The Lisbon MBA Católica | Nova: Um MBA para líderes globais com propósito

A diversidade na formação e nas empresas é cada vez mais necessária para poder responder às necessidades de competências transversais que são exigidas aos gestores e líderes. Maria José Amich, Executive Director do the Lisbon MBA Católica|Nova, explica os desafios de liderança dos gestores pós-pandemia.

O the Lisbon MBA Católica|Nova é reconhecido por vários rankings internacionais, incluindo o Financial Times. Qual o significado desta distinção?

Ser considerado um dos melhores MBA do mundo, e ser o único MBA Português no ranking do Financial Times e do The Economist é algo que nos motiva a continuar o compromisso em atingir a excelência em todas as componentes dos programas e fortalece a nossa missão de formar líderes globais, capazes de criar um impacto positivo nas organizações e na sociedade. Este reconhecimento internacional resulta de uma combinação única de factores, que vão desde os elevados e rigorosos procedimentos de admissão à excelência académica do corpo docente de três escolas de topo, Católica-Lisbon, Nova SBE e MIT Sloan, à formação hands-on com uma forte componente internacional e uma abordagem holística e customizada, orientada para o desenvolvimento de competências humanas e de liderança com propósito.

A Católica-Lisbon e a Nova SBE são reconhecidas internacionalmente e fazem parte de uma elite de Business Schools onde se inserem, no seu conjunto, menos de 1% das escolas de negócios em todo o mundo, que detêm a Triple Crown Accreditation (AACSB, EQUIS e AMBA). O the Lisbon MBA é o único MBA em Portugal com o Triple Crown Accreditation (AMBA, EQUIS e AACSB), garantindo o nível de rigor e qualidade, alinhado com os mais elevados padrões internacionais.

A presença constante nestes rankings demonstra que o the Lisbon MBA continua focado na sua missão de formar líderes globais e inovadores?

No the Lisbon MBA Católica|Nova procuramos um grupo diversificado de candidatos com elevados padrões éticos e forte potencial que partilham a nossa missão e valores; que pretendem impulsionar as suas carreiras com propósito; que se querem desafiar e desafiar limites; com curiosidade intelectual; que estão ansiosos para fomentar e inspirar mudanças com propósito; que querem ter uma experiência de aprendizagem transformadora para se tornarem agentes de mudança no mundo. Procuramos um grupo de candidatos de elevado potencial que partilhem os valores do the Lisbon MBA: Integrity, Collaboration, Excellence, Innovation, Diversity e Sustainability.

Qual a importância das soft skills, consideradas cada vez mais imprescindíveis no mercado do trabalho, no programa do the Lisbon MBA?

Dois dos pilares estratégicos do the Lisbon MBA Católica|Nova traduzem a importância das soft skills: a Abordagem Holística (Holistic Approach), que para além da forte componente técnica se foca no desenvolvimento do autoconhecimento e de competências de liderança e comportamentais; e, por fim, a Abordagem Experiencial (Outstanding Action Learning), que consiste num formato de aprendizagem hands-on, com classes de um número reduzido de alunos, articulado com as necessidades reais dos diversos ambientes empresariais, que se complementam com a possibilidade de personalização, através de uma vasta oferta de electives, para que os alunos tenham as competências e o mindset adequados para atingir com sucesso os seus objectivos de carreira futuros.

Os alunos têm a oportunidade de «customizar» o seu MBA e escolherem disciplinas do seu interesse?

O the Lisbon MBA Católica|Nova é um MBA que reflecte nos seus programas a aquisição de conhecimento e o desenvolvimento de competências que respondem e antecipam as necessidades das empresas e organizações. Os alunos têm a oportunidade de «customizar» o seu MBA e escolher disciplinas em função dos seus interesses e objectivos de carreira, através das denominadas Electives.

A aceleração tecnológica provocou uma crescente necessidade das organizações para implementar a sua transformação digital, ao qual o the Lisbon MBA procura responder com cadeiras que permitem que os nossos alunos estejam preparados para os novos desafios empresariais da disrupção digital dos negócios. São disso exemplo cadeiras como: Big Data & Data Science for Business Analytics, Digital Marketing, Business Model Innovation, Managing Digital Business Transformation, Artificial Intelligence Impact on Business, Transforming B2B Companies for Better, Predictable and Scalable Business, para nomear algumas.

Também o ESG – Environmental, Sustainability e Governance – tornou-se um elemento-chave na estratégia das empresas, na capacitação dos processos, ferramentas e gestão de mudança necessários e numa nova abordagem da liderança. No the Lisbon MBA, olhamos para as competências de liderança não como soft skills mas como deep skills que irão sustentar uma liderança capaz de ter impacto positivo. Cadeiras como: Creating Shared Value, Innovate Models for Ethical and Socially Responsible Business e Corporate Governance são alguns dos exemplos do que oferecemos nos programas.

Quais os principais desafios dos gestores no pós-pandemia?

A diversidade na formação das empresas é cada vez mais essencial para poder responder às necessidades de competências transversais que são exigidas aos gestores e líderes.

Num ano profundamente desafiante para a economia, a pandemia ensinou-nos o conceito de resiliência. Foi um período no qual redescobrimos o verdadeiro significado de resiliência aplicado aos indivíduos, em contexto profissional e social. Ou seja, na dimensão total e holística do indivíduo.

Este sentido de aprendizagem e adaptação à mudança apela à reflexão sobre o propósito para encontrarmos o sentido, a direcção e a construção do nosso caminho. O impacto da pandemia também exigiu às empresas maior agilidade e adaptação contínua aos novos desafios e a um melhor planeamento e antecipação dos riscos. O modelo de trabalho, como o conhecíamos, sofreu alterações e ainda estamos a perceber quais os impactos futuros. A transformação digital acelerou uma mudança de paradigma do conceito de trabalho, de modo geral. Não só na gestão e empoderamento de equipas descentralizadas, no reforço e capacidade de criação de soluções colectivas, no modelo de liderança, na reinvenção do espaço de trabalho, num maior equilíbrio entre vida pessoal e profissional e na necessidade de manter a comunicação aberta e espírito colectivo para assegurar o compromisso com o ADN cultural das organizações.

Num mundo tranformado e em contante mudança, o the Lisbon MBA Católica|Nova tem, na sua missão, um papel fundamental ao ajudar a desenvolver o pleno potencial dos alunos para se tornarem líderes globais, capazes de ter um impacto significativo nas empresas e sociedade, contribuindo para um mundo melhor, proporcionando- lhes uma experiência única de mudança num contexto empreendedor e internacional.

FACTORES DIFERENCIADORES

No the Lisbon MBA Católica|Nova oferecemos dois programas distintos:

  • The Lisbon MBA International, um programa intensivo full-time de 12 meses, destinado a profissionais de alto potencial, com um mínimo de três anos de experiência (média de oito), que pretendem acelerar ou mudar as suas carreiras, através de uma experiência transformacional única ao nível do desenvolvimento de competências de gestão e liderança. Inclui um programa de imersão de um mês no MIT Sloan School of Management, em Boston (EUA) e dois meses de Action Learning, com várias opções: In-Company Assignment, em que o aluno estagia numa empresa implementando um projecto com uma componente estratégica a nível de negócio; International Consulting Lab, em que o aluno desenvolve um projecto de consultadoria internacional para uma empresa; Entrepreneurship Hub, em que o aluno desenvolve a sua startup; ou Social Impact Project, em que o aluno, individualmente ou em equipa, desenvolve um projecto para uma empresa ou organização sem ânimo de lucro, na área de ESG (Environmental, Sustainability and Governance).
  • The Lisbon MBA Executive, um programa part-time de 22 meses, destinado a profissionais mais seniores, com um mínimo de cinco anos de experiência (média de 12), que desejam evoluir para posições de top management nas suas organizações ou mudar de carreira, com o mínimo de interrupção da vida profissional e pessoal. Os alunos do Executive MBA, tal como os do International MBA, têm uma experiência única de imersão no MIT Sloan School of Management, em Boston (EUA), neste caso de uma semana, com um foco especial em disciplinas de empreendedorismo e inovação tecnológica. Além das cadeiras de gestão, o Executive MBA tem na sua essência o desenvolvimento de competências interpessoais e de liderança, assim como uma abordagem de experiential learning com presença assídua de profissionais que, em conjunto com o corpo docente, trazem para as aulas a discussão de casos e desafios empresariais actuais e reais das organizações.

O The Lisbon MBA Católica|Nova tem uma proposta de valor que assenta em cinco pilares estratégicos: Truly Global Experience; Outstanding Action Learning; Holistic Approach; Meaningful Career Advancement e Lisbon, an entrepreneurial and diverse city. Estes pilares tornam a nossa proposta de valor única e distintiva, permitindo que continuemos a atrair o melhor talento nacional e internacional.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “MBA, Pós-Graduações & Formação de Executivos”, publicado na edição de Outubro (n.º 187) da Executive Digest.

Ler Mais





Comentários
Loading...