iServices: Promover a economia circular

A iServices tem-se destacado no mercado não apenas pela qualidade dos serviços, mas também pela consciência económica, social e ambiental. «Reconhecemos que, como empresa, temos um papel fundamental a desempenhar na preservação do meio ambiente, e, por isso, temos implementado várias iniciativas que visam a redução da nossa pegada ecológica.

Uma das principais acções é a transição para uma frota de viaturas eléctricas. Esta decisão não só ajuda a minimizar as emissões de gases poluentes, mas também reforça o nosso compromisso com a mobilidade sustentável. Complementando isso, optimizamos os nossos processos de transporte, assegurando que as nossas operações logísticas sejam mais eficientes e menos impactantes ao meio ambiente. Além disso, temos uma abordagem criteriosa na selecção dos materiais que utilizamos nos nossos produtos e serviços. Optamos por parceiros e fornecedores que compartilham a nossa visão de circularidade, promovendo práticas que garantem a redução de resíduos e a utilização de recursos de forma responsável. Estamos a implementar metodologias de sensibilização e controlo das práticas ambientais dos nossos fornecedores, assegurando que todos estejam alinhados com as nossas metas de sustentabilidade », explica Bruno Borges, CEO da iServices.

O responsável destaca também o crescimento contínuo na quantidade de reparações e na comercialização de equipamentos recondicionados. Esse aumento nas operações não apenas contribui para a redução do desperdício, mas também promove uma economia circular, onde produtos são reaproveitados, prolongando seu ciclo de vida e, assim, diminuindo a necessidade de produção de novos produtos. «Essas iniciativas são um reflexo do nosso compromisso. Estamos profundamente cientes de que cada pequeno esforço conta, e estamos determinados a acelerar nesse caminho, levando a iServices a um patamar onde a responsabilidade ambiental é uma prioridade estratégica», acrescenta.

A política de sustentabilidade da iServices reflecte o compromisso com a redução das emissões de carbono. Monitoriza trimestralmente os consumos de CO2, o que permite avaliar continuamente o desempenho ambiental e identificar áreas onde pode melhorar, bem como contribuir para o cumprimento do Objectivo 13 da Agenda 2030 da ONU, que visa agir contra as alterações climáticas e os seus impactos.

Este acompanhamento é fundamental para garantir que estão no caminho certo em direcção aos objetivos de sustentabilidade. «Actualmente, estamos a dar um passo significativo ao iniciar um processo de certificação carbono zero. Embora ainda não tenhamos o relatório final, estamos confiantes que, devido à natureza do nosso modelo de negócio, já conseguimos alcançar um estado de efectiva neutralidade carbónica. Isto deve-se, em grande parte, aos nossos serviços de reparação e recondicionamento de equipamentos electrónicos, que não apenas prolongam a vida útil dos produtos, mas também evitam que se gerem resíduos eletrónicos e a necessidade de produção de novos equipamentos, os quais costumam ser responsáveis por significativas emissões de carbono. Estamos orgulhosos de ser uma das poucas empresas a adoptar tais práticas, e continuaremos a trabalhar para fortalecer e expandir as iniciativas que promovem um futuro totalmente alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU», sublinha Bruno Borges, CEO da iServices.

ABORDAGENS

Para acompanhar o impacto ambiental ao longo do tempo, a empresa adoptou uma estratégia com várias áreas de ação que monitoriza os impactos, assegurando que os esforços sejam contínuos e eficazes. «A título de exemplo», continua o responsável, «este processo foi iniciado há vários anos com uma decisão consciente para minimizar o consumo de energia, optando pela utilização de lâmpadas LED em todas as lojas e instalações, o que permitiu não apenas reduzir os consumos energéticos, mas também diminuiu significativamente as emissões de carbono associadas à operação.

Recentemente, foi implementada uma frota de viaturas eléctricas, o que permite monitorizar e reduzir a pegada de carbono relacionada ao transporte. Essa transição é acompanhada por métricas que analisam tanto a redução de emissões quanto a economia de combustível», explica Bruno Borges.

A iServices estabeleceu também parcerias estratégicas para a reciclagem dos materiais que, por via dos consumos inerentes às operações podem gerar desperdício, sendo este um componente essencial da estratégia de sustentabilidade. Monitorizou o volume de peças e equipamentos reparados, recondicionados e reciclados, o que permite quantificar o impacto positivo de iniciativas no âmbito da economia circular.

«Outro aspecto crucial é que todos os colaboradores utilizam equipamentos recondicionados. Alem disso, temos cuidado na selecção de parceiros e fornecedores da cadeia de abastecimento, garantindo que realizam verificações para confirmar que eles adoptam as melhores práticas». Por fim, organizam e agrupam todos os materiais, equipamentos e produtos oriundos das importações, um processo que não só permite uma melhor rastreabilidade, mas também facilita a realização de auditorias periódicas, garantindo que continuam alinhados com as metas de sustentabilidade.

«Monitorizamos todos os aspectos das nossas operações de reparação e recondicionamento, assegurando que cada etapa do processo esteja alinhada com as melhores práticas de sustentabilidade. No que diz respeito às peças frequentemente reparadas, como vidros e baterias, estabelecemos parcerias com entidades certificadas que asseguram a reciclagem e descarte apropriado de 100% destas peças. Reconhecemos que a reciclagem de baterias, em particular, desempenha um papel crucial na redução do impacto ambiental e na conservação dos recursos naturais. Ao reciclar estes componentes, conseguimos recuperar metais valiosos, como lítio, cobalto e níquel, que podem ser reutilizados em novas produções, ampliando assim o ciclo de vida dos materiais e minimizando a necessidade de extração de novos recursos.

No que se refere aos vidros, implementamos um sistema interno que permite reciclar cerca de 10% dos resíduos gerados, enquanto os restantes 90% são encaminhados para os nossos parceiros certificados, que são responsáveis pela reciclagem e reintrodução desses materiais no mercado. Este processo não apenas contribui para a economia circular, mas também garante que os resíduos sejam tratados de forma ambientalmente responsável », refere Bruno Borges.

Desde o primeiro dia da existência no mercado que a iServices está comprometida em desenvolver produtos e serviços que atendem, não apenas às necessidades dos clientes, mas também promovem a redução da pegada ambiental gerada pelo consumo de tecnologia. «Neste sentido, focamo-nos na promoção de uma economia circular, incentivando os nossos clientes a optarem por reparar os seus equipamentos ou optarem por equipamentos recondicionados, que são rigorosamente avaliados e restaurados e oferecem uma alternativa sustentável aos novos dispositivos, ajudando a minimizar o desperdício e a extração de mais recursos naturais.

O facto de comercializarmos equipamentos recondicionados não significa que se tratem de equipamentos obsoletos. Pelo contrário, somos defensores de que o consumidor deve ter à sua disposição uma alternativa moderna e sustentável, que proporciona acesso a tecnologia de ponta a um custo acessível e responsável. Todos os anos, ampliamos o nosso portefólio com os modelos mais recentes», conclui o CEO.

» Bruno Borges, CEO da iServices

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Redução da pegada ambiental”, publicado na edição de Outubro (n.º 223) da Executive Digest.

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