GREENE´S TUTORIAL COLLEGE – Educar no séc. XXI
Todas as organizações educativas no mundo continuam a debater-se com a adaptação ao séc. XXI e com um sistema escolar essencialmente concebido no séc. XIX. «Estamos todos à procura de uma abordagem que vá ao encontro das sofisticadas exigências da sociedade moderna. No séc. XXI não pode existir uma abordagem única para todos», afirma Christopher Upton, managing director do Greene’s Tutorial College.
Com sede em Oxford há mais de 50 anos e muitos colaboradores e tutores licenciados por esta Universidade, tem uma profunda experiência e conhecimento educacional que disponibiliza ao colégio tutorial no Estoril e que pretende, num futuro muito próximo, expandir para novas localizações nas áreas de Lisboa e Porto.
O uso de tecnologias modernas permite aos colégios Greene’s em diferentes localizações estarem ligados de uma forma quase impensável há uns anos.
«Os nossos alunos beneficiam directamente desta herança. Beneficiam dos tutoriais online garantidos por Tutores de Oxford ou de qualquer outro Colégio Greene’s; da oportunidade de passarem parte do seu ano académico em Oxford; de todo o processo de preparação para as universidades de UK e US, bem como das ligações e reputação Greene’s Tutorial College.»
O Greene’s Tutorial College proporciona, por isso, uma experiência educativa sem paralelo. É pessoal e individualizada. «Esforçamo-nos para ir ao encontro dos objectivos e circunstâncias especiais do indivíduo: cada tutorial, apresentação, ensaio, serviço ou evento são desenhados para encorajar os estudantes a descobrir os seus interesses, forças e responsabilidades », indica Christopher Upton.
Especializados na preparação para a entrada nas universidades de UK e US, a maioria dos alunos do Greene’s está nos A Levels – qualificação reconhecida por universidades em todo o mundo (últimos dois anos do sistema de ensino português) – ou no Greene’s Geoscience Diploma. As qualificações de A levels obtidas pelos alunos no Greene’s regem-se pelos Cambridge International Examinations (CIE), sendo o Greene’s um Centro de Exames. Para os alunos que ainda não estão completamente preparados para as exigências dos A Levels, ou estudos de Geociência, e necessitam de um ano extra de preparação para assegurar um lugar numa boa universidade, existe o “ano preliminar”.
EDUCAÇÃO À MEDIDA
De acordo com Christopher Upton , «os avanços na tecnologia libertam os alunos da abordagem padronizada, tendo acesso a uma educação à medida com foco na educação do indivíduo: somos todos diferentes».
A tecnologia transformou os locais de trabalho e as nossas vidas: portanto, os alunos necessitam de apoio na selecção e análise da informação, ao invés de “onde procurar informação” ou de “como acumular conhecimento”.
Ter acesso imediato aos recursos, num mundo cada vez mais rápido e complexo, requer apoio para desenvolver capacidades com rigor académico, assimilação selectiva de material, concentração e trabalho colaborativo.
No Greene’s, os estudantes têm acesso a alguns dos «tutores mais inspiradores e extraordinários do mundo; homens e mulheres que continuam a alcançar um sucesso notável e que têm paixão por comunicar o que aprenderam aos outros», refere o managing director. Os estudantes são encorajados, com orientação, pelo exemplo e por puro entusiasmo, a aproveitar todas as oportunidades para serem aprendizes independentes e motivados, com o intuito de alcançarem grandes feitos, seja na universidade ou na carreira que escolherem.
O Greene’s utiliza, por isso, o método tutorial através do qual os alunos são ensinados um a um ou em pequenos grupos. A ênfase é sobre a compreensão activa e a verdadeira assimilação de conhecimento, ao invés da memorização passiva de factos.
O tutorial permite aos alunos aprenderem planeamento, preparação e estudo independente. De acordo com o managing director, «as estatísticas mostram que passar mais tempo a estudar de forma independente é benéfico no desenvolvimento de capacidades de aprendizagem activa, além de desenvolver a inovação e a criatividade. Somos exigentes academicamente. Consequentemente, cada aluno tem um programa académico que é cuidadosamente concebido para ir ao encontro das necessidades particulares e individuais».
Esta abordagem assegura que os alunos estejam preparados para as suas opções universitárias, tanto em termos de curso como de instituição – escolhas fundamentadas para o ingresso em qualquer universidade no mundo. Mais de 90% dos alunos do Greene’s conquistam regularmente lugares na sua primeira opção em termos de universidade.
DIFERENCIAÇÃO
Os principais factores de diferenciação do Greene’s são a utilização do Método Tutorial há mais de 50 anos, o Leadership Programme e as oportunidades ilimitadas de interagir com profissionais e líderes internacionais de forma a serem confrontados com os problemas do mundo real.
Cada aluno tem um tutor pessoal com o qual se encontra regularmente. O tutor pessoal monitoriza o progresso académico, oferecendo apoio nas candidaturas à universidade e nas opções de carreira.
«Asseguramos, dessa forma, que o bem-estar do aluno e o desenvolvimento pessoal são sempre uma prioridade, e que, acreditamos, deve estar acima da conveniência da instituição», afirma.
O Leadership Program, «liderado por Marco Meireles e Dina Mendonça, enfatiza o valor da “liderança pessoal”: valores pessoais, consciência e responsabilidade que desenvolvem pensadores criativos e confiantes, com um claro guia moral. A colaboração com instituições internacionais, que apoiam causas de conservação e as metas de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas: todo este envolvimento prepara os nossos alunos para a vida, universidade ou carreiras satisfatórias e frutíferas», avança Christopher Upton.
Já o Greene’s Geoscience Diploma é exclusivo do colégio. Actualmente permite o acesso directo às universidades de Birmingham e Portsmouth no Reino Unido para alunos que estão interessados em obter um grau de licenciatura em “Ciências da Terra”. Todas as avaliações para o Geoscience Diploma são realizadas pelo Greene’s e (depois de alcançado um certo nível), os alunos podem avançar para o curso universitário que escolherem. Não há necessidade de um exame externo.
Segundo Christopher Upton, «a Geociência é um assunto complexo e fascinante que pode quase ser descrito como a ciência de tudo, já que os geocientistas estudam como as reacções passadas criaram o mundo em que vivemos e como o presente (quer seja na forma de actividade humana ou forças inanimadas subterrâneas) vão moldar o nosso planeta no futuro. Nesse sentido, os alunos são expostos não só à realidade do Parque Jurássico mas também às questões geopolíticas e socioeconómicas sérias e imediatas das mudanças climáticas, terramotos, vulcões e à extracção de recursos naturais cada vez mais escassos».
A qualidade académica do Geoscience Diploma do Greene’s é reconhecida por duas das mais conhecidas universidades do Reino Unido. Este reconhecimento também reflecte o facto de a educação do Greene’s preparar os estudantes não apenas para o sucesso universitário em termos de capacidades práticas, cognitivas e de estudo, mas também para a vida além da esfera académica.
A responsabilidade do Greene’s é, assim, oferecer uma educação que permita enfrentar os desafios do séc. XXI. «Seja em Oxford ou no Estoril, a nossa responsabilidade é para com o futuro individual de cada aluno. O colégio está comprometido com a excelência académica e com a obtenção dos melhores resultados – no entanto, esse é só o início da história. A educação, para nós, envolve o desenvolvimento de cada aluno no seu autoconhecimento – as suas paixões, capacidades, fraquezas e forças», refere Christopher Upton.
A educação é um dos fundamentos essenciais da vida, contudo o Greene’s Tutorial College não tenta “instilar” conhecimento, mas sim educar no sentido de “guiar” os talentos e qualidades pessoais de cada indivíduo.