Informantem: Futuro próspero

A Informantem enquanto provedora, facilitadora e consultora de soluções e serviços de Tecnologias de Informação (TI) e de Sistemas de Informação encarou o desafio global da pandemia como uma oportunidade de concretizar a sua missão e propósito nas diferentes geolocalizações – Portugal, Angola, Moçambique e Cabo Verde – garantindo a tecnologia como facilitador de bem-estar através da mobilidade e como recurso chave para a transformação digital através de soluções e serviços capazes de oferecer maior segurança, comunicação, sustentabilidade e rentabilidade ao ecossistema empresarial dos nossos clientes.

Desempenhar com grande entusiasmo este papel de mentor, integrador e gestor de um futuro próspero para os nossos clientes só foi possível devido à nossa paixão pela tecnologia, o investimento no conhecimento contínuo dos nossos colaboradores e as parcerias construídas ao longo destes 25 anos de existência. A partir desta combinação de factores que pudemos permitir às empresas, no último ano, diante do cenário mais crítico por nós já vivido, de forma ágil, uma transformação digital segura e controlada para suportar e promover o trabalho híbrido alinhado com os termos de compliance e questões de segurança, assim como também oferecer serviços especializados de Datacenter – como backup, housing e hosting –, a entrega de aplicações e ferramentas de colaboração que permitem a interacção entre os utilizadores, comunicações seguras e geridas, gestão de dispositivos e a sempre indispensável assistência remota.

Ainda que ao falarmos do tema mobilidade, referimos em primeiro lugar os utilizadores e dispositivos, na maioria das vezes, não podemos excluir algo muito importante e que permite o funcionamento de todas estas soluções: as comunicações.

Temos assistido a uma rápida evolução das redes, não só com o aparecimento do 5G, que permite velocidades de comunicação superiores e ligações mais fiáveis, mas também com o aparecimento do wi-fi 6 que permite ligações com velocidades quatro vezes mais rápidas, uma maior resiliência garantindo uma redução na possível interferência de outras redes wi-fi, um menor consumo de energia devido à funcionalidade Target Wake Time (TWT) em que os dispositivos podem definir os períodos de comunicação, ficando a rede em modo standby tendo assim um consumo reduzido no período de espera e um aumento de segurança com a introdução do protocolo WPA3.

Já na era da transformação digital, desenvolvemos soluções que permitem automatizar o tratamento de documentos, arquivo e disponibilização, melhorando a eficácia dos níveis de serviço e da produtividade em geral, reflectindo-se principalmente na redução dos custos operacionais das empresas. A Informantem criou uma plataforma CSP – Content Services Platforms – termo que foi definido pelo Gartner e representa a evolução da gestão de conteúdo corporativo. Onde a gestão de conteúdo corporativo está relacionada com o armazenamento de conteúdos e tem como objectivo resolver dificuldades mais complexas e concentrar-se no uso de soluções integradas para atingir os objectivos de negócios.

A cada dia desenvolvemos serviços mais personalizados, como por exemplo o IT Managed Services – Serviços Geridos – cujo propósito é o de manter o cliente focado na sua actividade principal, enquanto solucionamos e gerimos o seu parque tecnológico, aumentando assim a sua competitividade, produtividade e longevidade através da administração de sistemas, monitorização, gestão remota e protecção.

Nunca a expressão “cada caso é um caso” fez tanto sentido. Com as constantes mudanças no mercado, a rapidez da inovação e a necessidade de uma adaptação contínua, o processo consultivo torna-se um factor diferenciador na análise para aquisição de soluções e desta forma, qualquer investimento que seja realizado, independentemente do seu valor, torna-se mais objectivo, assertivo e rentável ao cliente.

O contexto pandémico teve um impacto sísmico no nosso modo de vida e na forma como os negócios são realizados. Para além de um novo paradigma económico e social cada vez mais digital, houve especialmente uma mudança de mindset em poucos meses. O ponto positivo que podemos elencar é que grande parte da sociedade rapidamente percebeu a tecnologia como sendo um recurso essencial não só para garantir a existência do futuro dos negócios, como também para o nosso próprio bem-estar. Ou seja, cabe a nós integradores e consultores das TI pensarmos e repensarmos de diversas maneiras a fim de criar um balanço perfeito entre a qualidade de vida e a produtividade dos colaboradores dentro ou fora do escritório. Com este propósito em mente, temos a transformação digital muito além de uma decisão estratégica, mas é sim um requisito para a vitalidade de qualquer organização, uma vez que o impacto positivo criado irá reflectir directamente em nós, seres humanos.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Transformação Digital”, publicado na edição de Novembro (n.º 188) da Executive Digest.

Ler Mais





Comentários
Loading...