MUNDICENTER – Espaços comerciais com história
Fundada em 1983, a Mundicenter é uma empresa do Grupo Alves Ribeiro que atua no setor da gestão e promoção imobiliária, desenvolvendo a sua actividade em quatro grandes áreas: Centros Comerciais, Escritórios, Consultoria e Serviços de Assistência e Manutenção.
Foi responsável, em 1985, pelo lançamento do primeiro grande centro comercial inaugurado em Portugal, o Amoreiras Shopping Center, no coração de Lisboa. Desde então, o caminho tem sido de crescimento, com a Mundicenter a deter hoje oito grandes espaços comerciais, com um total de área bruta locável de 200 mil m2.
Em entrevista à Executive Digest, Fernando Oliveira, administrador da Mundicenter, comenta a evolução recente e o estado actual do sector dos centros comerciais.
Qual o ponto de situação do sector após um período de retoma do poder de compra e de crescimento do sector do turismo?
O mercado de centros comerciais continuou no primeiro semestre de 2018 a apresentar um desempenho positivo, quer em número de visitantes, quer em vendas, embora com taxas de crescimento ligeiramente inferiores a igual período do ano passado. O crescimento económico, a diminuição do desemprego e o turismo continuam a contribuir positivamente para o desempenho do sector de retalho, nomeadamente dos centros comerciais.
Actualmente quais as melhores oportunidades do sector?
Dado o nível de desenvolvimento do mercado de centros comerciais em Portugal, não se têm verificado recentemente investimentos significativos, com excepção de Loulé e Évora, em novos projectos. Verifica-se sim, nos últimos anos, um maior investimento em activos existentes, em expansões e/ou remodelações, potenciando o seu valor e aproveitando a oportunidade que o mercado apresenta.
De que forma o e-commerce pode ter influência no negócio dos centros comerciais?
A influência do e-commerce no negócio dos centros comercias em Portugal ainda não é significativa. Contudo, os centros comerciais não devem desvalorizar esta situação. Pelo contrário, devem estar atentos ao seu inevitável desenvolvimento, encarando o e-commerce não como uma alternativa, mas sim como um complemento, e procurando criar as condições para, de uma forma inovadora e diferenciadora, proporcionar experiências que atraem e fidelizam as visitas dos consumidores aos centros comerciais, e que não sejam replicáveis no e-commerce.
Qual a estratégia actual da Mundicenter para a atracção e fidelização de clientes?
A Mundicenter continua a apostar na adequação do seu mix comercial e de serviços ao público-alvo de cada um dos seus centros comerciais, inovando e diferenciando. A procura permanente da melhoria da qualidade do serviço e do serviço ao cliente, por forma a proporcionar uma experiência de excelência na “Viagem do Consumidor”, desde que entra no centro até à sua saída, é a aposta da Mundicenter para atrair, fidelizar e reter o cliente ou visitante por mais tempo nos seus centros comerciais. Este é um projecto que teve um início, mas que não tem um fim.
O entretenimento tradicional, nomeadamente os cinemas, ainda é uma aposta? Quais as alternativas?
Os cinemas e a restauração continuam a ser uma forte aposta na área do lazer / entretenimento dos centros comerciais. Esta aposta tem-vindo a traduzir-se por significativos investimentos nestas áreas, nomeadamente na profunda remodelação dos espaços e oferta dos food courts.
Como está a evoluir o mercado dos outlets e em que é que eles são diferentes?
O mercado dos outlets continua a evoluir muito positivamente. O Strada, que pertence à Mundicenter, continua a consolidar e expandir a sua área de influência na grande Lisboa, tirando partido da sua excelente localização e de uma actualização contínua da sua oferta, que se traduz num crescimento, nos últimos 12 meses, de 5% no número de visitantes e de 9% do volume de vendas.
Fale-nos um pouco da aposta da Mundicenter no que diz respeito às energias renováveis.
A Mundicenter tem feito uma clara aposta na sustentabilidade dos nossos espaços comerciais, investindo na reciclagem, poupança de água e energia.
Do mesmo modo, temos vindo a investir em energias renováveis fotovoltaicas, com a instalação de painéis na sua sede e em três dos seus centros comerciais.
Com um investimento da ordem de 1,5 milhões de euros, foram instalados cerca de 5.500 painéis, com uma potência instalada de 1400KW, a que corresponde uma produção anual de 2,0Gwh.
Este investimento traduz-se numa redução de emissões de CO2 de cerca de 810 T/ano.