Palácio do Gelo Shopping: Um palácio visionário
O Palácio do Gelo Shopping surgiu em Viseu em Outubro de 1996, então designado apenas por Palácio do Gelo, num conjunto que integrava também o Palácio dos Desportos, Palácio da Saúde e Palácio dos Congressos. Tratava-se de um conceito inovador e diferenciador do que até então existia no País. Numa visão de vanguarda, o Grupo Visabeira, promotor e proprietário do espaço, construiu um centro comercial de grandes dimensões que, desde logo, concentrou em si a atenção dos viseenses e não só. Rapidamente se tornou um polo aglutinador da Região Centro que, até à data, não conhecera nada parecido.
As dezenas de lojas que colocou à disposição dos investidores apresentavam áreas generosas e amplas, que eram complementadas por áreas comuns de invulgar espaço de circulação. A esse conceito inovador do centro comercial, o Grupo Visabeira, acrescentou-lhe outras mais-valias que o tornariam ainda mais conhecido, ultrapassando as fronteiras regionais e rasgando horizontes nacionais e mesmo internacionais.
Referimo-nos, por exemplo, à Pista de Gelo. Um espaço totalmente inimaginável no nosso país, muito menos no interior. Essa infra-estrutura, parte integrante do Palácio do Gelo, foi, sem dúvida, um dos grandes motivos de atracção para o público. Nela, era possível aprender a patinar sobre o gelo, algo até então só acessível a quem se deslocasse a alguns países no estrangeiro.
Mas, na generosa pista do Palácio do Gelo, devidamente enquadrada por uma grande bancada para receber comodamente o público, também se deram os primeiros passos no hóquei no gelo em Portugal, tendo recebido, inclusive, a primeira formação de uma selecção nacional de hóquei no gelo que defrontou a First Portuguese Canadian Cultural Center (FPCCC) de Toronto. O Palácio do Gelo dispunha, ainda, de uma área de restauração, que constituía, sem dúvida, outros dos polos de atracção de clientes e várias salas de cinema, algo que na época escasseava em Viseu.
De referir, ainda, que no perímetro do centro comercial, o Grupo Visabeira, no tal rasgo de visão muito à frente para a época, construiu o Palácio dos Desportos, cuja nave central acolheu diversas modalidades, destacando-se o andebol com diversos jogos de apuramento da Selecção Nacional para os campeonatos da Europa e Mundial, o Palácio dos Congressos, com salas de grande capacidade o que atraiu a Viseu inúmeros eventos do sector e o Palácio da Saúde, uma área dedicada ao bem-estar.
Com o passar do tempo, e não foram mais do que 10 anos, o Grupo Visabeira voltou a mostrar a sua visão de futuro, ao iniciar as obras que levariam ao novo Palácio do Gelo Shopping, aquele que hoje é possível conhecer e visitar em Viseu e que foi inaugurado em Abril de 2008. Numa área total de implantação de 175 mil metros quadrados, dos quais 73 500 de área locável, o Grupo Visabeira guindou o seu novo “Palácio” a um patamar internacional.
LOJAS
O Palácio do Gelo Shopping integra actualmente um conjunto de lojas âncora, entre as quais o hipermercado Auchan, com cerca de 12 mil metros quadrados, as cadeias H&M, C&A, Fnac, Worten, Sport Zone, Rádio Popular, Aki, McDonald’s, Cortefiel, Perfumes & Companhia, Douglas, Vista Alegre e Cinemas NOS, entre outras. Na totalidade o Palácio do Gelo Shopping apresenta 150 lojas distribuídas por sete pisos, representando marcas nacionais e internacionais de grande prestígio.
No conceito do desporto e bem-estar, o Palácio do Gelo Shopping constitui uma mais-valia para toda a região, ao apresentar aquele que é um dos maiores ginásios da Península Ibérica. O ginásio ForLife tem uma área de 20 mil metros quadrados, em que se destacam o conjunto de quatro piscinas, uma das quais olímpica, sala de musculação e cardio, 11 salas, dois quadras de squash, sauna e banho turco, serviços de estética, massagem e cabeleireiro. Na área da diversão, o shopping apresenta um conjunto de seis salas de cinema, uma das quais 3D, bowling e divertimentos para crianças. Dispõe, igualmente, de uma ampla e multivariada área de restauração, permitindo várias opções.
Nos dois últimos pisos (8.º e 9.º) do empreendimento, situa-se a sede do Grupo Visabeira, uma ampla área de modernos, confortáveis e multifuncionais escritórios, local onde 800 colaboradores do grupo desenvolvem as suas actividades.
DISTINÇÃO
Pelo terceiro ano consecutivo, o Palácio do Gelo Shopping foi galardoado com o Prémio Cinco Estrelas Regiões (2020), na categoria “Centros Comerciais” no distrito de Viseu. Com este prémio, o Palácio do Gelo Shopping integra um grupo restrito de marcas que se destacam pela sua excelência, contribuindo para a promoção da região no panorama nacional. Este é um prémio que enche de orgulho. Ser destacado pelo terceiro ano consecutivo com esta distinção é um estímulo para o trabalho que realizam diariamente no sentido de proporcionar aos lojistas as melhores condições e aos consumidores a oferta mais diferenciadora. Este prémio é atribuído tendo por base rigorosos parâmetros de avaliação. Ora, são eles que permitem melhorar diariamente no sentido de oferecerem a excelência em toda a dimensão.
Essa tem sido, aliás, “regra de ouro”: manter o Palácio do Gelo Shopping sempre atractivo. Seja pela renovação de espaços, com decoração, seja com a realização de múltiplos eventos, muitos deles interactivos, seja pela captação de novas lojas ou relocalização das mesmas. E, até ao final do ano, contarão com novas marcas no shopping e com algumas relocalizações e reformulações de algumas lojas. A mais recente foi a relocalização e ampliação da loja Tiffosi que passa agora a ter uma área total de 1000 m2. Em breve terão outras novidades.
SEGURANÇA
A segurança dos clientes é outra das imagens de marca do Palácio do Gelo Shopping. A pandemia veio alterar em muito a forma de agir e actuar, tendo seguido à risca a legislação em vigor. Foram adoptadas todas as medidas de segurança emanadas pelas autoridades da saúde, no sentido de assegurar segurança e conforto aos clientes e lojistas. Esta acção valeu a atribuição do selo “Five Stars|Safe Spot” após uma rigorosa auditoria levada a cabo pelo Bureau Veritas. Seguir desde a primeira hora as orientações da Direcção-Geral da Saúde foi sempre uma das grandes prioridades. Para além de terem distribuído de uma forma massiva dispensadores de desinfectante de mãos, sinalizaram todo o shopping com sentido de circulação das pessoas, limitaram os acessos no número de utilizadores nos elevadores, colocaram as escadas rolantes a funcionar em sentidos únicos; portas de acesso também alternadas; colocaram mensagens apelando ao respeito pelas regras – distanciamento social, etiqueta respiratória, higienização das mãos – para além da regra básica – acesso e permanência no espaço com obrigatoriedade de uso de máscara.
Este artigo faz parte do Caderno Especial “Grandes Espaços Comerciais”, publicado na edição de Agosto (n.º 185) da Executive Digest.