Pão em Casa: Conveniência e simplicidade

As prioridades da empresa passam por consolidar a operação das franquias actuais e abrir em mais seis cidades em Portugal. A nível internacional, apoiar o arranque no Brasil e arrancar em dois países europeus. Em entrevista, os responsáveis explicam as razões do sucesso.

O que é a plataforma Pão em Casa?

O Pão em Casa entrega diariamente, na porta dos clientes, até às 8h, produtos frescos de padaria e pastelaria, através de uma caixa exterior ou na porta do apartamento. Tudo isto, suportado pela plataforma, que se assemelha a um marketplace, onde cada franquia gere o catálogo, os preços e o valor mínimo de compras, de acordo com a realidade local. São muitos automatismos, permitindo assim ter custos operacionais baixos e cumprindo a legislação fiscal. Não basta ter muitos clientes a procurar o serviço. É preciso ser um negócio rentável para o franquiado e ter condições competitivas para os clientes. Este equilíbrio são os drivers para que o projecto seja sustentável.

À primeira vista parece que apenas vendem pão. É mesmo assim?

Efectivamente o que vendemos é conveniência, tempo com família e um estilo de vida mais saudável. Muitos dos nossos atributos são intangíveis e por isso temos crescido ano após ano. Na prática, trabalhamos num mercado que tem muito para explorar. A grande maioria dos negócios brick tem os dias contados e infelizmente muitos empresários têm a crença que tudo vai ser como antes. Mas o futuro não são apenas negócios em formato click mas sim modelos híbridos. Oferecer bons produtos, com contacto humano mas agregando valor como a conveniência na experiência de compra.

Qual é o vosso modelo de negócio?

O nosso modelo passa por receber encomendas em www.paoemcasa.com, nas datas que o cliente define e até à hora máxima solicitada, sem ser necessário abrir a porta. Além do software, temos muitos atributos sendo alguns intangíveis. Temos uma rede de franquias em todo o país, onde o dono do negócio, gere a sua unidade com toda a sua competência, autonomia e criatividade, elevando o nível de serviço e a preços muito competitivos. Estamos com 25 franquias em todo o país.

A marca iniciou a expansão internacional no Brasil. Porquê?

Primeiro, o crescimento do e-commerce tem sido um fenómeno no ano passado. Ficou no Top10 mundial em termos de crescimento. Em 2.º lugar os hábitos de consumo. O pão é fundamental na mesa das famílias brasileiras. Da mesma forma que está a acontecer em Portugal, o pão é um aliado da saúde, um alimento nutricionalmente rico, fonte de múltiplas fibras, vitaminas e minerais. E temos os empreendedores certos para levar o projecto a bom porto, com experiência no sector de serviços de conveniência, competência e ambição.

Quais os vossos planos para 2022?

A pandemia deu muita visibilidade ao nosso conceito mas não nos deslumbramos com isso. Vamos continuar a inovar e elevar a experiência de compra. As prioridades passam por consolidar a operação das franquias actuais e abrir em mais seis cidades em Portugal. A nível internacional, apoiar o arranque no Brasil e arrancar em dois países europeus. Continuamos como sempre, a ter uma atitude de rigor, humildade e prudência no crescimento do negócio.

Para saber mais sobre o franchising Pão em Casa, contactar: info@paoemcasa.pt

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Franchising”, publicado na edição de Novembro (n.º 188) da Executive Digest.