Palácio do Gelo Shopping: Um palácio visionário

O Palácio do Gelo Shopping surgiu em Viseu em Outubro de 1996, então designado apenas por Palácio do Gelo, num conjunto que integrava também o Palácio dos Desportos, Palácio da Saúde e Palácio dos Congressos. Tratava-se de um conceito inovador e diferenciador do que até então existia no País. Numa visão de vanguarda, o Grupo Visabeira, promotor e proprietário do espaço, construiu um centro comercial de grandes dimensões que, desde logo, concentrou em si a atenção dos viseenses e não só. Rapidamente se tornou um polo aglutinador da Região Centro que, até à data, não conhecera nada parecido.

As dezenas de lojas que colocou à disposição dos investidores apresentavam áreas generosas e amplas, que eram complementadas por áreas comuns de invulgar espaço de circulação. A esse conceito inovador do centro comercial, o Grupo Visabeira, acrescentou-lhe outras mais-valias que o tornariam ainda mais conhecido, ultrapassando as fronteiras regionais e rasgando horizontes nacionais e mesmo internacionais.

Referimo-nos, por exemplo, à Pista de Gelo. Um espaço totalmente inimaginável no nosso país, muito menos no interior. Essa infra-estrutura, parte integrante do Palácio do Gelo, foi, sem dúvida, um dos grandes motivos de atracção para o público. Nela, era possível aprender a patinar sobre o gelo, algo até então só acessível a quem se deslocasse a alguns países no estrangeiro.

Mas, na generosa pista do Palácio do Gelo, devidamente enquadrada por uma grande bancada para receber comodamente o público, também se deram os primeiros passos no hóquei no gelo em Portugal, tendo recebido, inclusive, a primeira formação de uma selecção nacional de hóquei no gelo que defrontou a First Portuguese Canadian Cultural Center (FPCCC) de Toronto. O Palácio do Gelo dispunha, ainda, de uma área de restauração, que constituía, sem dúvida, outros dos polos de atracção de clientes e várias salas de cinema, algo que na época escasseava em Viseu.

De referir, ainda, que no perímetro do centro comercial, o Grupo Visabeira, no tal rasgo de visão muito à frente para a época, construiu o Palácio dos Desportos, cuja nave central acolheu diversas modalidades, destacando-se o andebol com diversos jogos de apuramento da Selecção Nacional para os campeonatos da Europa e Mundial, o Palácio dos Congressos, com salas de grande capacidade o que atraiu a Viseu inúmeros eventos do sector e o Palácio da Saúde, uma área dedicada ao bem-estar.

Com o passar do tempo, e não foram mais do que 10 anos, o Grupo Visabeira voltou a mostrar a sua visão de futuro, ao iniciar as obras que levariam ao novo Palácio do Gelo Shopping, aquele que hoje é possível conhecer e visitar em Viseu e que foi inaugurado em Abril de 2008. Numa área total de implantação de 175 mil metros quadrados, dos quais 73 500 de área locável, o Grupo Visabeira guindou o seu novo “Palácio” a um patamar internacional.

LOJAS

O Palácio do Gelo Shopping integra actualmente um conjunto de lojas âncora, entre as quais o hipermercado Auchan, com cerca de 12 mil metros quadrados, as cadeias H&M, C&A, Fnac, Worten, Sport Zone, Rádio Popular, Aki, McDonald’s, Cortefiel, Perfumes & Companhia, Douglas, Vista Alegre e Cinemas NOS, entre outras. Na totalidade o Palácio do Gelo Shopping apresenta 150 lojas distribuídas por sete pisos, representando marcas nacionais e internacionais de grande prestígio.

No conceito do desporto e bem-estar, o Palácio do Gelo Shopping constitui uma mais-valia para toda a região, ao apresentar aquele que é um dos maiores ginásios da Península Ibérica. O ginásio ForLife tem uma área de 20 mil metros quadrados, em que se destacam o conjunto de quatro piscinas, uma das quais olímpica, sala de musculação e cardio, 11 salas, dois quadras de squash, sauna e banho turco, serviços de estética, massagem e cabeleireiro. Na área da diversão, o shopping apresenta um conjunto de seis salas de cinema, uma das quais 3D, bowling e divertimentos para crianças. Dispõe, igualmente, de uma ampla e multivariada área de restauração, permitindo várias opções.

Nos dois últimos pisos (8.º e 9.º) do empreendimento, situa-se a sede do Grupo Visabeira, uma ampla área de modernos, confortáveis e multifuncionais escritórios, local onde 800 colaboradores do grupo desenvolvem as suas actividades.

DISTINÇÃO

Pelo terceiro ano consecutivo, o Palácio do Gelo Shopping foi galardoado com o Prémio Cinco Estrelas Regiões (2020), na categoria “Centros Comerciais” no distrito de Viseu. Com este prémio, o Palácio do Gelo Shopping integra um grupo restrito de marcas que se destacam pela sua excelência, contribuindo para a promoção da região no panorama nacional. Este é um prémio que enche de orgulho. Ser destacado pelo terceiro ano consecutivo com esta distinção é um estímulo para o trabalho que realizam diariamente no sentido de proporcionar aos lojistas as melhores condições e aos consumidores a oferta mais diferenciadora. Este prémio é atribuído tendo por base rigorosos parâmetros de avaliação. Ora, são eles que permitem melhorar diariamente no sentido de oferecerem a excelência em toda a dimensão.

Essa tem sido, aliás, “regra de ouro”: manter o Palácio do Gelo Shopping sempre atractivo. Seja pela renovação de espaços, com decoração, seja com a realização de múltiplos eventos, muitos deles interactivos, seja pela captação de novas lojas ou relocalização das mesmas. E, até ao final do ano, contarão com novas marcas no shopping e com algumas relocalizações e reformulações de algumas lojas. A mais recente foi a relocalização e ampliação da loja Tiffosi que passa agora a ter uma área total de 1000 m2. Em breve terão outras novidades.

SEGURANÇA

A segurança dos clientes é outra das imagens de marca do Palácio do Gelo Shopping. A pandemia veio alterar em muito a forma de agir e actuar, tendo seguido à risca a legislação em vigor. Foram adoptadas todas as medidas de segurança emanadas pelas autoridades da saúde, no sentido de assegurar segurança e conforto aos clientes e lojistas. Esta acção valeu a atribuição do selo “Five Stars|Safe Spot” após uma rigorosa auditoria levada a cabo pelo Bureau Veritas. Seguir desde a primeira hora as orientações da Direcção-Geral da Saúde foi sempre uma das grandes prioridades. Para além de terem distribuído de uma forma massiva dispensadores de desinfectante de mãos, sinalizaram todo o shopping com sentido de circulação das pessoas, limitaram os acessos no número de utilizadores nos elevadores, colocaram as escadas rolantes a funcionar em sentidos únicos; portas de acesso também alternadas; colocaram mensagens apelando ao respeito pelas regras – distanciamento social, etiqueta respiratória, higienização das mãos – para além da regra básica – acesso e permanência no espaço com obrigatoriedade de uso de máscara.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Grandes Espaços Comerciais”, publicado na edição de Agosto (n.º 185) da Executive Digest.

Ler Mais





Comentários
Loading...