OPPO: «Trabalhamos para popularizar os dispositivos 5G»

A empresa está presente em mais de 40 países em todo o mundo e conta com mais de 400 mil pontos de venda. Em entrevista à Executive Digest, Javier Palacios, director de Marketing da OPPO Mobile España & Portugal, explica quais os principais desafios da empresa para o futuro.

Como nasceu a OPPO e em que países estão presentes?

A OPPO foi fundada em 2004, ano em que lançou o BlueRay no mercado europeu e americano. Mas o ano-chave na história da OPPO foi 2008, ano do lançamento do seu primeiro telemóvel, o “Smiley Face” que marcou o início de uma viagem dedicada à exploração e ao desenvolvimento de novos produtos e tecnologias. Actualmente, a OPPO está presente em mais de 40 países em todo o mundo e conta com mais de 400 mil pontos de venda. Na Europa Ocidental, com a adição de quatro novos mercados em 2020: Portugal, Bélgica, Irlanda e Alemanha, passámos a estar presentes em 12 países.

Em 2019, a marca lançou o OPPO Reno 5G, o primeiro smartphone com suporte para a rede de quinta geração. Como é que foi a reacção dos consumidores?

A OPPO lidera a utilização comercial global do 5G tanto para as redes NSA como para as redes SA. Em Maio de 2019, juntamente com o a Swisscom, a OPPO lançou na Suíça o Reno 5G, tornando-o o primeiro telemóvel 5G comercialmente disponível na Europa. Os consumidores gostam de estar na vanguarda no que toca à inovação e os resultados foram bastante animadores.

Que outros modelos foram desenvolvendo desde essa altura? E qual o balanço?

Na OPPO trabalhamos para popularizar os dispositivos 5G, oferecendo uma gama diversificada de produtos para os nossos clientes. Em 2020, a OPPO entrou em novos mercados graças às parcerias estratégicas com operadores globais, como a Deutsche Telekom, a Vodafone, a América Móvil, a KDDI, e a Softbank e continuou a apostar no desenvolvimento de equipamentos com acesso à rede da quinta geração das redes móveis. As remessas globais de smartphones 5G cresceram 458% em relação ao ano anterior no primeiro trimestre de 2021, e a OPPO tornou-se a segunda maior marca de smartphones 5G com uma quota de mercado de 16% de acordo com a Strategy Analytics.

Em Portugal, em 2020 lançamos a nossa série OPPO Reno 4, onde todos os modelos estão preparados para aceder à rede 5G. Posteriormente, renovámos a série A, introduzindo cada vez mais modelos com 5G, tais como: o OPPO A73 5G, o OPPO A74 5G, o OPPO A54 5G e o OPPO A94 5G, tornando assim esta tecnologia mais acessível a todos os consumidores. Finalmente, em Março de 2021 chegou a nossa nova série topo de gama, a OPPO Find X3, destinada aos utilizadores mais exigentes e na qual todos os seus modelos são também 5G.

Neste momento, mais de 50% do nosso portefólio está preparado para a chegada do 5G e vai continuar a aumentar muito graças à expansão desta tecnologia à gama média de equipamentos pois um dos nossos objectivos é permitir que todos os consumidores usufruam da conveniência e benefícios que o 5G trará às nossas vidas.

Quais são as principais características dos vossos aparelhos? O que gostariam de destacar?

Na OPPO, apostamos fortemente em I&D para continuar a trazer ideias inovadoras e assim melhorar a vida dos utilizadores em todo o mundo. Temos 12 centros de investigação e mais de 10 mil colaboradores a trabalhar em I&D, representando 25% da mão-de-obra.

O nosso empenho na inovação é inabalável, razão pela qual investiremos 7,2 milhões de dólares em I&D ao longo dos próximos três anos. E é graças ao investimento em I&D que a OPPO conseguiu dar passos importantes no desenvolvimento tecnológico, especialmente no campo do 5G, da fotografia e da tecnologia de carregamento.

Como por exemplo:

  • O lançamento do primeiro smartphone 5G na Europa;
  • O carregamento Flash VOOC, líder em tecnologia de carregamento rápido;
  • A tecnologia 5G Ultrarrápida, onde a OPPO é pioneira em tornar acessível esta extraordinária tecnologia a todos os utilizadores;
  • Os avanços na tecnologia de imagem, tornando possível com o OPPO Find X3 Pro 5G captar, armazenar e reproduzir fotografias e vídeos até mil milhões de cores.

Quem é o vosso público-alvo?

Um dos principais objectivos na OPPO é tornar os avanços tecnológicos acessíveis a todos os consumidores, e é por isso que temos uma ampla variedade de produtos que correspondem às diferentes necessidades dos vários tipos de consumidor sempre com o propósito de oferecer os melhores produtos e tecnologias para assim melhorar a vida de todos os utilizadores OPPO.

Como definem a vossa actividade em Portugal?

Chegámos ao mercado português em Abril de 2020 e neste curto período podemos dizer que os resultados estão a superar as nossas expectativas o que significa que o consumidor vê nos equipamentos OPPO uma boa resposta para as suas necessidades.

Tivemos uma excelente recepção tanto por parte dos consumidores como de especialistas em tecnologia, que desde o início mostraram grande interesse e entusiasmo com a chegada da OPPO a Portugal. Especialmente importante, foi o lançamento da nossa série Find X3 em Março de 2021, uma vez que pela primeira vez os dispositivos topo de gama da OPPO estão disponíveis no mercado português.

Enquanto empresa de tecnologia e inovação, a OPPO não se fica pelos smartphones. Que outros produtos lançaram?

Conectividade é a palavra de ordem. Os consumidores são cada vez mais exigente e valorizam a experiência integrada que os nossos equipamentos oferecem e é por isso que estamos dedicados em fazer crescer o ecossistema OPPO.

Em Portugal, neste momento, já temos vários equipamentos de IoT disponíveis, tais como o OPPO Watch, nas versões de 46mm e 41mm, e as OPPO Band Style e Band Sport. Temos também uma ampla oferta de produtos áudio, entre os quais podemos destacar os auscultadores OPPO Enco X, que permitem desfrutar de uma qualidade de som superior.

A OPPO mostra-se cada vez mais robusta enquanto marca que aposta muito na inovação tecnológica. Qual é a vossa relação com a tecnologia 5G?

Na OPPO a I&D fazem parte do nosso ADN. Desde 2019, investimos 1,4 mil milhões de dólares em inovação tecnológica. Isto levou também a conseguir grandes conquistas no campo do 5G.

Em Maio de 2019 lançámos o primeiro smartphone comercial 5G na Europa: o Reno 5G. Em 2020, em parceria com a Ericsson e a MediaTek, realizámos pela primeira vez na história, um teste de chamadas VoNR 5G num dispositivo comercial. E em 2021 apresentámos no mercado o primeiro eSIM compatível com redes 5G SA.

É importante salientar que no primeiro trimestre de 2021 a OPPO tornou-se a segunda maior marca de smartphones 5G a nível global, com uma quota de mercado de 16% segundo a Strategy Analytics.

O vosso grande objectivo é colocar a tecnologia 5G ao alcance de todos através de vários modelos e com vários níveis de preços, acessíveis a todo o público?

O nosso lema é “Tecnologia para a humanidade, bondade para o mundo”. Na OPPO, acreditamos na tecnologia como um meio para aproximar as pessoas. O nosso objectivo é permitir que todos os consumidores possam usufruir dos benefícios da tecnologia 5G e para que tal aconteça disponibilizamos dispositivos 5G em todas as nossas gamas de produtos para satisfazer os mais elevados padrões de exigência e corresponder às necessidades de todos os tipos de consumidores.

Quais as vantagens da tecnologia 5G para os consumidores?

Os smartphones são o dispositivo chave para aceder ao 5G, dada a sua polivalência e omnipresença nas nossas vidas.

Em 2018, a OPPO realizou a primeira videochamada 5G do mundo. A fusão do 5G com a tecnologia de fotografia 3D cria novas formas de socialização, tal como as reuniões holográficas futuristas que já vimos em vários filmes.

A OPPO continua a explorar mais casos de utilização para o 5G. Desenvolvemos jogos na cloud 5G em parceria com excelentes programadores de software, trazendo as últimas experiências de jogo para dispositivos móveis. Teremos muitos mais desenvolvimentos como este no futuro, que permitirão a todos os utilizadores em todo o mundo desfrutar das maravilhas que o 5G nos vai permitir viver.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “5G / O Mundo da Conectividade”, publicado na edição de Agosto (n.º 185) da Executive Digest.

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