UNIVERSIDADE PORTUCALENSE – Aposta na qualidade formativa
A Universidade Portucalense (UPT) apresenta este ano lectivo novas ofertas formativas, que vão das áreas de hotelaria e restauração à economia e gestão. Isabel Vaz Freitas, directora do Departamento de Turismo, Património e Cultura, e Ana Paula Silva, directora do Departamento de Economia e Gestão, explicam a aposta da UPT em cada uma das áreas formativas.
Quais as novas ofertas da UPT para o novo ano lectivo?
Através do Departamento de Turismo, Património e Cultura, a UPT aposta em áreas-chave para a competitividade dos diplomados no mercado de trabalho. O sector dos vinhos, incluindo o seu mercado global, é uma das grandes tendências em que a Universidade aposta, uma vez que une o turismo e a gestão da hospitalidade nos seus mercados de hotelaria, restauração e enoturismo, possibilitando algum trabalho no desenvolvimento local e regional, através da investigação que tem por base os temas do território.
Neste ano lectivo a UPT apostará nas áreas de hotelaria e restauração, através da formação de gestão da hospitalidade, com uma focalização no turismo de qualidade e de sectores de luxo. Esta novidade será acompanhada da já existente sensibilidade para a dimensão da internacionalização, onde a UPT tem vindo a afirmar- -se e distinguir-se.
A mesma preocupação existe no Departamento de Economia e Gestão, que tem vindo a consolidar a sua oferta formativa nas áreas que lhe dão nome, registando taxas de crescimento de dois dígitos ao longo dos últimos anos. Em 2018/19 teremos em funcionamento a 1.ª edição do recém-aprovado Doutoramento em Ciências Empresariais.
Uma das novidades apresentadas é o Doutoramento em Ciências Empresariais. Quais as inovações e mais-valias deste novo curso para os formandos?
O Doutoramento em Ciências Empresariais foi desenhado de acordo com o conceito de “Industrial PhD”: um doutoramento colaborativo entre a indústria e a academia, que visa dar resposta a desafios concretos das empresas. Os doutorandos estarão a investigar a solução para um problema concreto de uma empresa. Cada empresa beneficiará do conhecimento desenvolvido/ gerado, retirando vantagens competitivas no seu contexto de negócios específico, marcado pela rápida mudança, necessidade de inovação e flexibilidade, requerendo conhecimentos de ponta. Neste processo, garante-se a protecção do conhecimento como propriedade das empresas envolvidas. Entre os pontos fortes deste Doutoramento consta o seu carácter aplicado ao tecido empresarial numa lógica de problem-solving; o reforço das competências profissionais dos candidatos, através da utilização dos mais recentes e avançados quadros conceptuais e teóricos; o carácter personalizado do programa, sendo constituída uma comissão de acompanhamento própria para cada doutorando (cinco elementos) à medida do desafio empresarial sob investigação; o corpo docente altamente qualificado, combinando excelência académica com sólida experiência empresarial; a diversidade de unidades curriculares opcionais, permitindo o perfeito alinhamento com o contexto empresarial do doutorando; e a potencial inserção nos projectos da unidade de investigação REMIT – Research on Economics, Management and Information Technologies.
De que forma a oferta em mestrados, nomeadamente nas áreas de gestão, está articulada com o tecido empresarial?
No caso dos mestrados do Departamento de Turismo, Património e Cultura, os estudantes contactam desde o primeiro momento com empresas das áreas do turismo, hotelaria e restauração, com as quais desenvolvem muito de perto a sua formação.
No 2.º ano de mestrado os estudantes são incentivados a desenvolver estágios nas instituições. Temos parceiros envolvidos que surgem como estudo de caso e que têm todo o interesse em continuar com este trabalho de análise de dados internos que auxiliam a tomada de decisão. Assim, os nossos estágios têm sempre uma componente de investigação que alarga a relação e a mantém estável para o futuro.
No âmbito do Departamento de Economia e Gestão, consideramos também que a aproximação dos estudantes ao tecido empresarial, designadamente daqueles que ambicionam uma carreira nas empresas, é crítica para uma formação sólida e para o alcance de elevados índices de sucesso profissional. Conscientes desta realidade, o Mestrado em Gestão e o Mestrado em Marketing e Negócios Digitais privilegiam a construção de pontes entre a sala de aulas e a realidade empresarial, quer através do estudo de casos empresariais, quer por via de seminários que permitem trazer os empresários e a sua experiência até à Universidade.
Esses são momentos que reforçam a componente prática da aprendizagem e também proporcionam oportunidades únicas de networking com as empresas e seus dirigentes. O Mestrado em Gestão incorpora ainda o Programa On-The-Road, que inclui visitas a quatro empresas com características diferentes ao longo do ano lectivo, debate com os dirigentes empresariais e busca de respostas a questões colocadas pelas empresas e pelos docentes. Este cruzamento da academia com a gestão, sempre sustentado por um guia de acção e uma orientação próxima, promove a cada vez mais necessária preparação dos estudantes para abraçar os desafios actuais dos negócios e da gestão, e materializa a desejável integração entre a Universidade e as empresas. Durante o 2.º ano de qualquer um dos mestrados do Departamento de Economia e Gestão – Marketing e Negócios Digitais, Finanças, Gestão, e Globalização, Economia e Direito – os alunos têm a possibilidade de optar pela realização de um estágio em contexto empresarial, em alternativa à clássica dissertação.
Qual a aposta da Universidade Portucalense em Short Masters?
O Departamento de Turismo, Património e Cultura tem três Short Masters que considera como uma especialização encaminhadora para os mestrados do Departamento, ou apenas um curso de especialização para quem pretende avançar em projectos pessoais de empreendedorismo ou formação profissional. Assim estão pensados os Short Masters em Escanção e Mercado Global de Vinhos, uma aposta para um conhecimento do que hoje nos exige o crescente e exigente mercado de vinhos, em particular os portugueses que se encontram em fase de projecção internacional crescente; o Short Master em Turismo Rural e Desenvolvimento Regional, que pretende focar-se em novas áreas de expansão do turismo e que geram um grande desenvolvimento local e regional, com incidência em áreas rurais nas quais as diversas tipologias de alojamento têm atraído cada vez mais turistas; o Short Master em Green Tourism – Ecoturismo, que entra num novo nicho de exploração de mercado pela sua capacidade de desenvolver uma nova geração pensante e determinante nas questões ecológicas e ambientais. No contexto que se vive hoje de alteração climática, é de grande importância avançar para uma reflexão prática capaz de envolver o turismo nas questões do seu desenvolvimento mais ecológico e sustentável. Por fim, a área dos negócios em turismo e em hospitalidade representados no Short Master em Gestão de Negócios de Hospitalidade e Turismo, que fazem uma ponte com o departamento de gestão, uma grande mais-valia para a formação especializada de profissionais nesta área.
No âmbito do Departamento de Economia e Gestão, oferecemos o MBA para Gestores de PMEs (11.ª edição) – um short master que pretende renovar e proporcionar novas competências nas diversas áreas da Gestão de Empresas, focalizando o caso particular da realidade das PMEs.
Que perfil de aluno procura um Short Master?
O Departamento de Turismo, Património e Cultura tem sido maioritariamente procurado por empreendedores que pretendem conhecer com mais profundidade a área onde irão desenvolver as suas actividades ou por profissionais atraídos por corpo docente com perfil académico e profissional reconhecido, pelas visitas e seminários que a formação oferece.
O MBA para Gestores de PMEs aposta numa forte componente prática orientada para quem já está inserido no mercado do trabalho ou pretenda abraçar esse desafio com uma preparação sólida e actual, assegurando uma maior empregabilidade. A experiência com as suas 10 edições anteriores denota uma maior procura por parte de profissionais já inseridos no mercado de trabalho, sobretudo empresários e gestores de diferentes áreas funcionais de PMEs.