SONAE SIERRA – Novos conceitos de food courts
A inovação nos centros comerciais, nos dias de hoje, é obrigatória para operadores e promotores. As exigências dos consumidores obrigam a renovar, criar novos conceitos e experiências. Do ponto de vista da concepção e arquitectura, a Sonae Sierra tem vindo a transformar os conceitos de praças de restauração do seu portefólio de centros comerciais e em projectos de clientes, que evoluíram para espaços mais modernos, confortáveis, eficientes e em linha com as últimas tendências.
Os novos food halls procuram criar mais valor, trasformando os centros comerciais em muito mais que um destino de compras ao reforçar o convívio e o lazer em espaços inovadores e relevantes para uma melhor experiência de visita. Os visitantes podem encontrar espaços mais versáteis, inovadores e com uma arquitectura que permite diferentes usos, sejam em contexto de lazer ou trabalho.
Os food halls foram desenhados para se adequarem a situações profissionais, realização de reuniões, ao estudo, ao entretenimento ou ao lazer. Os novos conceitos de restauração contemplam um conjunto de características e de serviços que acrescentam valor para os visitantes: áreas de apoio às refeições em família, postos de carregamento de telemóveis ou computadores, uma luminosidade e acústica confortáveis, um ambiente e uma envolvência que proporcionam uma experiência mais agradável.
Para a Sonae Sierra cada projecto é único e a concepção do food hall tem de ter em conta factores como a dimensão do Centro, da área destinada à restauração, as características e perfil dos visitantes. Se estiver integrado numa zona de escritórios, turística ou no centro da cidade, o tipo de oferta e as características da restauração deverão ser ajustadas em função disso.
PARKLAKE (Roménia) No centro comercial ParkLake em Bucareste, a Sonae Sierra implantou um food court de terceira geração num projecto concebido de raíz para este centro inaugurado em 2016 que conta com espaços diferenciados e um amplo terraço. Assumindo-se como um local de encontro, a praça de restauração promove o contacto com a natureza, numa integração perfeita entre o interior e o exterior do Centro, que está inserido na área adjacente a um dos maiores parques da cidade – o Parque Titan. Distingue-se pelo design inspirado na natureza e no referido parque, bem como pela oferta comercial inovadora e dinâmica, criada através da colocação de quiosques temporários, que proporcionam uma oferta variada de frutas e legumes frescos e diversos tipos de cozinhas tradicionais e étnicas.
CASCAISHOPPING (Portugal)
Em Portugal, o Cascais Kitchen, no Cascaishopping, foi um projecto pioneiro da Sonae Sierra. Este espaço, inaugurado em 2016, foi inspirado nos mercados tradicionais do Norte da Europa e foi totalmente desenvolvido, em termos de criatividade, pelo departamento de design conceptual e arquitectura da Sonae Sierra.
Com um design único e inovador, o Cascais Kitchen dispõe de uma área de 800 m2, mais de 350 lugares sentados, e uma zona destinada às crianças. Este espaço funciona como uma área multiusos que, além da variada oferta de gastronomia internacional e de conceitos gourmet, também é adequado para os visitantes trabalharem, relaxarem ou participarem em actividades como show cookings, entre outras, proporcionando uma experiência imersiva e envolvente.
A criação deste novo conceito permitiu um incremento cerca de 20% do tempo despendido na zona de restauração, o que demonstra o sucesso da aposta no lazer e numa oferta de restauração diferenciada.
CITYLIFE (Itália)
O food hall do CityLife Shopping District, no coração de Milão, foi desenvolvido pela Sonae Sierra para um cliente e insere-se num dos projectos multi-usos mais emblemáticos da Europa, que inclui escritórios, zona comercial e residencial. O desenho deste food hall integra a modernidade, o estilo urbano e o conforto num espaço convidativo, destinado a diferentes perfis de visitantes que procuram um local versátil adequa do tanto para momentos de lazer, como para situações de trabalho. A oferta diversificada e sofisticada do CityLife proporciona um ambiente de negócios e simultaneamente familiar estimulado pela diversidade de usos.
GRANCASA (Espanha)
O Centro Comercial GranCasa, em Zaragoza, acaba de renovar a sua área de restauração, apresentando um conceito de food hall num espaço com cerca de 10 mil m2, uma variada oferta de restaurantes, um playground e um terraço. O novo food hall procura posicionar o centro comercial como uma referência gastronómica e de lazer no centro de Zaragoza. Para isso, foi realizado um desenho arquitectónico vanguardista e inovador, amigo do ambiente e com uma completa e diversificada oferta de lazer.
ALEXA (Alemanha)
O actual food court do Alexa está a ser alvo de uma expansão de 1200 m2 que contemplará nove novos restaurantes, quiosques e mais 250 lugares sentados. Este espaço distingue-se pela arquitectura e ambiente, inspirados na cidade de Berlim dos anos 20 e pelo movimento art deco. Durante o processo criativo de concepção desta nova área, a expansão do food court converteu-se num food hall de nova geração, com a inclusão de dois novos quiosques e diferentes tipos de mobiliário que oferecem aos visitantes um maior leque de opções e de conforto, além da integração adequade vegetação, que confere a este espaço uma identidade exclusiva.
A par disso, a criteriosa escolha de materiais nobres e iluminação enriquecem o Alexa com uma nova área de degustação gastronómica única.
JARDÍN PLAZA CÚCUTA (Colômbia)
O food hall do Jardín Plaza Cúcuta, o centro comercial que a Sonae Sierra está a desenvolver na Colômbia, ficará marcado pelo paisagismo, não só pela grande quantidade de plantas, como pela presença de cascatas e lagos, nos quais os visitantes poderão molhar os pés enquanto degustam uma refeição, e de ventoinhas gigantes que sugerem movimento e frescura.
Este espaço será composto por diferentes tipos de mesas, cadeiras e sofás que darão dinâmica e diversidade à experiência gastronómica dos visitantes. Os materiais e tonalidades aplicados são uma homenagem à região, com uma forte presença de “guadua” (a designação de bambu na Colômbia), metal oxidado, pedras e madeiras de vários tons e cores naturais. No total, o food hall terá uma área bruta locável de 4000 m2, 25 restaurantes e 1100 lugares sentados.
Para além destes projectos, em Marrocos a Sonae Sierra concebeu as áreas de restauração do Marina Shopping Center, em Casablanca, e do Arribat Centre, em Rabat repensando totalmente a importância da oferta de restauração ao criar food halls que constituem verdadeiras âncoras que motivam a visita aos Centros.