LG: Soluções optimizadas
EXECUTIVE DIGEST CONTENTSPara a LG este resultado é um enorme orgulho, saber que detem a confiança dos consumidores portugueses. A verdade é que é líder de mercado na área de TV há três anos consecutivos e, durante o primeiro trimestre de 2020, essa tendência manteve-se e consolidou-se, tanto ao nível do share de mercado como ao nível do valor das unidades vendidas. Este estudo e os dados do mercado vêm reforçar o compromisso com os clientes de que continuará a oferecer televisões pensadas para responder e até antecipar as suas necessidades com tecnologia superior e características únicas. «Falo, por exemplo, da revolucionária tecnologia OLED e dos produtos com inteligência artificial, em que se destaca a TV AI ThinQ, que se encontram na vanguarda mundial da inovação em produtos de TV», diz Hugo Jorge, Marketing Director da LG Portugal.
A confiança que os portugueses têm na marca LG deve-se ao esforço contínuo aplicado no desenvolvimento e inovação dos seus produtos. Ao nível das televisões, a LG tem sido totalmente pioneira, apresentando TVs de excelência que representam verdadeiros marcos ao nível da qualidade de imagem, entrando directamente para a história da televisão. Um dos principais passos rumo ao futuro foi o desenvolvimento dos ecrãs OLED, que garantem a melhor experiência de visualização e qualidade de imagem do mercado, com um design exclusivo e ultrafino.
«Esta relação duradoura assenta na filosofia da LG, que equilibra na perfeição as necessidades dos nossos clientes com uma atitude honesta e transparente, focada no que realmente importa. Entender o consumidor e poder fornecer-lhes novas experiências e soluções optimizadas através de uma aposta constante na inovação é crucial para podermos fazer parte do seu dia-a-dia e assim mantermo-nos no seu top-of-mind», acrescenta Hugo Jorge.
INOVAÇÃO
“Inovação para uma vida melhor” é a missão pela qual a LG rege o seu trabalho diário em todo o mundo e tal só é possível através de uma grande aposta no trabalho de investigação e desenvolvimento para criar soluções tecnológicas que vão ao encontro das necessidades dos clientes e que, no fundo, possam fazer com que a vida do consumidor seja melhor. Neste âmbito, procuram que os produtos consigam oferecer uma experiência 360º, com preocupações ao nível da sustentabilidade, da poupança e eficiência energética, do design e de uma experiência de utilização simples e conveniente.
A inovação e excelência do serviço está no ADN da LG a nível mundial, o que é especialmente evidente em Portugal. «Contamos, no nosso país, com uma rede fantástica de colaboradores e parceiros que, todos os dias, erguem bem alto a bandeira da marca para prestar o melhor serviço possível aos clientes portugueses. São os verdadeiros embaixadores da LG e que melhor personificam os valores da empresa através do seu empenho e dedicação total e conhecimento profundo do portefólio de produtos e soluções», sublinha o Marketing Director.
«A acessibilidade e a transparência são cruciais para a qualidade do serviço prestado ao cliente. Por essa razão, o contacto próximo com o cliente é uma parte relevante da nossa oferta. Através de linhas de atendimento telefónico, redes sociais e plataformas digitais, conseguimos responder às questões e necessidades dos clientes, quer sejam dúvidas ou reparações», explica o responsável.
«Paralelamente, é também muito importante ouvirmos os clientes para podermos definir uma estratégia de desenvolvimento de produto eficiente e adequada às suas necessidades. Por esta razão, somos capazes de desenvolver produtos inovadores e totalmente personalizados, que vêm responder e até antecipar as necessidades que o dia-a-dia impõe a consumidores de todo o mundo», diz.
REPUTAÇÃO
A reputação de uma marca constrói- -se, em primeira instância, com base na qualidade do produto que oferece aliada ao serviço prestado ao cliente, que se deverá prender por valores de excelência, transparência e acessibilidade. Uma vez construída a reputação e um bom nível de confiança com o cliente, é necessário manter esta relação de forma a que seja duradoura e saudável. A LG tem vindo a conseguir isso com uma aposta constante na inovação e no desenvolvimento de produtos que fazem, efectivamente, a diferença na vida dos consumidores.
Paralelamente, a LG reconhece que a ligação do consumidor à marca vai muito além do produto e, por essa razão, tem vindo a desenvolver várias acções em diversos âmbitos. Veja-se como, no verão, tem vindo a estar presente nos grandes festivais de verão (MEO Sudoeste e Super Bock Super Rock) com activações que fazem efectivamente a diferença junto dos festivaleiros, como a lavandaria ou os postos de carregamento de telemóveis. Por outro lado, através de diversos concursos, tem vindo a descobrir e levar inúmeros jovens talentos nacionais a actuar no Palco LG, um palco totalmente dedicado à música portuguesa.
Além disso, enquanto cidadão corporativo responsável e preocupado com o meio ambiente, a LG Portugal levou a cabo um conjunto de acções de responsabilidade social geradoras de comportamentos com um impacto mais positivo. É o caso do e-Waste Summit, o primeiro encontro de análise do panorama português de gestão dos Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos, e que este ano terá a sua continuidade com um conjunto de acções pensadas para aprofundar o conhecimento dos portugueses em relação a esta problemática e encontrar soluções para a mesma.
«Em todo o mundo, os colaboradores e parceiros da LG assumem e dão corpo, diariamente, à missão e valores da LG, desde o desenvolvimento dos produtos e embalagens, passando pela sua distribuição e logística, até ao serviço prestado ao cliente final, seja B2B ou B2C, durante a venda, instalação e manutenção. Por isso, mais do que a cultivar a reputação, na LG são os colaboradores que a constroem e se esforçam por mantê-la», sublinha Hugo Jorge.
RECONHECIMENTO
A relação que a LG mantém com colaboradores, parceiros e comunidades em que se insere são outros grandes pilares para o reconhecimento por parte dos consumidores de todo o mundo, incluindo os portugueses. A confiança e reputação da LG em Portugal deve-se, sobretudo, aos colaboradores. No ano passado, venceu o Prémio Great Place to Work na categoria de menos 100 colaboradores, no seu sector de actuação, graças a uma política de boas práticas junto dos colaboradores, estimulando a conciliação entre trabalho e família, uma vez que valorizam verdadeiramente o bem-estar de cada um.
Já este ano, focaram-se, sobretudo, no apoio à economia nacional, que atravessa um período bastante sensível. Por essa razão, ciente das medidas de segurança requeridas para a reabertura das lojas, a LG Portugal doou, em Maio, 3500 kits de protecção individual a uma vasta rede de lojas e espaços comerciais de Norte a Sul do país. Esta medida teve como objectivo a promoção da confiança dos consumidores, através do apoio à criação das condições necessárias e às medidas de protecção individual no comércio local, tendo sempre em mente a segurança de todos.
«Por outro lado, não podemos deixar de ressalvar os esforços da LG em torno da criação de um sistema de gestão e de um portefólio que assegurem um ambiente melhor nas comunidades em que nos inserimos. Uma das nossas maiores inovações neste âmbito surge na produção dos equipamentos electrónicos, com uma forte política de eco design que pressupõe um processo de montagem dos televisores que permite a reciclagem de grande parte dos seus componentes. Também o desenvolvimento das embalagens é avaliado tendo em conta o cumprimento de 22 pontos-chave, tais como a redução do volume e peso e a optimização da eficiência logística. Em complemento, foram introduzidas directrizes para o design de Embalagens Verdes para televisores, smartphones, computadores, frigoríficos, máquinas de lavar e aspiradores. Estas acções, em conjunto com outras também muito ambiciosas, têm como meta atingir a neutralidade carbónica das nossas operações a nivel global até 2030», conta o Marketing Director da LG Portugal.
A confiança que os portugueses depositam na LG leva a marca a fazer cada vez mais e melhor, reforçando o compromisso com a aposta constante em inovação e no desenvolvimento de produtos verdadeiramente novos e adaptados às necessidades e ao dia-a-dia dos consumidores. «E o desafio é precisamente esse: detectar e antecipar as principais tendências de consumo de forma a criar soluções personalizadas e convenientes, sempre na vanguarda da tecnologia», conclui Hugo Jorge.