Fidelidade – Valores que distinguem
EXECUTIVE DIGEST CONTENTSA Fidelidade actua no mercado segurador sempre focada nas pessoas e inovação dos seus produtos e serviços para uma protecção adequada da vida e bens dos seus clientes. Presente em vários países de afinidades culturais com Portugal, a Fidelidade é hoje uma marca global que pretende continuar a internacionalizar-se, apoiando os clientes em diferentes geografias e reforçando a sua presença no mundo. No continente africano, a estratégia de expansão da Fidelidade teve início em Cabo Verde, onde é líder de mercado com a Garantia Seguros que detém uma quota de mercado de 61% (31 de Dezembro de 2019).
Com 28 anos de existência, a Garantia Seguros tem feito um esforço constante para perceber o universo de vulnerabilidades às quais as famílias e empresas em Cabo Verde estão expostas, procurando sempre liderar pela inovação, qualidade do serviço, satisfação dos clientes e responsabilidade social. A Fidelidade está também em Angola, desde 2011. Inicialmente, desenvolvia a sua actividade sob a denominação Universal Seguros, tendo atingido, em 2016, a terceira posição do ranking das Seguradoras Angolanas. Em 2017, procedeu-se ao rebranding da Universal Seguros para Fidelidade, por alinhamento internacional.
Em Moçambique, a Fidelidade está presente através de duas sucursais – Vida e Não Vida – com o objectivo de ser uma referência no mercado moçambicano, distinguindo-se da concorrência pela capacidade de inovação, transparência em relação a todos os stakeholders, foco no cliente, qualidade e níveis de serviço de excelência. Para este objectivo é determinante a experiência de mais de 210 anos da Fidelidade, com liderança destacada no mercado segurador em Portugal, e a experiência consolidada em outras operações em África, valorizando o ecossistema, meios e as estruturas existentes no Grupo.
«Em África pretendemos continuar a crescer em quota de mercado e reconhecimento, sempre atentos às enormes oportunidades e constantes desafios dos países deste continente. Queremos difundir os valores que nos distinguem – experiência, inovação, superação e valores humanos – sempre com a credibilidade e solidez de uma seguradora com mais de 210 anos de história, que hoje visa expandir horizontes, aportando o seu know-how a outras geografias e actuando de forma sinérgica nos diferentes mercados, sempre atenta à identidade cultural de cada um, para poder diferenciar-se pelo serviço prestado com valor acrescentado para as diferentes comunidades», explica André Cardoso, membro da Comissão Executiva da Fidelidade e responsável pelo pelouro internacional.
Segundo o mesmo responsável, em Moçambique os desafios passam por continuar a crescer a um ritmo elevado, permitindo assim que «incorporemos o grupo das seguradoras de dimensão média em Moçambique. Por outro lado, e como forma, de assegurar um crescimento mais célere e atingir uma dimensão que nos permita estar entre os líderes do mercado, estaremos atentos a oportunidades de consolidação no mercado moçambicano.».
Já a Fidelidade Angola registou em 2019 um forte crescimento de quota, pretendendo manter esse mesmo ritmo e continuar a obter o reconhecimento dos seus clientes. De salientar que, em 2019, a Fidelidade Angola foi distinguida com o prémio «Superbrand Angola em 2019». Em termos de expansão, para além da consolidação dos Canais de Mediação e Bancário, darão continuidade a um ambicioso programa de expansão da Rede de Agências, assim como, da Rede de Especialistas.
Em Cabo Verde, fazendo jus ao lema «Juntos por um futuro seguro», querem ser a marca de confiança e referência dos cabo- -verdianos em todo o mundo e, através do exercício de uma liderança para o desenvolvimento, contribuir para um mundo mais estável e seguro! Em Cabo Verde, no último ano houve um crescimento de 16% face ao ano anterior e no primeiro trimestre a Garantia Seguros registou um crescimento de 18% em termos homólogos. O contexto mundial provocado pela pandemia COVID-19 trouxe consigo algumas consequências mas, numa perspectiva de médio e longo prazo, a tendência será para a retoma, ou seja, para o crescimento, até pelo facto do sector segurador representar apenas 1,3% do PIB. Por outro lado, a estratégia da Garantia Seguros está assente, não só na liderança pela quota de mercado, mas muito na inovação, qualidade do serviço, satisfação dos clientes e responsabilidade social. Neste contexto o reconhecimento é claro e traduz-se em: Certificação ISO 9001 desde 2012; Seis selos Morabeza, marca de confiança dos cabo-verdianos; Dois Best Insurance Cabo Verde (2016 e 2019) pela Global Banking & Finance Review; Índice de satisfação de clientes acima dos 80% em sucessivos estudos realizados pela companhia.
DESAFIOS E INOVAÇÃO
«Neste momento, o maior desafio é conseguir acompanhar as melhores práticas dos mercados internacionais, essencialmente as implementadas no universo do Grupo Fidelidade, quando muitas vezes o mercado interno não está preparado para o efeito. Contudo, graças à dinâmica da Garantia Seguro e do Grupo Fidelidade tem-se conseguido introduzir algumas mudanças no mercado interno, conferindo assim maior ênfase à veia inovadora da Garantia Seguros», explica André Cardoso.
A Garantia Seguros, para além de estar a experimentar um processo de mudança organizacional permanente, por forma a adaptar- -se à nova condição de pertença a um Grupo com esta dimensão e projecção internacional, como líder do mercado tem como principais desafios: Dinamizar a vertente digital, com o desenvolvimento de produtos e serviços com forte inovação tecnológica e de fácil acesso, por forma a mudar a tendência prevalecente para a procura do atendimento presencial nas agências;
Consolidação da estratégia “Oceano Azul”, em que se pretende incrementar a qualidade de serviço prestado aos cabo-verdianos através de um serviço de assistência de excelência, no qual se destacam as seguintes áreas prioritárias: Peritagens de Excelência; Assistência ao domícilio A ambição passa por constituir uma rede de prestadores de serviços privados ao nível das reparações e em que possam garantir um serviço de assistência de excelência e ao preço justo. Assistência à saúde Consolidar a rede privada de prestadores em Cabo Verde, e desenvolver o seguro de saúde com novos capitais e novas coberturas estando sempre atentos e disponíveis para dar o contributo no sonho, há muito acalentado no país, de se ter um hospital privado.
Cabo Verde, pelas características próprias do mercado e das suas gentes, é visto em vários sectores como um mercado propício para a implementação de soluções inovadoras que possam, posteriormente, ser exportadas para outros mercados. «Em Angola, criámos recentemente uma Rede de Especialistas, ou seja, uma Rede de Comerciais, especializados na venda de seguros “porta-a-porta” que se deslocam até junto dos clientes para venda de seguros, e estamos a desenvolver o microsseguro associado ao seguro funeral e ao seguro de saúde para permitir que mesmo as pessoas de menor rendimento tenham a possibilidade de ter protecção adequada em áreas consideradas prioritárias», refere André Cardoso.
Em Moçambique, os desenvolvimentos têm sido constantes. A nível de produtos destacam o Seguro Automóvel com cobertura de Assistência em Viagem para reboque da viatura e transporte dos passageiros, o Seguro de Saúde «Tailor Made», com soluções diferenciadas e específicas para cada cliente empresa com mais de 50 colaboradores, e o Seguro Agrícola assente em índices climáticos.
«Para conseguirmos chegar mais perto das pessoas, criámos uma rede de mediadores profissionais exclusivos da Fidelidade – Gestores Profissionais de Seguros – e, para além disso estamos também a realizar uma forte aposta na utilização de soluções digitais e redes sociais como forma de potenciar e angariar negócio. Criámos uma página de Facebook que conta actualmente com mais de 45 mil fãs e estamos a utilizar Chatbots para a promoção de produtos», acrescenta o responsável.
COMUNIDADES
Em Cabo Verde e para o sector segurador deste país, a presença de um grupo como a Fidelidade, através da Garantia Seguros, traz vários benefícios. Quer pela projecção internacional e credibilidade que isto confere ao mercado, induzindo potenciais investidores a fazerem negócios no país com maior segurança, quer sobretudo pela convergência que obriga à adopção das melhores práticas de gestão, designadamente em termos normativos e de processos e no desenvolvimento tecnológico e de produtos, que apesar de serem de âmbito corporativo, acabam por aportar ganhos ao mercado.
«Um exemplo ilustrativo na esfera do negócio, é a dinamização em curso do que designamos de “Processo Bilateral”, em que o objectivo maior é potenciar vantagens, comerciais e não só, para os cabo-verdianos residentes em Portugal e, no sentido inverso, para os portugueses residentes em Cabo Verde», conta André Cardoso.
A Fidelidade Angola é uma empresa altamente comprometida com o mercado onde actua. A cidadania é vista como um dever e uma missão, motivo pelo qual está presente de forma transversal em muitas actividades da companhia, designadamente no apoio social e no apoio à prática de desportos saudáveis, que fomentam boas relações na comunidade.
Em Moçambique, a Fidelidade tem vindo, desde 2015, a impulsionar o empreendorismo local através do seu Projecto de Gestores Profissionais de Seguros, que consiste em formar e certificar os formandos com desempenho positivo como Agentes Exclusivos da Fidelidade. Estes Agentes têm um plano de apoio e acompanhamento próximo durante os primeiros anos de actividade, visando que consigam ter um nível de comissionamento que lhes permita dedicar-se em exclusivo à actividade, existindo exemplos muito positivos de jovens que dado o seu empreendedorismo viram o seu nível de vida melhorar significativamente.
«Destacamos ainda o lançamento em 2018 do Protechting em Moçambique, projecto da Fidelidade e Fosun a nível global que visa a descoberta e premiação de startups com projectos inovadores em áreas pré-definidas. O projecto foi bem acolhido pelas startups locais, com apresentação de projectos de qualidade, o que permitiu a uma startup de Moçambique ser seleccionada para participar durante uma semana na última fase do processo de premiação realizado em Portugal», salienta o responsável.
CAPITAL HUMANO
O Capital Humano é de vital importância para a Fidelidade Angola, que anualmente investe de forma significativa em acções de formação, assim como, nas condições dos colaboradores, onde se destaca a oferta do Seguro de Saúde e as condições especiais do mesmo para o respectivo agregado familiar. Em Cabo Verde este investimento tem sido feito de diversas formas: através de intercâmbios de colaboradores, em ambos os sentidos, para interacção e angariação de competências; G4 Think4Action, um projecto da Garantia Seguros, no qual uma das vertentes, passa por aproveitar as deslocações das equipas da Fidelidade a Cabo Verde para a realização de pequenos workshops sobre temas diferenciados.
Por outro lado, existem os projectos bilaterais. Aqui, as equipas da Garantia Seguros e da Fidelidade trabalham em parceria para desta forma, potenciarem uma “valente” troca de experiências e conhecimento. As formações também fazem parte da cultura do Grupo. A realização destas acções de formação é feita por técnicos da companhia das mais diversas áreas, seja presencialmente, seja utilizando ferrramentas de e-learning.
Em Moçambique, o investimento em capital humano traduz-se na selecção de quadros moçambicanos, preferencialmente licenciados ou a frequentar o ensino superior, maioritariamente sem experiência no sector e mercado de trabalho; em planos de formação anuais para a capacitação dos seus quadros, visando o aumento e consolidação das competências; aposta na deslocação e formação junto das diferentes áreas em Portugal, visando “dar mundo” aos quadros locais.
A concretização de todo este processo de valorização dos quadros moçambicanos é visível. Em 2020, dos quadros de 1.ª linha da companhia em Moçambique, somente um colaborador é expatriado. Todos os restantes são colaboradores, contratados em Moçambique, que foram evoluindo na carreira ao longo dos cinco anos de actividade da empresa, até à posição actualmente desempenhada. «O grande desafio da Fidelidade, em qualquer destes mercados, será o de aportar valor e desenvolver uma cultura de grupo, que transforme a diversidade existente no seu seio numa mais-valia global, mas que seja um factor diferenciador de cada uma das empresas nos respectivos países», conclui André Cardoso.