Mercedes-Benz: Credibilidade e confiança
A Mercedes-Benz é uma das marcas mais desejadas por consumidores do mundo todo. Se por um lado a qualidade dos produtos e reputação da marca são os maiores responsáveis por este sucesso, por outro lado a comunicação é peça fundamental para que a imagem da empresa esteja sempre à altura de seus veículos. Segundo o estudo Marktest Reputation Index, a Mercedes-Benz continua a liderar na categoria “Automóveis”, com um índice MRI de 82,11 (regista + 0,69 pontos face a 2020) e mantendo a sua posição no ranking global de marcas, ou seja, o quinto lugar. A imagem, o WOM e a Confiança continuam a ser os atributos melhor avaliados das marcas que formam o Top 3 da Categoria. De salientar ainda que a marca continua a estar presente no Top 10 global das melhores marcas avaliadas, garantindo o 4ª lugar na Confiança (atributo com maior peso na atribuição do índice MRI). “Hoje, falar de reputação é falar de credibilidade, de confiança na marca, é falar sobre a admiração que temos pela marca. A componente emocional assume cada vez mais uma posição de destaque nestas opções e escolhas, e apercebemo-nos que o consumidor compra ou escolhe as marcas em que confia, e recomenda as marcas que gosta”, diz fonte oficial da marca à Executive Digest.
A Mercedes-Benz ajudou a definir o conceito de automóvel como hoje o conhecemos. Com mais de 100 anos de experiência na produção e desenvolvimento de automóveis únicos e fascinantes, com algumas das tecnologias mais avançadas de cada época, conquistou uma reputação de qualidade e know how dentro da indústria automóvel, que é imediatamente reconhecida pelo mercado mundial. Isto é, possuir um Mercedes-Benz significa ter um produto de qualidade e com fiabilidade, algo que é característico no ADN da marca. Desta forma, todos os técnicos têm formação específica em cada área, como os técnicos de diagnósticos, técnicos de sistema, sendo que dependendo da área em que actuam têm diferentes planos de formação.
Cada automóvel tem a sua identidade própria e o seu posicionamento dentro do segmento. O Mercedes-Benz Classe S continua a ser uma das grandes referências da indústria em termos de tecnologia, conforto e segurança, tendo sido já várias vezes apelidado de “o melhor automóvel do mundo”. Prova do prestígio alcançado pela marca são os excelentes resultados apresentados. Em 2020, mesmo num ano que ficou marcado pela pandemia mundial da Covid-19, a Mercedes-Benz foi uma das marcas mais comercializadas do mundo. Entre os modelos mais procurados a nível nacional destaque para o Classe A, cuja estreia da quarta geração decorreu em maio de 2018, com 5.979 unidades comercializadas. O segmento compacto da Mercedes-Benz, este ano com o novo modelo GLB incluído, vendeu 8.710 unidades em 2020. Destaque para o Classe C Station que foi o 2º modelo mais comercializado com 989 unidades vendidas.
A família Classe E apresentou também excelentes resultados, com um volume de vendas nesta gama (que inclui CLS e GLE) que atingiu as 2.289 unidades, o que corresponde a um aumento de aproximadamente 17% face a 2019.
Em 2020, os veículos PHEV da Mercedes-Benz (sob a sigla EQ Power) tiveram grande relevância nas vendas da marca com um crescimento de 201% face a 2019 (3.354 unidades vendidas), alcançando a liderança em Portugal neste importante segmento. O modelo 100% eléctrico EQC, comercializado nos finais de 2019, destaca-se igualmente com 225 unidades vendidas, o que correspondeu à quota total de produção disponível para Portugal. Actualmente, os modelos Mercedes-EQ já representam 26% do total das vendas da Mercedes-Benz em Portugal, um crescimento substancial da marca EQ e que reflecte a estratégia definida de redução de emissões de CO2 e a consolidação da liderança da marca Mercedes-Benz no caminho para a neutralidade carbónica.
SUSTENTABILIDADE
A preocupação de algumas marcas em tornarem-se cada vez mais sustentáveis tem sido uma constante e um exemplo disso mesmo é o caminho que tem sido traçado pela Mercedes-Benz. Desenvolver soluções de mobilidade sustentáveis, reduzir as emissões de CO2, conservar recursos, reutilizar materiais e investir em tecnologia sustentável e que contribua para uma condução mais segura são alguns dos objetivos que a marca definiu e pelos quais luta todos os dias. Depois da sua nova gama de modelos Plug-in Hybrid, o caminho da sustentabilidade já se estende até à arquitectura. O Mercedes-Benz EQ Lounge foi construído junto das ondas da Nazaré e veio reforçar o posicionamento da marca na terra das ondas gigantes – que já dura há mais de 10 anos -, ao mesmo tempo que reforça os valores de sustentabilidade.
Quando se trata de neutralidade de CO2, A Mercedes-Benz não olha apenas para os seus produtos, mas para toda a cadeia de valor. Para fazer a maior diferença possível para o planeta, é necessário trabalhar lado a lado com toda a cadeia de fornecimentos.
A Mercedes-Benz pediu aos seus fornecedores que ajudassem no objetivo de alcançar a meta de uma frota de automóveis de passageiros neutra em CO2 até 2039 – cumprindo o compromisso do acordo climático de Paris 11 anos antes do exigido pela legislação da UE.
No futuro, a Mercedes-Benz pretende trabalhar apenas com parceiros que compartilhem a perceção de sustentabilidade – em termos de clima, meio ambiente e direitos humanos. Por esse motivo, foi desenvolvida uma “avaliação de ambição” para os fornecedores, que avalia o seu desempenho em sustentabilidade, combinando diferentes métodos de avaliação de aspectos climáticos, ambientais e de direitos humanos. Os resultados serão um critério importante para as próximas decisões de adjudicação.
Quanto à utilização sustentável de recursos naturais, a empresa está focada em reduzir a utilização de matérias-primas em cadeias cinemáticas eléctricas até 2030 e aumentar a percentagem de materiais derivados e renováveis. O planeta agradece e os consumidores (conforme os dados do estudo Marktest Reputation Index) também.
Este artigo faz parte do Caderno Especial “Reputação”, publicado na edição de Julho (n.º 184) da Executive Digest.