Informantem: Futuro próspero
A Informantem enquanto provedora, facilitadora e consultora de soluções e serviços de Tecnologias de Informação (TI) e de Sistemas de Informação encarou o desafio global da pandemia como uma oportunidade de concretizar a sua missão e propósito nas diferentes geolocalizações – Portugal, Angola, Moçambique e Cabo Verde – garantindo a tecnologia como facilitador de bem-estar através da mobilidade e como recurso chave para a transformação digital através de soluções e serviços capazes de oferecer maior segurança, comunicação, sustentabilidade e rentabilidade ao ecossistema empresarial dos nossos clientes.
Desempenhar com grande entusiasmo este papel de mentor, integrador e gestor de um futuro próspero para os nossos clientes só foi possível devido à nossa paixão pela tecnologia, o investimento no conhecimento contínuo dos nossos colaboradores e as parcerias construídas ao longo destes 25 anos de existência. A partir desta combinação de factores que pudemos permitir às empresas, no último ano, diante do cenário mais crítico por nós já vivido, de forma ágil, uma transformação digital segura e controlada para suportar e promover o trabalho híbrido alinhado com os termos de compliance e questões de segurança, assim como também oferecer serviços especializados de Datacenter – como backup, housing e hosting –, a entrega de aplicações e ferramentas de colaboração que permitem a interacção entre os utilizadores, comunicações seguras e geridas, gestão de dispositivos e a sempre indispensável assistência remota.
Ainda que ao falarmos do tema mobilidade, referimos em primeiro lugar os utilizadores e dispositivos, na maioria das vezes, não podemos excluir algo muito importante e que permite o funcionamento de todas estas soluções: as comunicações.
Temos assistido a uma rápida evolução das redes, não só com o aparecimento do 5G, que permite velocidades de comunicação superiores e ligações mais fiáveis, mas também com o aparecimento do wi-fi 6 que permite ligações com velocidades quatro vezes mais rápidas, uma maior resiliência garantindo uma redução na possível interferência de outras redes wi-fi, um menor consumo de energia devido à funcionalidade Target Wake Time (TWT) em que os dispositivos podem definir os períodos de comunicação, ficando a rede em modo standby tendo assim um consumo reduzido no período de espera e um aumento de segurança com a introdução do protocolo WPA3.
Já na era da transformação digital, desenvolvemos soluções que permitem automatizar o tratamento de documentos, arquivo e disponibilização, melhorando a eficácia dos níveis de serviço e da produtividade em geral, reflectindo-se principalmente na redução dos custos operacionais das empresas. A Informantem criou uma plataforma CSP – Content Services Platforms – termo que foi definido pelo Gartner e representa a evolução da gestão de conteúdo corporativo. Onde a gestão de conteúdo corporativo está relacionada com o armazenamento de conteúdos e tem como objectivo resolver dificuldades mais complexas e concentrar-se no uso de soluções integradas para atingir os objectivos de negócios.
A cada dia desenvolvemos serviços mais personalizados, como por exemplo o IT Managed Services – Serviços Geridos – cujo propósito é o de manter o cliente focado na sua actividade principal, enquanto solucionamos e gerimos o seu parque tecnológico, aumentando assim a sua competitividade, produtividade e longevidade através da administração de sistemas, monitorização, gestão remota e protecção.
Nunca a expressão “cada caso é um caso” fez tanto sentido. Com as constantes mudanças no mercado, a rapidez da inovação e a necessidade de uma adaptação contínua, o processo consultivo torna-se um factor diferenciador na análise para aquisição de soluções e desta forma, qualquer investimento que seja realizado, independentemente do seu valor, torna-se mais objectivo, assertivo e rentável ao cliente.
O contexto pandémico teve um impacto sísmico no nosso modo de vida e na forma como os negócios são realizados. Para além de um novo paradigma económico e social cada vez mais digital, houve especialmente uma mudança de mindset em poucos meses. O ponto positivo que podemos elencar é que grande parte da sociedade rapidamente percebeu a tecnologia como sendo um recurso essencial não só para garantir a existência do futuro dos negócios, como também para o nosso próprio bem-estar. Ou seja, cabe a nós integradores e consultores das TI pensarmos e repensarmos de diversas maneiras a fim de criar um balanço perfeito entre a qualidade de vida e a produtividade dos colaboradores dentro ou fora do escritório. Com este propósito em mente, temos a transformação digital muito além de uma decisão estratégica, mas é sim um requisito para a vitalidade de qualquer organização, uma vez que o impacto positivo criado irá reflectir directamente em nós, seres humanos.
Este artigo faz parte do Caderno Especial “Transformação Digital”, publicado na edição de Novembro (n.º 188) da Executive Digest.