Olhar para a I&D não é apenas uma estratégia, mas sim uma necessidade

É necessário que as empresas estejam constantemente alerta, sob pena de que aquilo que oferecem ao mercado se tornar obsoleto

Ao longo dos anos, a Yunit foi construindo uma equipa com pessoas provenientes de áreas académicas distintas, o que lhes permite efectivamente compreender as necessidades e ambições dos clientes, desde a gestão de topo até ao chão de fábrica. Nesta entrevista à Executive Digest, Eduardo Silva, Director Técnico, explica-nos a proposta de valor da Yunit.

Qual a importância da I&D para as empresas nacionais?

Existem diversos estudos que demonstram que as empresas que apostam em I&D conseguem criar factores de inovação, os quais geram um aumento do seu nível de competitividade e, consequentemente, um impacto positivo no valor da empresa. Por isso, e tendo em consideração o mercado global em que estamos, é crítico que muitas empresas, em especial aquelas cujos produtos dependem de tecnologia, olhem para a I&D como um pilar fundamental de actuação.

No entanto, importa desmistificar um pouco a ideia de que a I&D é algo que só está ao alcance de algumas empresas, com departamentos A dedicados e pessoas em laboratórios. Em Portugal, mais de 3.000 empresas declararam, em 2021, despesas com actividades de I&D. Se parte delas pensa a sua actividade de I&D atempadamente, criando roadmaps de desenvolvimento, para se prepararem para o futuro; a verdade é que muitas das empresas realizam actividades de I&D para não perder clientes, porque são forçadas constantemente a dar resposta a novas solicitações, a acompanhar as tendências, a dar resposta a pedidos dos seus clientes, cuja exigência é cada vez maior. E, por aqui, percebemos a importância da I&D para um número significativo de empresas e quão crítica é a aposta neste tipo de actividades para que as empresas possam crescer de forma sustentável.

De que forma é que a I&D é fundamental para as empresas assegurarem o seu posicionamento e competitividade?

Actualmente, em empresas de determinados sectores, olhar para a I&D como um pilar fundamental de actuação não é apenas uma estratégia, mas sim uma necessidade para se manterem competitivas no mercado. Com um mercado cada vez mais exigente e crítico, com uma evolução da tecnologia a um ritmo acelerado, é necessário que as empresas estejam constantemente alerta, sob pena de que aquilo que oferecem ao mercado se tornar obsoleto. Destacaria, assim, 5 motivos principais pelos quais as empresas devem investir em I&D para, dessa forma, assegurarem o seu posicionamento e competitividade futura: 1) Promover a inovação através do desenvolvimento de novos produtos, processos e tecnologias que as diferencie dos seus concorrentes; 2) Ganhar vantagem competitiva via a criação de soluções únicas e inovadoras que as ajudem a destacar-se dos seus concorrentes; 3) Melhorar a eficiência não só pela via da redução de custos, mas também pelo aumento da eficiência da sua produção; 4) Atrair novos clientes, parceiros e novas oportunidades de negócios e 5) Fidelizar os clientes actuais, uma vez que, ao disponibilizarem soluções inovadoras que atendem às suas necessidades aumentam a sua satisfação e, consequentemente, a fidelização à marca.

A Inovação e Investigação & Desenvolvimento (I&D) devem ser tratados de forma distinta? Porquê?

Inovação e I&D são conceitos distintos. Começando pelo segundo, a I&D aparece quando a resolução de um problema não é evidente para alguém que tenha o conjunto básico de conhecimentos da área e conheça as técnicas habitualmente utilizadas nesse sector. O critério básico que permite distinguir a I&D de actividades afins é a existência de um elemento apreciável de novidade, decorrente da resolução de uma incerteza científica e tecnológica. Já no que diz respeito à Inovação, esta pode ocorrer em vários âmbitos. Os mais recorrentes são inovação de produto, de processo, organizacional e de marketing. E, se todos elas podem exigir algum tipo de I&D para serem alcançadas, não é menos verdade que todas elas podem ser conseguidas sem necessidade de recorrer a I&D. Utilizando o caso mais simples, a inovação de produto. Esta pode ocorrer recorrendo, “simplesmente”, à utilização de determinadas técnicas e/ou tecnologias existentes, de uma forma diferenciada, mas que não apresenta dificuldades nesta nova utilização. No fundo, através de conhecimento existente, aplicado de uma forma diferente do comum, do qual até pode resultar em elemento apreciável de novidade, mas que não exigiu resolver uma incerteza científica ou tecnológica.

O que diferencia a Yunit na apresentação da proposta de valor?

O facto de sermos uma PME e termos lógicas e desafios semelhantes aos dos nossos clientes, coloca-nos numa posição privilegiada e de proximidade para sermos capazes de identificar e diagnosticar as mudanças no mercado, traduzilas para o contexto de cada um dos nossos clientes e apoiar a sua mudança e adaptação. No que diz respeito à Inovação e I&D, temos um conhecimento consolidado dos vários mecanismos existentes para apoiar as empresas, desde os fundos comunitários, PRR, PT2020, Horizon2020, como também os vários incentivos Fiscais, como o SIFIDE, o RFAI, entre outros, incluindo a forma de os conjugar, para que seja possível maximizar o apoio que as empresas podem obter.

Mas também possuímos conhecimento sobre como estruturar todos estes processos, desde a ideia até à implementação, seja de um projecto, seja de uma estratégia. Para tal, ao longo dos anos, fomos construindo uma equipa com pessoas provenientes de áreas académicas distintas, desde gestão, finanças, economia até a diversas engenharias (eletrónica, física, química, energia, mecânica, ambiente, nanotecnologias, biomateriais, entre outras), o que nos permite efectivamente compreender as necessidades, ambições, dores e problemas dos nossos clientes, desde a gestão de topo até ao chão de fábrica.

Esta capacidade de compreender e interpretar as necessidades de uma empresa, nas suas várias dimensões, aliada ao conhecimento profundo dos mecanismos existentes para apoiar as empresas nos seus projetos, não só por via de incentivos (financeiros e fiscais), mas também por via de parcerias com as maiores instituições bancárias nacionais, fundos de investimento, entre outros, garante-nos a capacidade de, efectivamente, encontrar a melhor resposta para cada desafio que nos é colocado. Consideramos que é esta forma de estar, onde fazemos dos projetos dos clientes o nosso projeto e onde a cada projeto é alocada uma equipa capaz de o compreender em todas as suas dimensões, que nos distingue e que deixa uma marca própria no mercado do que é a Yunit e o que esperar do nosso trabalho.

Ler Mais