos profissionais.

Procuramos, igualmente, ter uma ligação ao mercado através do corpo docente, conseguindo reunir a academia, empresários, consultores e gestores de topo altamente qualificados na construção dos programas, como é o caso do MBA Executivo.

Através do corpo docente garantimos o conhecimento e o rigor académico e, paralelamente, garantimos uma elevada componente prática com a possibilidade de imersão em cenários e contextos de trabalhos reais. A ligação às empresas e a parceiros estratégicos permitem-nos realizar aulas fora da Universidade e em mercados internacionais. A nossa parceria com uma Business School internacional é a prova que valorizamos a troca de experiências e de conhecimento com outras instituições.

Consideramos que a integração e a ligação ao mercado empresarial são cruciais para o sucesso dos profissionais.

Quais os principais factores que contribuem para o sucesso e distinção do vosso programa?

O MBA Executivo distingue-se essencialmente porque os participantes vão desenvolver as competências mais valorizadas no mercado de trabalho, ou seja, na área da liderança, transformação digital, sustentabilidade e gestão. É um programa vocacionado para a Gestão de Inovação, no qual os participantes vão poder estimular pensamento crítico, a criatividade e aumentar a sua capacidade de inovar no âmbito da gestão. No decorrer do programa os participantes vão ter acesso a técnicas que lhes permitem antecipar cenários e soluções e a conseguirem alcançar uma visão holística do mercado.

O MBA assumirá uma dinâmica muito prática, através do acesso a Seminários, Masterclass, Laboratórios e Visitas, e ao Innovation and Internationalization Tour, que permitirão vivenciar, em ambiente de simulação, os conceitos e as competências adquiridas ao longo do curso.

A International Week, integrada no MBA Executivo, é um dos grandes factores diferenciadores. A parceria desenvolvida com uma Business School de referência internacional na área da Inovação aplicada à Gestão e com tripla Certificação (ACSB, AMBA e EQUIS) vai permitir os nossos participantes alargarem as suas competências e terem acesso a técnicas e abordagens inovadoras na área da liderança, marketing, sustentabilidade e gestão. Poderão trocar experiências com profissionais e com estudantes internacionais.

Quais os skills que o MBA colocará ao serviço dos formandos?

Pretende-se com o MBA Executivo dar resposta a quem ambiciona desenvolver uma carreira profissional com forte pendor de liderança, proactividade e inovação, em prol do crescimento profissional e pessoal.

Os participantes vão desenvolver competências que lhes permitirão enfrentar os desafios do mundo dos negócios com confiança, desenvolver um perfil de liderança, diferenciarem-se no meio profissional e ganhar competitividade.

Serão trabalhadas competências de liderança, comunicação, negociação e tomada de decisão. Paralelamente, irão ter acesso a técnicas que os tornarão mais aptos a trabalhar em equipa e a gerir conflitos. No decorrer do MBA os participantes terão acesso a conteúdos inovadores em diferentes áreas como a estratégia empresarial, finanças, operações, marketing e tecnologia.

O pensamento crítico e a componente criativa estão presentes em todas as unidades curriculares e serão trabalhadas durante todo o programa. Consideramos que são essenciais para o sucesso das empresas.

E em relação ao corpo docente?

Contamos com uma equipa altamente qualificada e multidisciplinar, e procurando ter um corpo docente que alie a academia ao mercado empresarial, conseguindo reunir a academia com empresários, consultores e gestores de topo. Reunimos dois perfis que consideramos essenciais: percurso académico e percurso profissional/ empresarial. Procuramos igualmente ter uma visão internacional, pelo que recorremos aos nossos parceiros internacionais, tanto empresas como academias.

>> Marta Ferreira, coordenadora da Formação Executiva da Universidade Portucalense

Este artigo faz parte do Caderno Especial “MBA, pós-graduações & formação de executivos”, publicado na edição de Maio (n.º 218) da Executive Digest.

Ler Mais